Dream Double Features Criterion.

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by Samwise »

paupau wrote: October 18th, 2020, 7:51 pm Mas pelos outros dois, ainda recomendava o Casque d'Or, também magnífico.
Tenho dificuldade em incluir o Casque D'or neste grupo por causa da ausência do factor comum que indiquei. A personagem interpretada pelo Reggiani é representativo de um outro conceito de honra mais "caseiro", para além de que a relação com a personagem feminina tem peso e importância na história - é mesmo central -, algo que não sucede nos outros casos (os três filmes tocam também na necessidade consciente de solidão naquele tipo de negócio - relações "amorosas", sim, mas com o devido distanciamento).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by paupau »

Estou a ver a lógica para este critério em especial. Num sentido lato, não influencia na forma como usufrui dos 3 que vi. Mas essa questão do código moral está muito presente em toda a carreira do Melville, porventura como em poucos outros cineastas.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by Samwise »

paupau wrote: October 19th, 2020, 9:19 pm Estou a ver a lógica para este critério em especial. Num sentido lato, não influencia na forma como usufrui dos 3 que vi.
Sim, se o critério for mais lato, muita coisa pode ser associada à minha sugestão. Fiquei a pensar no assunto e reparei que faltou um elemento essencial aos meus critérios: a idade do protagonista. Nas três fitas, esta personagem principal está à beira "da reforma" - à beira de entrar (ou já entrou mesmo) naquela idade que já é "terceira". Os anos de juventude já passaram há muito, a elasticidade física já não é o que era, mas em contrapartida estão rijos que nem cepos, e com uma atitude perante a vida que está fortalecida por muitos anos de rodagem e experiência acumulada. Ainda não são propriamente velhos, mas já se notam as rugas e o cabelo grisalho.
Mas essa questão do código moral está muito presente em toda a carreira do Melville, porventura como em poucos outros cineastas.
Concordo. Os que vi dele (e foram quase todos) têm personagens princiapis que encaixam no perfil.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by Samwise »

Hoje trago-vos sugestões para várias Double Dream Features encadeadas, com pontos de ligação "sequenciais" - e, se a insónia demasiado for persistente, opção para uma longa Quadruple Dream Feature (com jeitinho, vai até uma Quintuple DF) . :-)))

A primeira dupla gira em torno da associação entre os dois "principais" detectives da literatura hardboiled norte-americana, Sam Spade, criado por Dashiell Hammett, e Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler. Há semelhanças e diferenças essencias entre estas personagems, mas com a passagem ao cinema as diferenças acabaram por ficar algo esbatidas pelo facto de terem sido ambas interpretados pelo carismático Humphrey Bogart.

Os filmes, por esta altura clássicos imortais, são o The Maltese Falcon (1941), de John Huston , e o The Big Sleep (1946), de Howard Hawks.

Pegando agora pelo The Big Sleep, a segunda dupla associativa junta este filme ao To Have and Have Not (1944) pela via da dinâmica entre o "trio": realizador - actor principal - actriz principal, respectivamente Howard Hawks, Humphrey Bogart e Lauren Bacall. A Hawks interessou-lhe explorar a química no ecrã entre Bogart e Bacall, sem se ter apercebido que estava juntar, também na vida real, um dos pares mais famosos e mediáticos da sétima arte. To Have and Have Not tem nos créditos do argumento talvez a maior concentração de talento de sempre, ao reunir dois laureados com o Nobel da Literatura: Ernest Hemingway (que escreveu a história) e William Faulkner (que ajudou a escrever o screen play), mas o que sobressai depois na tela é a "assinatura", a autoria evidente de Hawks nos pequenos jogos e subtexto sexual que domina toda a relação entre Bogart e Bacall. Esta "química" evidente foi mais tarde repetida com sucesso no The Big Sleep - embora sejam filmes substancialmente diferentes na história e nos temas.

E a partir de To Have and Have Not chegamos a outros dois filmes. A parelha principal será com a segunda adaptação do romance de Hemingway ao cinema, em The Breaking Point (1950), realizado por Michael Curtiz, e com John Garfield no papel que coube anteriormente a Bogart. É uma versão bastante mais realista da história - ancorada quase numa abordagem neo-realista à americana - com a personagem principal literalmente presa a um casamento que a obriga a planear o dia-a-dia com outro cuidado (enquanto Bogart, em To Have and Have Not, é um passarinho livre e desprendido). Se no filme de Hawks tínhamos o sexo dos anjos, no filme de Curtiz temos os dilemas do quotidiano familiar a orientarem a vida de um espírito que de outro modo anseia por liberdade.

