The Driver (1978) - Walter Hill

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

The Driver (1978) - Walter Hill

Post by mansildv »

Image

Realizador: Walter Hill
Elenco: Ryan O'Neal, Bruce Dern, Isabelle Adjani.

A getaway driver becomes the latest assignment for a tenacious detective.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by mansildv »

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by mansildv »

Prometia mais mas ainda assim é um daqueles filmes que vale a pena descobrir!
A Isabelle Adjani pareceu-me pouco aproveitada e a história um pouco vazia, mas tem excelentes cenas de perseguição e um ambiente que me prendeu.

7.5/10
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by paupau »

Este filme é da escola de contar o estritamente necessário, sem alongar em subplots ou pallha sem grande interesse. Eu vejo um filme assertivo e direto ao assunto, como posteriormente os melhores filmes do Michael Mann ou mesmo o Drive do Refn, com personagens lacónicas e com um forte código moral, capazes de largar tudo em 30s. E invarialmente caem quando criam uma ligação emocional pela primeira vez.
No fundo vão todos beber à quote inicial do Le Samourai que não há animal mais sozinho que o tigre na floresta. Talvez...

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by TheLimey »

Para mim, The Driver é de longe o melhor filme do Walter Hill.
Mil vezes superior àquela monumental "chungaria", intitulada The Warriors, que ele realizou no ano seguinte e que se tornou, vá lá saber-se porquê, num dos filmes de maior culto da década de 70. :roll:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by mansildv »

TheLimey wrote: July 22nd, 2020, 5:37 pm Para mim, The Driver é de longe o melhor filme do Walter Hill.
Vi apenas 5 filmes do Walter Hill e, para mim, o melhor é o Hard Times.
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by TheLimey »

mansildv wrote: July 23rd, 2020, 12:05 pm
TheLimey wrote: July 22nd, 2020, 5:37 pm Para mim, The Driver é de longe o melhor filme do Walter Hill.
Vi apenas 5 filmes do Walter Hill e, para mim, o melhor é o Hard Times.
Prefiro o The Driver, mas o Hard Times também é muito bom. yes-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by PanterA »

Tem o seu estatuto de culto, e lança algumas das bases para muito cinema que saiu posteriormente mas não me deu o click. Queria ser directo em tudo que fazia, quer diálogo, personagens, história, mas chega-se ao fim só se salva pelo "driver" pelo o que não diz e o que faz. Kudos para o ambiente e as perseguições ainda que as do Bullitt 10 anos antes davam-me mais imersão.

6/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by Samwise »

TheLimey wrote: July 22nd, 2020, 5:37 pm Para mim, The Driver é de longe o melhor filme do Walter Hill.
Mil vezes superior àquela monumental "chungaria", intitulada The Warriors, que ele realizou no ano seguinte e que se tornou, vá lá saber-se porquê, num dos filmes de maior culto da década de 70. :roll:
hmmm.... tenho de discordar de ti aqui quanto à "chungaria". O filme passa-se em ambientes chungas e só tem personagens chungas (fora a "nobreza de carácter" de um ou outro), mas é suposto ser assim. Estou mais de acordo com o Paupau - merecidamente um filme que se tornou de culto, e que teve mais recentemente uma versão "retocada", em que as cut scenes partem de pranchas de BD, dando sequência a uma ideia original do Hill, que imaginou e intencinou aquilo como uma transposição fluída da BD para o Cinema.

Quanto ao meu favorito dele - ainda não deixou de ser o Streets of Fire, que na realidade é outra bela "chungaria", mas que reúne uma série de géneros num projecto arriscado e singular (acho não há nada de remotamente semelhante àquilo no mundo da 7ª arte) de que cada vez gosto mais. Os primeiros 15 minutos de fita (até terminarem os créditos) são para mim os melhores momentos de cinema que o Hill já filmou.

E ainda tens direito a isto... :-))) :-))) :-)))

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by TheLimey »

Samwise wrote: August 5th, 2020, 10:35 am
TheLimey wrote: July 22nd, 2020, 5:37 pm Para mim, The Driver é de longe o melhor filme do Walter Hill.
Mil vezes superior àquela monumental "chungaria", intitulada The Warriors, que ele realizou no ano seguinte e que se tornou, vá lá saber-se porquê, num dos filmes de maior culto da década de 70. :roll:
hmmm.... tenho de discordar de ti aqui quanto à "chungaria". O filme passa-se em ambientes chungas e só tem personagens chungas (fora a "nobreza de carácter" de um ou outro), mas é suposto ser assim. Estou mais de acordo com o Paupau - merecidamente um filme que se tornou de culto, e que teve mais recentemente uma versão "retocada", em que as cut scenes partem de pranchas de BD, dando sequência a uma ideia original do Hill, que imaginou e intencinou aquilo como uma transposição fluída da BD para o Cinema.

Quanto ao meu favorito dele - ainda não deixou de ser o Streets of Fire, que na realidade é outra bela "chungaria", mas que reúne uma série de géneros num projecto arriscado e singular (acho não há nada de remotamente semelhante àquilo no mundo da 7ª arte) de que cada vez gosto mais. Os primeiros 15 minutos de fita (até terminarem os créditos) são para mim os melhores momentos de cinema que o Hill já filmou.
Também gosto do Streets of Fire. Para mim, é uma "chungaria" muito melhor do que The Warriors e tem uma banda sonora fabulosa!

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by Samwise »

TheLimey wrote: August 5th, 2020, 1:48 pm
A entrada em cena do gang, a imobilidade no meio do público em euforia, os tempos de espera, o shifting na luz, e os timings de tudo isto.... salut-)

E essa música ficou comigo desde os tempos de juventude - ainda hoje ponho o sistema em altos berros quando passo isso. :twisted:

O filme é um bom bocado "cheesy" e muiiiito "teen", mas para mim faz tudo parte do encanto.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2566
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by José »

Samwise wrote: August 5th, 2020, 3:03 pm
TheLimey wrote: August 5th, 2020, 1:48 pm
A entrada em cena do gang, a imobilidade no meio do público em euforia, os tempos de espera, o shifting na luz, e os timings de tudo isto.... salut-)

E essa música ficou comigo desde os tempos de juventude - ainda hoje ponho o sistema em altos berros quando passo isso. :twisted:

O filme é um bom bocado "cheesy" e muiiiito "teen", mas para mim faz tudo parte do encanto.
E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R! O filme, a música, tudo. Tem um espírito série B muito bem impregnado, que conquista pela simplicidade dos seus propósitos. E, como escreveu o Pedro Marta Santos no seu Guia Terapêutico de Cinema, com a rapariga que todos queriam salvar nos anos 80, a bela e talentosa Diane Lane.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: The Driver (1978) - Walter Hill

Post by PanterA »

O Streets of Fire é basicamente o inicio e o fim por causa das 2 canções especiais, já o seu miolo é algo que se vai vendo por arrasto por causa desses 2 momentos, que por alguma razão são um quanto viciante.
Post Reply