Green Card (1990) - Peter Weir

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Green Card (1990) - Peter Weir

Post by mansildv »

Image

Realizador: Peter Weir
Elenco: Gérard Depardieu, Andie MacDowell, Bebe Neuwirth.

A man wanting to stay in the US enters into a marriage of convenience, but it turns into more than that.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Green Card (1990) - Peter Weir

Post by mansildv »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Green Card (1990) - Peter Weir

Post by José »

Green Card - Casamento Por Conveniência faz parte do meu património afectivo há já muitos anos, adoro-o sem restrições. Não sou muito de comédias românticas, mas este leva-me na certa!

O filme começa onde muitos outros exemplares do género acabam: na formação do par. Só que neste existe logo um twist para abanar as coisas: os elementos desse par não se conhecem, não existe qualquer centelha de romantismo entre eles e essa união serve apenas para atingir objectivos pessoais muito concretos. Ele, um francês de origens muito humildes, anseia pelo green card do título, o visto que lhe permitirá residir e trabalhar nos EUA; ela, horticultora e activista ambiental, sonha com um belíssimo apartamento com estufa integrada, que só é possível de ser arrendado a casais. É na miragem de uma rigorosa entrevista do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que eles têm que fazer por colocar as suas diferenças de lado, lutar contra o tempo, forjar uma intimidade romântica que não existe e conhecerem-se profundamente a nível pessoal, familiar e até de sensibilidade cultural.

Gérard Depardieu e Andie MacDowell arrebataram-me o coração. Eles podem parecer, à partida, um par improvável e até desconcertante, mas funcionam às mil e uma maravilhas. Estão ambos magníficos e o filme beneficia imenso daquela química quase palpável. Nós acreditamos neles, naquelas circunstâncias extraordinárias e no arco dramático que cumprem indivualmente e em conjunto. E que dizer daquele final, com aquela canção espectacular cantada pelos The Emmaus Group Singers? Soberbo, excelente.

Green Card conseguiu vencer o Globo de Ouro para Melhor Filme de Comédia/Musical (no lote de nomeados, estavam os mais famosos e lucrativos Pretty Woman, Ghost, Dick Tracy e Home Alone) e o de Melhor Actor em Comédia/Musical para Gérard Depardieu - a estrear-se aqui nas produções norte-americanas. Nos Óscares, o brilhante Peter Weir, realizador e argumentista, arrebatou uma surpreendente nomeação para Melhor Argumento Original. Anos depois, o filme viria a servir de fonte de inspiração para o The Proposal - A Proposta, com Sandra Bullock e Ryan Reynolds.
Post Reply