The Batman (2022) - Matt Reeves

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 3 de Março de 2022
Dois anos a assombrar as ruas como Batman (Robert Pattinson), incutindo medo no coração dos criminosos, conduziram Bruce Wayne até às zonas mais sombrias da Cidade de Gotham. Com apenas alguns aliados de confiança - Alfred Pennyworth (Andy Serkis), e o tenente James Gordon (Jeffrey Wright) - entre a rede corrupta de funcionários e figuras proeminentes da cidade, o vigilante solitário estabeleceu-se como a personificação da vingança entre os seus cidadãos.

Da Warner Bros Pictures chega "The Batman" com o realizador Matt Reeves no comando e com Robert Pattinson como o detetive de Gotham City, Batman, e o bilionário Bruce Wayne.
O elenco conta ainda com Zoë Kravitz como Selina Kyle; Paul Dano como Edward Nashton; Jeffrey Wright como James Gordon do GCPD; John Turturro como Carmine Falcone; Peter Sarsgaard como Gotham D.A. Gil Colson; Jayme Lawson como candidata Bella Reál; com Andy Serkis como Alfred; e Colin Farrell como Oswald Cobblepot.
Last edited by neotheone on March 6th, 2022, 12:21 pm, edited 3 times in total.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by neotheone »

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by Samwise »

Começo a ficar com apetite para ver isto.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by neotheone »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2565
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by José »

Sentimentos mistos por aqui.

Imaginem ir a um restaurante de cozinha de autor e, afinal, servirem-vos uma elaborada refeição de fast food. Os ingredientes estão lá todos, o prato em si é bonito, enche a barriga e até sabe bem à boca, mas o valor nutricional não é nada por aí além e a originalidade do todo (empratamento incluído) é apenas mediana. Resultado: aquilo consola enquanto dura mas não empolga ao ponto de marcar indelevelmente a memória.

Foi mais ou menos o que senti com este filme. Começa muito bem e a prometer bastante. Só que depois, passado esse impacto inicial, como quem não quer a coisa, redunda num exercício de tautologia e torna-se algo genérico, indiferenciado e de alcance de mínimos olímpicos.

Atenção, não dou por mal empregue a minha disponibilidade enquanto espectador e nem sequer fiquei entediado, isto apesar do filme ter cerca de 03h00. É daqueles casos em que posso dizer que se "vê muito bem". Pattinson e Kravitz, em particular, são excelentes e entregam muita alma a isto tudo e é um facto que o filme conta com um ou outro momento mais fulgurante, para além da sua eficaz manutenção de atmosfera noir. Contudo, não lhe posso atribuir características tão singulares ao ponto de dizer que seja um objecto refrescante, imune à redundância e "fora da chapa".
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by Samwise »

Bom filme. Talvez um pouco longo em demasia, a necessitar de limar uma arestas, mas é uma outra visão sobre o Batman (bem adaptada dos comics - de uns certos comiscs) que ainda não tínhamos tido direito de ver no cinema.

Eu posso ser suspeito porque adoro ambientes noir, mas apreciei deveras a atmosfera de pesadelo, negrume absoluto e desespero que o Reeves criou, até porque não é apenas uma escolha estética, nem uma fórmula rápida para "embelezar" o pacote. Tem antes uma base concreta que parte bem de dentro da personagem, da sua alma torturada e da sua mente angustiada e obsessiva. Também do ponto de vista do "universo encenado", esta versão está bem longe de tudo o que já foi filmado até agora. Longe da versão mais cartoonish e operática do Burton, e longe da versão mas tecnológica e cerebral do Nolan. O filme que me veio mais à memória enquanto estava a ver foi o Se7en do Fincher... talvez por conta do negrume, talvez por conta da caça ao "homem mistério", que partilha de algumas semelhanças como o assassino desse filme (e obviamente com o assassino do Zodíaco, que o Fincher também filmou). Dentro ainda das ressonancias noir, de referir que a banda sonora está particularmente bem conseguida neste Batman.

8/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by nimzabo »

Ainda é pior que os filmes do Pedro Costa.
Estou a ver em casa e custa assistir de tão escuro que é tudo.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by Samwise »

Hás-de reparar que em alguns planos lente está desfocada, como que "embaciada", nos rebordos.

Já vi isto assim deliberado num filme qualquer, mas não me consigo recordar qual é agora.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Batman (2022) - Matt Reeves

Post by mansildv »

‘The Batman’ Sequel Announced at CinemaCon

https://www.thewrap.com/the-batman-2-se ... tt-reeves/
Post Reply