Tenho dificuldade em incluir o Casque D'or neste grupo por causa da ausência do factor comum que indiquei. A personagem interpretada pelo Reggiani é representativo de um outro conceito de honra mais "caseiro", para além de que a relação com a personagem feminina tem peso e importância na história - é mesmo central -, algo que não sucede nos outros casos (os três filmes tocam também na necessidade consciente de solidão naquele tipo de negócio - relações "amorosas", sim, mas com o devido distanciamento).
Dream Double Features Criterion.
Moderators: mansildv, waltsouza
Re: Dream Double Features Criterion.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dream Double Features Criterion.
Estou a ver a lógica para este critério em especial. Num sentido lato, não influencia na forma como usufrui dos 3 que vi. Mas essa questão do código moral está muito presente em toda a carreira do Melville, porventura como em poucos outros cineastas.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Dream Double Features Criterion.
Sim, se o critério for mais lato, muita coisa pode ser associada à minha sugestão. Fiquei a pensar no assunto e reparei que faltou um elemento essencial aos meus critérios: a idade do protagonista. Nas três fitas, esta personagem principal está à beira "da reforma" - à beira de entrar (ou já entrou mesmo) naquela idade que já é "terceira". Os anos de juventude já passaram há muito, a elasticidade física já não é o que era, mas em contrapartida estão rijos que nem cepos, e com uma atitude perante a vida que está fortalecida por muitos anos de rodagem e experiência acumulada. Ainda não são propriamente velhos, mas já se notam as rugas e o cabelo grisalho.
Concordo. Os que vi dele (e foram quase todos) têm personagens princiapis que encaixam no perfil.Mas essa questão do código moral está muito presente em toda a carreira do Melville, porventura como em poucos outros cineastas.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dream Double Features Criterion.
Hoje trago-vos sugestões para várias Double Dream Features encadeadas, com pontos de ligação "sequenciais" - e, se a insónia demasiado for persistente, opção para uma longa Quadruple Dream Feature (com jeitinho, vai até uma Quintuple DF) .
A primeira dupla gira em torno da associação entre os dois "principais" detectives da literatura hardboiled norte-americana, Sam Spade, criado por Dashiell Hammett, e Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler. Há semelhanças e diferenças essencias entre estas personagems, mas com a passagem ao cinema as diferenças acabaram por ficar algo esbatidas pelo facto de terem sido ambas interpretados pelo carismático Humphrey Bogart.
Os filmes, por esta altura clássicos imortais, são o The Maltese Falcon (1941), de John Huston , e o The Big Sleep (1946), de Howard Hawks.
Pegando agora pelo The Big Sleep, a segunda dupla associativa junta este filme ao To Have and Have Not (1944) pela via da dinâmica entre o "trio": realizador - actor principal - actriz principal, respectivamente Howard Hawks, Humphrey Bogart e Lauren Bacall. A Hawks interessou-lhe explorar a química no ecrã entre Bogart e Bacall, sem se ter apercebido que estava juntar, também na vida real, um dos pares mais famosos e mediáticos da sétima arte. To Have and Have Not tem nos créditos do argumento talvez a maior concentração de talento de sempre, ao reunir dois laureados com o Nobel da Literatura: Ernest Hemingway (que escreveu a história) e William Faulkner (que ajudou a escrever o screen play), mas o que sobressai depois na tela é a "assinatura", a autoria evidente de Hawks nos pequenos jogos e subtexto sexual que domina toda a relação entre Bogart e Bacall. Esta "química" evidente foi mais tarde repetida com sucesso no The Big Sleep - embora sejam filmes substancialmente diferentes na história e nos temas.
E a partir de To Have and Have Not chegamos a outros dois filmes. A parelha principal será com a segunda adaptação do romance de Hemingway ao cinema, em The Breaking Point (1950), realizado por Michael Curtiz, e com John Garfield no papel que coube anteriormente a Bogart. É uma versão bastante mais realista da história - ancorada quase numa abordagem neo-realista à americana - com a personagem principal literalmente presa a um casamento que a obriga a planear o dia-a-dia com outro cuidado (enquanto Bogart, em To Have and Have Not, é um passarinho livre e desprendido). Se no filme de Hawks tínhamos o sexo dos anjos, no filme de Curtiz temos os dilemas do quotidiano familiar a orientarem a vida de um espírito que de outro modo anseia por liberdade.
Finalmente, o To Have and Have Not emparelha também de alguma forma com outro filme de Michael Curtiz, o mítico Casablanca (1942). O enredo é vagamente semelhante, assim como o papel de Bogart, e, a fazer as vezes do pianista Sam, está no filme de Hawks a Lauren Bacall, que ao longo da narrativa canta, acompanhada ao piano, vários temas musicais. Diz-se que Hawks quis, em To Have and Have Not, filmar a sua versão de Casablanca...
