Le Genou de Claire (1970) - Éric Rohmer

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Le Genou de Claire (1970) - Éric Rohmer

Post by mansildv »

Image

Realizador: Éric Rohmer
Elenco: Jean-Claude Brialy, Aurora Cornu, Béatrice Romand, Laurence de Monaghan.

On lakeside summer holiday, a conflicted older man is dared to have a flirt with two beautiful teenage stepsisters despite his betrothal to a diplomat's daughter and the fact that the girls have boyfriends.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Le Genou de Claire (1970) - Éric Rohmer

Post by José »

Deus, como sou fã de Rohmer.

Mais um encanto de filme do Mestre. É tão espectacular a precisão com que as suas personagens se expressam, a magnitude que atribuem às palavras, como passam mais tempo a intelectualizar e a filosofar sobre os seus impasses amorosos do que a pôr em prática os seus conhecimentos.

Ou como, na verdade, as personagens de Rohmer - eminentemente masculinas - querem acreditar a fundo naquilo que verbalizam, ao mesmo tempo que se dedicam a fazer com que terceiros acreditem também e validem as suas crenças. Geralmente, cabe às mulheres desestruturar tudo com uma classe do caramba e sem rei nem roque.

Tanta coisa por que essas personagens passam para se chegar, por vezes, à conclusão que estão iludidas com a interpretação que formulam do seu mundo, das pessoas que são na verdade e como são traídas pelas suas ilações tão sólidas - por mais segurança que pensem ter devido a um narcisismo bloqueador.

Um grande filme, agora e sempre.
Post Reply