The Incredibles: Os Super-Heróis (2004) - Brad Bird

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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bugas
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Post by bugas »

Como diz o Alquimista: Ganda Filme. Para mim e para os meus putos
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Mad Dog
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Post by Mad Dog »

"Um grande filme independentemente de ser animação ou não.
E apesar de ser em desenho animado consegue ser o filme de super-herois menos infantil que me lembro alguma vez de ter visto. Extraordinário argumento em que existe algo para toda a gente. "

Subscrevo na totalidade e acrescento que para mim é o melhor filme de animação de sempre.
Fiquei surpreendido especialmente porque o filme não faz qualquer concessão às criança como acontece na grande maioria dos filmes infantís, onde se dá um tom rosa a tudo para não chocar ninguém.
Já no Neno tinham seguido um caminho parecido (a mãe do nemo morre logo no início, juntamente com os futuros irmãos), mas aquí aperfeiçoaram a coisa.
Não dão enfase à morte mas não a omitem. São muitas as explosões de discos voadores em que obviamente o ocupante bate a bota. Se este tipo de cenas acontecesse num filme mais politicamente correcto, viamos os ocupantes a rebolar para fora dos discos ou coisa do género logo após a explosão.

Este filme foi claramente feito a pensar num público mais maduro, não nos putos de 10 anos ou menos. E comprovei isso porque o meu filho (2.5 anos) na parte final do filme ficou assustado com o filme ao ponto de se querer ir embora e porque um primo meu de 9 anos que foi comigo ver o filme não achou grande piada e nem sequer quiz o boneco que a Mcdonalds "oferece" por mais 4 €.

Estou ancioso para ver a dobragem inglesa deste filme, mas a nacional está simplesmente fabulosa. Também neste aspecto é para mim a melhor até hoje. Nem a do Shrek chega lá perto.
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alquimista
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Post by alquimista »

Já que falam no tema, tenho constatado que toda a gente que eu conheço pessoalmente e que tem putos, simplesmente detestaram o filme. Dizem que é fraquinho, que não tem graça e que os putos não gostaram nada pois não perceberam bem a historia.
E os pais não gostaram porque não se divertiram nada porque a historia não é o que esperavam, queriam ter visto uma coisa mais Disney e aquilo trocou-lhes as voltas todas. Especialmente porque depois tiveram de explicar o filme ás criançinhas e mesmo eles tiveram problemas em contar a historia aos putos, uns porque pelo visto não perceberam nada da ideia do argumento e outros porque não conseguiram simplificar a historia de modo a poder explica-la rapidamente ás criançinhas.

É engraçado, que logo á saida do filme, só se ouvia comentários negativos. Os pais queriam que o filme fosse mais fácil de perceber e os putos não gostaram porque era muito parado e ão era giro.

Sinceramente ou o público internacional é diferente, ou então não percebo como este filme consegue estar a ter o sucesso que tem.
É que as criticas que os adultos-pais lhe fazem saõ precisamente as mesmas que faziam por exemplo ao Titan A.E. quando saiu.
Vocês são das primeiras pessoas que conheço que falam bem do filme.

Por mim, mal posso esperar pelo dvd. 8)
efraga
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Post by efraga »

Já que falam no tema, tenho constatado que toda a gente que eu conheço pessoalmente e que tem putos, simplesmente detestaram o filme. Dizem que é fraquinho, que não tem graça e que os putos não gostaram nada pois não perceberam bem a historia.
THE INCREDIBLES - Fime de Animação para jovens e adultos a não perder.

Neste momento os argumentistas e os animadores da Pixar são dos melhores construtores de personagens e actores, respectivamente, do cinema americano.

Se tanto pai como filho não perceberam "bem" a historia só há uma justificação, a genética.