Em resumo:
- The Maltese Falcon + The Big Sleep
- The Big Sleep + To Have and Have Not
- To Have and Have Not + The Breaking Point
- Casablanca + To Have and Have Not
A primeira dupla gira em torno da associação entre os dois "principais" detectives da literatura hardboiled norte-americana, Sam Spade, criado por Dashiell Hammett, e Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler. Há semelhanças e diferenças essencias entre estas personagems, mas com a passagem ao cinema as diferenças acabaram por ficar algo esbatidas pelo facto de terem sido ambas interpretados pelo carismático Humphrey Bogart.
Os filmes, por esta altura clássicos imortais, são o The Maltese Falcon (1941), de John Huston , e o The Big Sleep (1946), de Howard Hawks.
Pegando agora pelo The Big Sleep, a segunda dupla associativa junta este filme ao To Have and Have Not (1944) pela via da dinâmica entre o "trio": realizador - actor principal - actriz principal, respectivamente Howard Hawks, Humphrey Bogart e Lauren Bacall. A Hawks interessou-lhe explorar a química no ecrã entre Bogart e Bacall, sem se ter apercebido que estava juntar, também na vida real, um dos pares mais famosos e mediáticos da sétima arte. To Have and Have Not tem nos créditos do argumento talvez a maior concentração de talento de sempre, ao reunir dois laureados com o Nobel da Literatura: Ernest Hemingway (que escreveu a história) e William Faulkner (que ajudou a escrever o screen play), mas o que sobressai depois na tela é a "assinatura", a autoria evidente de Hawks nos pequenos jogos e subtexto sexual que domina toda a relação entre Bogart e Bacall. Esta "química" evidente foi mais tarde repetida com sucesso no The Big Sleep - embora sejam filmes substancialmente diferentes na história e nos temas.
E a partir de To Have and Have Not chegamos a outros dois filmes. A parelha principal será com a segunda adaptação do romance de Hemingway ao cinema, em The Breaking Point (1950), realizado por Michael Curtiz, e com John Garfield no papel que coube anteriormente a Bogart. É uma versão bastante mais realista da história - ancorada quase numa abordagem neo-realista à americana - com a personagem principal literalmente presa a um casamento que a obriga a planear o dia-a-dia com outro cuidado (enquanto Bogart, em To Have and Have Not, é um passarinho livre e desprendido). Se no filme de Hawks tínhamos o sexo dos anjos, no filme de Curtiz temos os dilemas do quotidiano familiar a orientarem a vida de um espírito que de outro modo anseia por liberdade.
Finalmente, o To Have and Have Not emparelha também de alguma forma com outro filme de Michael Curtiz, o mítico Casablanca (1942). O enredo é vagamente semelhante, assim como o papel de Bogart, e, a fazer as vezes do pianista Sam, está no filme de Hawks a Lauren Bacall, que ao longo da narrativa canta, acompanhada ao piano, vários temas musicais. Diz-se que Hawks quis, em To Have and Have Not, filmar a sua versão de Casablanca...
Em resumo:
- The Maltese Falcon + The Big Sleep
- The Big Sleep + To Have and Have Not
- To Have and Have Not + The Breaking Point
- Casablanca + To Have and Have Not
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dream Double Features Criterion.
Não é uma sessão dupla de sonho, nem nenhum dos filmes é excelente, mas vi o Eighth Grade e o Booksmart seguidos, por esta ordem, e acho que o visionamento de ambos foi uma experiência mais interessante desta forma
Re: Dream Double Features Criterion.
Daquilo que já li sobre ambos, sim, parece-me que essa parelha vai bem.
Re: Dream Double Features Criterion.
Sugiro uma sessão tripla para propor uma perspectiva particular sobre os recentes acontecimentos nos EUA.
Wild Wild Country - https://www.imdb.com/title/tt7768848/?ref_=nv_sr_srsg_0
Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple - https://www.imdb.com/title/tt0762111/?ref_=nv_sr_srsg_1
Going Clear: Scientology & the Prison of Belief: https://www.imdb.com/title/tt4257858/?ref_=nv_sr_srsg_3
Wild Wild Country - https://www.imdb.com/title/tt7768848/?ref_=nv_sr_srsg_0
Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple - https://www.imdb.com/title/tt0762111/?ref_=nv_sr_srsg_1
Going Clear: Scientology & the Prison of Belief: https://www.imdb.com/title/tt4257858/?ref_=nv_sr_srsg_3
Re: Dream Double Features Criterion.
Re: Dream Double Features Criterion.
Agora sim, uma sessão dupla de sonho: Le Salaire de la Peur e Sorcerer
Re: Dream Double Features Criterion.
Não foi uma sessão dupla mas fica sugestão, pode resultar - Neil Young: Heart of Gold e Stop Making Sense, ambos do genial Jonathan Demme
Re: Dream Double Features Criterion.
Re: Dream Double Features Criterion.
Verdade, verdade... há por aí uns abusadores que insistem em sessões triplas e às vezes até de mais "múltiplos" e que estão a ir claramente contra o sentido do tópico.
/eu ando um bocadito desparecido em termos de participação, mas é porque estou com relativo pouco tempo. Mas tenho lido tudinho o que os meninos escrevem.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva