Oscars 2021
Moderators: mansildv, waltsouza
Re: Oscars 2021
Com o passar dos filmes vistos é mesmo desilusão atrás de desilusão. Depois do Nomadland e Minari onde tinha alguma expectativa quanto a eles tendo em conta a critica e feedback, até tenho medo de ver o resto. :x
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Oscars 2021
O Nomadland é o melhor dos nomeados (seguido do Minari) e de certeza que vai ganhar os Oscares de Melhor Filme, Realização e Argumento. A Frances McDormand também pode vencer na categoria de Melhor Atriz, mas aqui está tudo em aberto.nimzabo wrote: ↑March 28th, 2021, 5:46 pm Já os vi mas não sei qual escolheria para melhor filme.
O Mank não de certeza.
Talvez o Minari mas achei a história, mais concretamente a relação entre o casal, mal contada.
Acho que há vários filmes mais ou menos ao mesmo nível.
Talvez o do pai seja o mais polido mas ao mesmo tempo não faz muito o meu género.
Gostei da novidade do tema no Sound of Metal e o Judas achei bem feito e com boas interpretações.
Nomadland e os 7 de Chicago são bons sem serem muito marcantes.
Promising Young Women penso que corre por fora, é um filme de segunda linha (ou de terceira e os outros são de segunda).
O Sound of Metal e o o Nomadland têm em comum serem escapistas tal como o Judas e o dos 7 de Chicago são sobre a luta pelos direitos civis, mais ou menos na mesma época, nos EUA.
Vou agora procurar ver os docs, filmes estrangeiros e animações.
Tenho alguma expetativa em relação ao doc sobre o polvo
Em relação ao Mank, é uma das maiores desilusões do ano e provavelmente não vai ganhar nenhum Oscar, apesar de ter 10 nomeações. Tinha potencial para ser um grande filme (tanto o tema da escrita do argumento e produção do Citizen Kane como aquele período da história de Hollywood são fascinantes), mas o David Fincher não soube aproveitar nada disso e realizou um pastelão que está precisamente nos antípodas do Citizen Kane, filme que continua a ser uma maiores obras-primas da história do cinema e absolutamente insuperável.
Aliás, há um excelente documentário sobre o confronto entre o William Randolph Hearst e o Orson Welles por causa do Citizen Kane que é mil vezes mais interessante do que o Mank: The Battle Over Citizen Kane.
Re: Oscars 2021
Um pormenor do Judas and the Black Messiah é que apesar de ter 6 nomeações só pode ganhar 5 Oscares devido a ter dois atores nomeados para o mesmo Oscar. Não me admirava que ganhasse um deles.
Re: Oscars 2021
O melhor argumento original deve ir para o Sound of Metal
Re: Oscars 2021
Best Actor
Best Actress
Best Supporting Actor
Best Supporting Actress
Re: Oscars 2021
Eu acho que os 7 de Chicago é sobre muita coisa ao mesmo tempo - e a questão dos "direitos civis" nem é a mais destacada.
Não sendo um filme absolutamente indispensável, e que talvez nem tenha atributos para estar nos nomeados para melhor filme do ano, tem pelo menos um óptimo argumento, que junta bastantes vertentes relacionadas com "as liberdades", pega num caso real e faz da intemporalidade dos temas também um manifesto contra o momento "politico" que se vive hoje em dia na America. O Sorkin nem está nos seu "absolute best", e parece ter decidido desacelerar ligeiramente o ritmo dos diálogo que são uma característica definidora nos seus trabalhos, mas o filme resulta pelo conjunto, mesmo quando as coisas são demasiado pão-pão queijo-queijo (e nem sempre são, felizmente). Vê-se bem e não insulta a inteligência.
É um 8/10
Até agora vi 4 dos nomeados e, tendo gostado maio ou menos de todos, não indicaria nenhum em particular para receber o galardão máximo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Oscars 2021
Só reparei depois de ver, que o Collectiv está nomeado em simultâneo para melhor documentário e melhor filme estrangeiro.
Não concordo. Acho bizarro estar a comparar um documentário com filmes normais.
Para mim devia concorrer apenas a documentário.
Já vi os 5 documentários e na minha opinião, o Time e o El Agente Topo são inferiores aos restantes.
O do polvo conta a história de um homem que conseguiu estabelecer uma relação com um polvo no habitat natural deste.