Finalmente, o To Have and Have Not emparelha também de alguma forma com outro filme de Michael Curtiz, o mítico Casablanca (1942). O enredo é vagamente semelhante, assim como o papel de Bogart, e, a fazer as vezes do pianista Sam, está no filme de Hawks a Lauren Bacall, que ao longo da narrativa canta, acompanhada ao piano, vários temas musicais. Diz-se que Hawks quis, em To Have and Have Not, filmar a sua versão de Casablanca...

Em resumo:
- The Maltese Falcon + The Big Sleep
- The Big Sleep + To Have and Have Not
- To Have and Have Not + The Breaking Point
- Casablanca + To Have and Have Not
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by mansildv »

Não é uma sessão dupla de sonho, nem nenhum dos filmes é excelente, mas vi o Eighth Grade e o Booksmart seguidos, por esta ordem, e acho que o visionamento de ambos foi uma experiência mais interessante desta forma yes-)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by José »

mansildv wrote: January 8th, 2021, 11:17 am Não é uma sessão dupla de sonho, nem nenhum dos filmes é excelente, mas vi o Eighth Grade e o Booksmart seguidos, por esta ordem, e acho que o visionamento de ambos foi uma experiência mais interessante desta forma yes-)
Daquilo que já li sobre ambos, sim, parece-me que essa parelha vai bem. yes-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by nimzabo »

Sugiro uma sessão tripla para propor uma perspectiva particular sobre os recentes acontecimentos nos EUA.
Wild Wild Country - https://www.imdb.com/title/tt7768848/?ref_=nv_sr_srsg_0
Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple - https://www.imdb.com/title/tt0762111/?ref_=nv_sr_srsg_1
Going Clear: Scientology & the Prison of Belief: https://www.imdb.com/title/tt4257858/?ref_=nv_sr_srsg_3
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by mansildv »

José wrote: January 8th, 2021, 11:28 am
mansildv wrote: January 8th, 2021, 11:17 am Não é uma sessão dupla de sonho, nem nenhum dos filmes é excelente, mas vi o Eighth Grade e o Booksmart seguidos, por esta ordem, e acho que o visionamento de ambos foi uma experiência mais interessante desta forma yes-)
Daquilo que já li sobre ambos, sim, parece-me que essa parelha vai bem. yes-)
É verdade, ficam bem juntos yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by mansildv »

Agora sim, uma sessão dupla de sonho: Le Salaire de la Peur e Sorcerer yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by mansildv »

Não foi uma sessão dupla mas fica sugestão, pode resultar - Neil Young: Heart of Gold e Stop Making Sense, ambos do genial Jonathan Demme yes-)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by José »

mansildv wrote: January 10th, 2021, 1:17 am Não foi uma sessão dupla mas fica sugestão, pode resultar - Neil Young: Heart of Gold e Stop Making Sense, ambos do genial Jonathan Demme yes-)
Já li maravilhas sobre ambos! Ao que parece, até nesse registo o saudoso Demme brilhava. yes-)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by José »

mansildv wrote: January 8th, 2021, 12:46 pm Agora sim, uma sessão dupla de sonho: Le Salaire de la Peur e Sorcerer yes-)
:-))) :-)))
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by mansildv »

José wrote: January 10th, 2021, 10:56 am
mansildv wrote: January 10th, 2021, 1:17 am Não foi uma sessão dupla mas fica sugestão, pode resultar - Neil Young: Heart of Gold e Stop Making Sense, ambos do genial Jonathan Demme yes-)
Já li maravilhas sobre ambos! Ao que parece, até nesse registo o saudoso Demme brilhava. yes-)
É verdade, sem dúvida :-))) E até nem aprecio muito as músicas dos Talking Heads, mas gostei de ver! yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by mansildv »

José wrote: January 10th, 2021, 10:59 am
mansildv wrote: January 8th, 2021, 12:46 pm Agora sim, uma sessão dupla de sonho: Le Salaire de la Peur e Sorcerer yes-)
:-))) :-)))
É um daqueles casos raros em que o original é fabuloso e o remake fica no mesmo patamar :-)))
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dream Double Features Criterion.

Post by Samwise »

José wrote: January 10th, 2021, 10:59 am
mansildv wrote: January 8th, 2021, 12:46 pm Agora sim, uma sessão dupla de sonho: Le Salaire de la Peur e Sorcerer yes-)
:-))) :-)))
Verdade, verdade... há por aí uns abusadores que insistem em sessões triplas e às vezes até de mais "múltiplos" e que estão a ir claramente contra o sentido do tópico. :-))) :-))) :-)))

/eu ando um bocadito desparecido em termos de participação, mas é porque estou com relativo pouco tempo. Mas tenho lido tudinho o que os meninos escrevem. como?-) orgulho-) :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply