I Vitelloni (1953) - Federico Fellini

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

I Vitelloni (1953) - Federico Fellini

Post by mansildv »

Image

Realizador: Federico Fellini
Elenco: Alberto Sordi, Franco Fabrizi, Franco Interlenghi, Leopoldo Trieste, Riccardo Fellini, Leonora Ruffo, Jean Brochard.

A character study of five young men at crucial turning points in their lives in a small town in Italy.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: I Vitelloni (1953) - Federico Fellini

Post by mansildv »

‘I Vitelloni’ Is Fellini at His Ironic Best

https://www.latimes.com/archives/la-xpm ... story.html
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: I Vitelloni (1953) - Federico Fellini

Post by mansildv »

Belo filme, feito de momentos simples, daqueles em que parece que nada acontece e acontece tanta coisa.
A história é excelente, e está muito bem contada, tem bons desempenhos e uma realização segura, é um grande filme.

8/10
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: I Vitelloni (1953) - Federico Fellini

Post by Cabeças »

Image

O 3º filme realizado pelo Federico Fellini, e talvez aquele de que gostei mais até agora, a par com o "La Strada". Mas os outros 4 ou 5 que vi dele já foi há uns anos largos, tenho que os rever.

A nostalgia e uma sensação de saudade e de pré-reconhecimento acompanharam-me durante todo este filme. Os locais, a sensação que me transmitiram, foi quase como se fosse de um filme feito em Portugal na mesma época. Imaginei aliás em diversos momentos vozes portuguesas nas cenas e nos sítios que via no filme, que me deu sempre uma sensação de familiaridade muito grande. orgulho-)

Scorsese no documentário "A Minha Viagem a Itália" refere ter sido este um dos filmes de Fellini com que mais se identificou e um dos que mais o inspiraram. Sinceramente, adorei o filme e fiquei com saudades das personagens no final, o que para mim diz tudo.

O filme faz este ano 68 anos, fiz uma pesquisa rápida na imdb e vi que os actores principais já todos morreram. o-( Fica no entanto, enquanto houver civilização, este belo testemunho que nos deixaram e que já faz parte da História do Cinema. salut-)
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: I Vitelloni (1953) - Federico Fellini

Post by Samwise »

Uma das grandes obras de Fellini, e uma de apelo, aplicabilidade e durabilidade universais, pela maneira como formula e expõe condições e comportamentos sociais.

Talvez também seja a melhor obra para entrar no "Universo Fellini", uma vez que a relativa simplicidade da camada artística (sobretudo caricatural e metafórica), e "afabilidade" das personagens (mesmo que com "scanices" pelo meio) permitem uma aproximação imediata ao íntimo pessoal e depois à convulsão social.

10/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply