Krylya (1966) - Larisa Shepitko

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Krylya (1966) - Larisa Shepitko

Post by Cabeças »

Image

A realizadora Larisa Shepitko realizou apenas 5 filmes, tendo falecido num acidente de automóvel com apenas 41 anos. O seu último filme "Proshchanie" (Adeus a Matiora) foi por isso terminado pelo seu marido Elem Klimov, também realizador.

Este "Krylya" (Asas) fascinou-me logo pelo trailer que vi com uma sequência com aviões que me tocou e emocionou especialmente. Foi aliás essa sequência que me fez pesquisar mais sobre ela e acabar por comprar a box "Dos Anos 60 à Perestroika" na Fnac, que traz 3 filmes dela e o também o tal que o marido terminou, além de mais dois filmes de outros realizadores russos.

Esta é a tal sequência que me fez pesquisar mais sobre a Larisa: (O youtube não permite a visualização aqui, mas cliquem no link para ver o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=yY_GXobuXdg

O filme passa-se após a segunda guerra mundial, onde Nadezhda Petrovna, que serviu como piloto de guerra durante a mesma agora é directora de uma escola e deputada do Povo. E sente uma enorme dificuldade em adaptar-se à vida civil, como é aliás comum a muitos militares, sobretudo os que viveram as guerras.

É um filme simples, mas que penso que retrata bem um certo tempo na União Soviética do pós-guerra. Gosto especialmente de espreitar para este tipo de filmes de outro tempo e de outra cultura. Para mim ajuda a redescobrir o encanto do Cinema e a descansar um bocado do "stablishment" norte-americano.

https://www.imdb.com/title/tt0061196/?ref_=nm_flmg_dr_5

Mais sobre a Larisa Sheptiko: (O youtube não permite a visualização aqui, mas cliquem no link para ver o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=np7kmqiPIlI&t=724s
Cabeças
Image
Post Reply