O Crip Camp é sobre a luta pelos direitos dos deficientes nos EUA (e não só, mas é bastante sobre isso).
E o Collectiv é sobre o sistema de saúde podre da Roménia.
Acho que qualquer um destes três tem argumentos para poder ganhar.
Não concordo. Acho bizarro estar a comparar um documentário com filmes normais.
Para mim devia concorrer apenas a documentário.
Já vi os 5 documentários e na minha opinião, o Time e o El Agente Topo são inferiores aos restantes.
O do polvo conta a história de um homem que conseguiu estabelecer uma relação com um polvo no habitat natural deste.
O Crip Camp é sobre a luta pelos direitos dos deficientes nos EUA (e não só, mas é bastante sobre isso).
E o Collectiv é sobre o sistema de saúde podre da Roménia.
Acho que qualquer um destes três tem argumentos para poder ganhar.
Re: Oscars 2021
Acabei de ver o Another Round do Thomas Vinterberg, que está nomeado nas categorias de Melhor Realização e Melhor Filme Estrangeiro.
Apesar de não atingir o nível de excelência de A Caça (a parceria anterior entre o Thomas Vinterberg e o Mads Mikkelsen), é melhor do que a maioria dos filmes que estão nomeados para Melhor Filme.
Recomendo vivamente!
Apesar de não atingir o nível de excelência de A Caça (a parceria anterior entre o Thomas Vinterberg e o Mads Mikkelsen), é melhor do que a maioria dos filmes que estão nomeados para Melhor Filme.
Recomendo vivamente!
Re: Oscars 2021
Também já vi.
Não é mau mas acho que falta algum interesse à história.
Não é que o filme seja desinteressante mas achei alguma falta de finalidade à história.
What's the point?
Não é mau mas acho que falta algum interesse à história.
Não é que o filme seja desinteressante mas achei alguma falta de finalidade à história.
What's the point?
Re: Oscars 2021
A moral da história é que o álcool, quando consumido de forma moderada, dá saúde, faz crescer e é o melhor remédio para as depressões e crises de meia-idade!
Last edited by TheLimey on April 2nd, 2021, 10:23 pm, edited 1 time in total.
Re: Oscars 2021
Falta-se só ver o da Tunísia.
Acho que nos últimos anos houve nomeados mais fortes do que este, o que não admira porque foram anos excepcionais.
O Collective** vale a pena ver mas como é um doc parece um pouco à parte. Acharia estranho se ganhasse.
E os outros também não são maus mas pronto, não sei se serão para ganhar.
O Better Days é asiático de mais e o Quo Vadis, Aida?, que é uma espécie de Shooting Dogs passado na Bósnia*, tem umas coisas melhores que outras.
Gostei da atriz principal. O do Vinterberg acho que não devia ganhar por causa da história não ter nexo.
* o melhor filme sobre a guerra na Jugoslávia continua a ser o Krugovi de 2013.
** e já agora o Collectiv lembrou-me do, já me esquecia, A Morte do sr. Lazarescu. Não parece ser um bom sitio para ficar doente, a Roménia.
Acho que nos últimos anos houve nomeados mais fortes do que este, o que não admira porque foram anos excepcionais.
O Collective** vale a pena ver mas como é um doc parece um pouco à parte. Acharia estranho se ganhasse.
E os outros também não são maus mas pronto, não sei se serão para ganhar.
O Better Days é asiático de mais e o Quo Vadis, Aida?, que é uma espécie de Shooting Dogs passado na Bósnia*, tem umas coisas melhores que outras.
Gostei da atriz principal. O do Vinterberg acho que não devia ganhar por causa da história não ter nexo.
* o melhor filme sobre a guerra na Jugoslávia continua a ser o Krugovi de 2013.
** e já agora o Collectiv lembrou-me do, já me esquecia, A Morte do sr. Lazarescu. Não parece ser um bom sitio para ficar doente, a Roménia.
Re: Oscars 2021
No Another Round Custou aceitar a premissa base que aquelas 4 pessoas com toda a responsabilidade que tinham, foram fazer um estudo tão estúpido como aquele. Mesmo que isto seja com vertente cómica lá pelo meio e levar aquilo no gozo, a verdade é que o drama é real e por vezes bem dark e essas as 2 combinações não assentaram lá grande coisa. Fica a mensagem final que ainda é o auge do filme.
