U samogo sinego morya (1935) - Boris Barnet

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

U samogo sinego morya (1935) - Boris Barnet

Post by Cabeças »

Image

Da série de filmes de "O Meu Cinema", de João Bénard da Costa, vi hoje este "À Beira do Mar Azul", do realizador russo Boris Barnet e com co-direcção de Samad Mardanov.

O filme, a preto-e-branco, o que contrasta um bocado a meu ver com o título, tem 68 minutos apenas, tendo na minha opinião um forte pendor de propaganda comunista, algo "disfarçada" num triângulo amoroso. Dois sobreviventes de um naufrágio vão parar a uma comunidade de pescadores, integram-se na mesma e acabam por se apaixonar pela mesma mulher.

Referi que acho que a propaganda está presente, mas não é realmente a força que move o filme. Sente-se uma alegria e uma força de sentimentos algo ingénua no mesmo, mas acaba por ser no seu todo algo comovente. Achei a fotografia muito boa, sinceramente gostei de ver o filme. :-D

Nota: o João Bénard da Costa refere na apresentação os dois jovens abraçados em tronco nú na barcaça que os salva, após o naufrágio, mas nessa cena não estão em tronco nú.... teria sido uma falsa memória do Bénard da Costa?... :-)))

Atenção que este comentário no youtube permite ver alguns momentos do filme, mas atenção que tem spoilers.



https://www.imdb.com/title/tt0028436/?r ... flmg_dr_17
Cabeças
Image
Post Reply