A discussão Disney vs Pixar é infrutífera pois são 2 estudios diferentes quem quer ver disney vai ver disney (eu incluido) que quer ver Pixar vai ver Pixar (eu incluido).
Grr:-) :oops: Grr:-)
Eduardo Fraga

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Post by alquimista »

Se tanto pai como filho não perceberam "bem" a historia só há uma justificação, a genética.
Pois é ! Ooops, eu não disse isto... :wink:
O que vale é que eles nem andam por aqui...espero...
Por outro lado, também já lhes disse o mesmo, portanto... :lol:
A discussão Disney vs Pixar é infrutífera pois são 2 estudios diferentes quem quer ver disney vai ver disney (eu incluido) que quer ver Pixar vai ver Pixar (eu incluido).
Pessoalmente, só há dois filmes deles que abomino porque não suporto os personagens nem a história, Toy Story. Odeio e apanhei grandes secas a tentar rever isto só para ver se conseguia mudar de opinião.
Detesto aquele Woody, clean cut american cowboy hero. Pá fogueira !
8)
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bugas
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Post by bugas »

Bem, no meu caso, fui com os meus 3 putos, um de 11 e dois de quase 8 e todos gostaram, inclusivé passou a fazer parte do cabaz de Natal deles o jogo para a PS2.
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Paulo Sousa Dias
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Post by Paulo Sousa Dias »

Mad Dog wrote: Não dão enfase à morte mas não a omitem. São muitas as explosões de discos voadores em que obviamente o ocupante bate a bota. Se este tipo de cenas acontecesse num filme mais politicamente correcto, viamos os ocupantes a rebolar para fora dos discos ou coisa do género logo após a explosão.
Pois é, foi uma das mutas surpresas agradaveis do filme.

Aliás, esse tipo de "correcção política" foi uma coisa de que não gostei mesmo nada no Hulk, supostamente um fime mais adulto que os Incredibles, mas em que sempre que o Hulk abatia um helicóptero ou espatifava um tanque de guerra se fazia questão de mostrar os militares a saírem ilesos dos destroços.
Não havia necessidade :D

Qunato os Incredibles, estão na minha lista dos melhores filmes de animação de sempre, juntamente com Shrek, Les Triplettes de Bellleville, Antz e Iron Giant (e provavelmente mais um ou outro que agora me escapa).

Não incluo nesta lista os clássicos Disney porque francamente já nãos vejo há tanto tempo que não tenho uma opinião bem formada acerrca deles. Sei que adorei o Dumbo, os Aristogatos, o Pinóquio, etc, mas preciso de os rever para saber até que ponto envelheceram bem ou mal.

Ah, e esquecia-me de três filmes de animação de volumes que também estão na minha lista dos melhores: Tim Burton's The Nightmare Before Christmas, Jamea and the Giant Peach e Chicken Run.
Paulo Sousa Dias
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Post by alquimista »

Não incluo nesta lista os clássicos Disney porque francamente já nãos vejo há tanto tempo que não tenho uma opinião bem formada acerrca deles. Sei que adorei o Dumbo, os Aristogatos, o Pinóquio, etc, mas preciso de os rever para saber até que ponto envelheceram bem ou mal.
Pessoalmente, actualmente acho grande parte dos clássicos da Disney verdadeiramente insuportáveis. Comecei a desiludir-me quando me fui gradualmente apercebendo de como a obra da Disney se assenta apenas na formula que dá dinheiro além de ser politicamente correcta de uma forma que mete nojo.
Actualmente contam-se pelos dedos aqueles que considero grandes filmes da Disney. Adoro os Fantasia e o A Pequena Sereia (que para mim continua a ser o melhor filme Disney e um dos grandes musicais de sempre).
Abomino o Bela e o Monstro apesar de não saber bem porquê. Só sei que me aborreceu de morte e jamais perceberei a razâo da fama daquele filme.
E devo ser possivelmente a unica pessoa que detesta em absoluto a Branca de Neve e os Sete Anões pela mesma razão de ser um dos poucos filmes que jamais conseguirei ver de uma ponta a outra. Embora concorde perfeitamente com o elogio técnico ao filme. Técnicamente é possivelmente dos filmes mais geniais de sempre na animação. Cada vez que me lembro que todos aqueles efeitos nos desenhos foram pintados á mão fotograma a fotograma até parece mentira. Já nunca mais se irá fazer um filme de animação assim com tanto detalhe animado. Por tudo isto tenho mesmo pena de o achar uma seca do #$"$"% apesar de apreciar a 100% o seu lado estético.