Quanto ao The Trial of the Chicago é aquele filme todo bonitinho, com os temas certos, que sai naquela altura especial do ano e principalmente numa atura que se fala bastante dos direitos civis. Mas historicamente até foi interessante e acima de tudo não tenta enfiar certos conteúdos pela garganta abaixo como muitos fazem, só porque é a verdade deles e extrapolam as coisas á sua mercê. Só por isso leva pontos extras.
Realmente está bastante difícil encontrar alguma coisa que me encha as medidas nesta lista. Quando aquele que mais engracei foi o Borat, que nem sequer o achei nada demais, está tudo dito.
Quanto ao The Trial of the Chicago é aquele filme todo bonitinho, com os temas certos, que sai naquela altura especial do ano e principalmente numa atura que se fala bastante dos direitos civis. Mas historicamente até foi interessante e acima de tudo não tenta enfiar certos conteúdos pela garganta abaixo como muitos fazem, só porque é a verdade deles e extrapolam as coisas á sua mercê. Só por isso leva pontos extras.
Realmente está bastante difícil encontrar alguma coisa que me encha as medidas nesta lista. Quando aquele que mais engracei foi o Borat, que nem sequer o achei nada demais, está tudo dito.
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Oscars 2021
'Minari' Star Youn Yuh-jung Makes History at SAG Awards
https://www.hollywoodreporter.com/news/ ... sag-awards
https://www.hollywoodreporter.com/news/ ... sag-awards
Re: Oscars 2021
SAG Awards: Netflix Wins Big During Pandemic Year With ‘The Crown,’ ‘Chicago 7’ and ‘Ma Rainey’
https://variety.com/2021/film/news/sag- ... 234944064/
https://variety.com/2021/film/news/sag- ... 234944064/
Re: Oscars 2021
A Academia de Hollywood rivaliza com o Nobel da literatura em pontaria: por cada uma que acerta, atira dez ao lado.
Por exemplo, em 1955, ano de obras-primas como The Night of the Hunter de Charles Laughton, East of Eden de Elia Kazan, Rebel Without a Cause de Nicholas Ray, All That Heaven Allows de Douglas Sirk e Bad Day at Black Rock de John Sturges, os nomeados para Melhor Filme foram:
- Marty
- Picnic
- Love Is a Many-Splendored Thing
- The Rose Tattoo
- Mister Roberts
Mais de 60 anos depois, nenhum dos filmes que foram nomeados para Melhor Filme em 1955 aparece nas listas dos melhores filmes de sempre ou é estudado nas escolas de cinema, ao contrário dos títulos que referi no parágrafo anterior.
E no ano seguinte, em que o vencedor foi o esquecido Around the World in 80 Days, The Searchers de John Ford, um dos filmes mais importantes e influentes da história do cinema americano, não teve qualquer nomeação!
Por estas e por outras, é que nunca levei os Óscares muito a sério e acho que tentar ver todos os nomeados antes da cerimónia é pura e simplesmente uma enorme perda de tempo. A maioria dos filmes oscarizáveis são obras menores que não vão resistir à corrosão inexorável desse implacável juiz que é o Senhor Tempo, como a história do cinema o comprova.
Por exemplo, em 1955, ano de obras-primas como The Night of the Hunter de Charles Laughton, East of Eden de Elia Kazan, Rebel Without a Cause de Nicholas Ray, All That Heaven Allows de Douglas Sirk e Bad Day at Black Rock de John Sturges, os nomeados para Melhor Filme foram:
- Marty
- Picnic
- Love Is a Many-Splendored Thing
- The Rose Tattoo
- Mister Roberts
Mais de 60 anos depois, nenhum dos filmes que foram nomeados para Melhor Filme em 1955 aparece nas listas dos melhores filmes de sempre ou é estudado nas escolas de cinema, ao contrário dos títulos que referi no parágrafo anterior.
E no ano seguinte, em que o vencedor foi o esquecido Around the World in 80 Days, The Searchers de John Ford, um dos filmes mais importantes e influentes da história do cinema americano, não teve qualquer nomeação!
Por estas e por outras, é que nunca levei os Óscares muito a sério e acho que tentar ver todos os nomeados antes da cerimónia é pura e simplesmente uma enorme perda de tempo. A maioria dos filmes oscarizáveis são obras menores que não vão resistir à corrosão inexorável desse implacável juiz que é o Senhor Tempo, como a história do cinema o comprova.