Vejamos...dentro das longas metragens de cinema de animaçao americanas...os meus favoritos devem ser mesmo:

The Incredibles
Titan A.E.
Little Mermaid

Fora isto, sou fã absoluto da obra dos Estudios Ghibli masi particularmente do Myiazaki (com excepção do Chihiro em que se aplica a mesma opinião que tenho em relação ao Branca de Neve por exemplo e é um filme que me aborrece imenso.
Outro grande filme mas que curiosamente não gostei quando vi da primeira vez foi o Metropolis (anime). Embora agora esteja também no topo da minha lista de favoritos actualmente.
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Mad Dog
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Post by Mad Dog »

"Pessoalmente, actualmente acho grande parte dos clássicos da Disney verdadeiramente insuportáveis."

Eu tenho visto recentemente uma série de clássicos da Disney (mais de 20 seguramente) e não os acho nada insuportáveis, com excepção do Bela e o Monstro e do Corcunda de Notre Dame que têm números musicais a mais.

E deixaste-me a coçar a cabeça com esta expressão:
"Comecei a desiludir-me quando me fui gradualmente apercebendo de como a obra da Disney se assenta apenas na formula que dá dinheiro além de ser politicamente correcta de uma forma que mete nojo."
É que não vejo como enquadras isso nos filmes da Disney.
Não têm a irreverência do Shrek (o 1º, o 2º achei-o mais fraco e este sim, padece dos males que referes) ou deste Incredibles, mas embora concorde que a maioria deles é "politicamente correcta", não o é ao ponto de afrontar ninguém. E é preciso não esquecer que estes filmes pretendem ser educativos, as histórias têm sempre uma "moral" qualquer e isso não é mau tendo em conta que são filmes que se dirigem a um público predominantemente infantil.
Nesse aspecto este Incredibles parte de pressupostos completamente diferentes. Já o disse atrás e repito, quem o fez não fez qualquer concessão às crianças.
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DaveT
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Post by DaveT »

Vamos por partes...
A Disney não é santa, desde o principio que fez o que fez APENAS para fazer dinheiro. O Disney sempre o demonstrou e a máquina sempre funcionou assim. Ponto final.
Que se usem estratégias simplistas de repetir formulas de sucesso e que não agradam a muita gente pode deixá-los sempre um pouco abalados na crítica, mas o que é certo é que o mercado deles muda de 14 em 14 anos.No máximo!
Que puto com 6 anos viu filmes como o Dinoussaur, Tarzan e o Rei leão? Quanto mais os clássicos!!!
É para isso que eles fazem os Rei leão 3 e Tarzan 2 e O vale encantado 5...todos iguais, porque a audiência original já cresceu pêlo e quer é outras coisas...
Agora que a grande maioria das suas produções são fantásticas e marcam a sua era isso não há dúvidas. Seja Branca de neve, A pequena sereia ou outro qualquer... (menos um ou outro flop tipo Emperor's new groove, e mesmo esse fez sucesso moderado)
OS filmes da Pixar injectaram mais do mesmo na fórmula Disney com a diferença da modernidade e jovialidade. Adoro qualquer filme da Pixar (mesmo o Bug's life que é o menos cotado deles) mas considero que a semi-independência da Pixar em relação á disney sempre deu muitos frutos, quer na não utilização de temas clássicos (contos, fórmulas batidas ou personagens conhecidos) quer na abordagem semi-adulta da coisa. Afinal quem acreditaria que se poderia fazer um filme de sucesso com monstros para crianças??
O incredibles leva o seu "adultismo" mais adiante e quem vá ver o filme por momentos parece estar a ver um filme do 007 versão 3D...
É natural que os putos percam-se nas disciussões da familia super-héroi ou nos idealismos do trabalho, sociedade e democracia que por vezes transparecem no filme... mas que os adultos adoram ver retratada com simplicidade e humor... é um pouco do mesmo da fórmula "Autin Powers".
A Disney sempre foi muito politicamente correcta, e isso ao fim de quase um século começa a cansar, especialmente nesta juventude prá-frentex e "bad-boy&girl". Quem quer ver beijinhos escondidos atrás de uma sombra ou devoção eterna hoje nesta sociadade "fast-everything". Isso é para os avozinhos...
Eu gosto de ver ideais mais básicos e interporais retratados nos filmes de animação, gosto. Porque sei que não os irei ver num filme do Vin Diesel... não me chateia ver os bonecos a sair ilesos de uma explosão ou de uma queda... faz parte da realidade que queremos esquecer por 1 hora ou duas enquanto estamos a ver aquilo... farto de morte e traição tou eu em tudo o resto.
Claro que aquilo são histórias... que as crianças vão gostar e reter por uns tempos... até vir outro Yu-gi-oh ou TMNT qualquer... e elas serão bem relembradas daquilo em que têm que acreditar para sobreviver neste mundo...
Eu gosto que haja um pouco de fantasia em alguns filmes...para ao menos divagar um pouco.
Quanto á qualidade técnica ninguém duvida que a Disney (a par do Japão) é simplesmente A fábrica de qualidade. Ou era, visto que deixaram-se de 2D, acho... eu tenho pena.
Mas isto fala um sucker por efeitos e animação detalhada... para quem se lembra, eu preferia ver demos, intros e animações no Commodore Amiga aos próprios jogos... eu gostava er de efeitos e animação :)
Bons tempos...
DaveT

"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein

http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

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alan_smithee
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Post by alan_smithee »

Discordo de algumas opiniões aqui expressas.
Mad Dog wrote:Já no Neno tinham seguido um caminho parecido (a mãe do nemo morre logo no início, juntamente com os futuros irmãos), mas aquí aperfeiçoaram a coisa.
Não dão enfase à morte mas não a omitem. São muitas as explosões de discos voadores em que obviamente o ocupante bate a bota. Se este tipo de cenas acontecesse num filme mais politicamente correcto, viamos os ocupantes a rebolar para fora dos discos ou coisa do género logo após a explosão.
Nenhum filme de animação da Pixar ou de outra companhia qualquer, lida com a questão da morte de um ente querido como Bambi, (morte da mãe - ou como o rei Leão - morte do pai). A morte da mãe do Bambi é mesmo um dos momentos mais “angustiantes e assustadores” da história da animação (e já agora do cinema).
Alquimista wrote: Especialmente porque depois tiveram de explicar o filme ás criançinhas e mesmo eles tiveram problemas em contar a historia aos putos, uns porque pelo visto não perceberam nada da ideia do argumento e outros porque não conseguiram simplificar a historia de modo a poder explica-la rapidamente ás criançinhas.
Em questão de complexidade do ponto de vista do argumento parece-me que a Pixar está um pouco distante por ex. de “O Rei Leão”. O Rei Leão é basicamente a adaptação de Hamlet, de Shakespeare, em filme de animação. E é uma das melhores adaptações destra obra, sendo simultaneamente um dos filmes de animação mais “adultos” dos últimos anos. Por ex. a cena em que Simba vê a imagem do pai na superfície da água é de uma complexidade tal...

Simba: You knew my father?
Rafiki: {Monotone} Correction - I know your father.
Simba: I hate to tell you this, but... he died. A long time ago.
Rafiki: Nope. Wrong again! Ha ha hah! He's alive! And I'll show him to you. You follow old Rafiki, he knows the way. Come on! Look down there.
{Simba quietly and carefully works his way out. He looks over the edge and sees his reflection in a pool of water He first seems a bit startled, perhaps at his own mature appearance, but then realizes what he's looking at.}
Simba: {Disappointed sigh} That's not my father. That's just my reflection.
Rafiki: Noo. Look harder.
{Rafiki motions over the pool. Ripples form, distorting Simba's reflection; they resolve into Mufasa's face. A deep rumbling noise is heard}.
You see, he lives in you.
{Simba is awestruck. The wind picks up. In the air the huge image of Mufasa is forming from the clouds. He appears to be walking from the stars. The image is ghostly at first, but steadily gains color and coherence.}
Mufasa: {Quietly at first} Simba...
Simba: Father?
Mufasa: Simba, you have forgotten me.
Simba: No. How could I?
Mufasa's: You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.
Simba: How can I go back? I'm not who I used to be.
Mufasa: Remember who you are. You are my son and the one true king. Remember...

Se isto são diálogos simplistas.... :roll:
Abomino o Bela e o Monstro apesar de não saber bem porquê. Só sei que me aborreceu de morte e jamais perceberei a razâo da fama daquele filme.
Quanto a Bela e o Monstro, é para mim, não só um dos melhores filmes da disney, como um dos mais inovadores. A sua “originalidade” não se reduz (como as vezes costumo ler) a sensação de profundidade que nos é oferecida pela clássica e espantosa cena do Baile. A Bela e o Monstro é muito mais do que a “cena do baile”.
Nunca mais tivemos uma figura feminina tão independente e altiva (porque não mesmo, feminista) como a Bela (tantas vezes imitada deste então, mas nunca igualada), que se recusava terminantemente a aceitar o seu papel de dona de casa provinciana, refugiando-se no mundo dos livros (quero muito mais do que possa imaginar, quero muito mais do que esta vida provinciana – canta constantemente a Bela).
O relacionamento inicial entre a Bela e a Fera, com os seus diálogos perspicazes, está muito mais próximo da comédia americana dos anos 50 (que tinha por base a “guerra dos sexos”) do que ao cinema de animação.
O facto de os objectos falarem e terem vida própria, (de uma forma geral, os humanos e os animais eram até então, os únicos que possuíam estas características) é outro dos aspectos inovadores do filme (que mais tarde vai ser aprofundado pela Pixar).
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
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Mad Dog
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Post by Mad Dog »

"Nenhum filme de animação da Pixar ou de outra companhia qualquer, lida com a questão da morte de um ente querido como Bambi, (morte da mãe - ou como o rei Leão - morte do pai). A morte da mãe do Bambi é mesmo um dos momentos mais “angustiantes e assustadores” da história da animação (e já agora do cinema). "

Mas nota que nos dois casos que referes a morte é instrumental para a história. E é usada em ambos os casos de um modo de certa forma abusivo, está encenada para chocar e emocionar.
No caso deste filme a morte não é necessária para a história, apenas "existe". Eles não a pintam como no Bambi.

"Em questão de complexidade do ponto de vista do argumento parece-me que a Pixar está um pouco distante por ex. de “O Rei Leão”. "

Aquí volto a discordar. Até concedo que existam cenas complexas no Rei Leão, mas a história em sí é extremamente básica, como aliás Hamlet e a generalidade dos escritos do Shakespeare são. Se calhar esse é o segredo da sua versatilidade e durabilidade. Neste Incredibles a história é do mais complexo que ví até hoje num filme de animação, em primeiro lugar porque os 4 personagens principais têm problemas, vivências e objectivos diferentes, e principalmente porque mistura tudo isso com a narrativa principal, criando uma espécie de rede de mini-histórias que torna tudo muito denso e naturalmente complicado de seguir por uma criança.

Um ponto importante:
Do teu post não consigo saber se viste já este Incredibles ou não porque te referes à Pixar no geral. É que se não te referes a este último filme deles, aí já partilho da tua opinião.
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Post by alan_smithee »

Mad Dog wrote:Do teu post não consigo saber se viste já este Incredibles ou não porque te referes à Pixar no geral. É que se não te referes a este último filme deles, aí já partilho da tua opinião.
Opppss... talvez tenha havido aqui algum equívoco. É o que dá não ler o topic desde o início. Eu não vi (ainda) os Incríveis. :oops:
O meu post vai contra uma “ideia”, que pareceu-me ver defendida aqui neste topic, que os filmes da Pixar são menos “cor-de-rosa” e têm argumentos mais complexos que as longas metragens da Disney. Ideia esta que eu discordo totalmente.
A Pixar para mim é simplesmente a “Disney em 3D”. Inovou apenas no aspecto técnico, porque em termos de argumento é uma continuação do que a Disney fazia.
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Pois, bem me quiz parecer.
Assim que o vires não te esqueças de voltar a este tópico. Gostava de saber se mantens o que escreveste tendo em conta este novo filme.
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alan_smithee
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Post by alan_smithee »

Ok, combinado. :-)
Mas só devo vê-lo quando chegar ao mercado de aluguer, provavelmente no próximo verão.
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