Recriação dos dias da famosa batalha de Midway, um confronto entre a Frota Norte-Americana e a Marinha Imperial Japonesa que mudou o rumo dos acontecimentos no teatro de guerra do Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial. O filme baseia-se em eventos verídicos e heróis verdadeiros, narrando a história da audácia e da coragem, de ambos os lados, naquela que foi a mais longa batalha marítima da Segunda Grande Guerra.
Para quem não tem nada para fazer, gosta de aeronática do ponto de vista do aviador de sofá, e não quer ocupar a cabeça com coisas mais cerebrais, é um filme que se vê bem dentro do estilo de espectáculo grandiloquente que se conhece deste realizador.
Parece que o Emmerich tomou particular atenção aos factos históricos (que de facto seguem a história que se conhece sem desvios), mas para quem não estiver por dentro do assunto também não apanha grande coisa, dado o agregado, a multiplicidade de assuntos e intervenientes, e as "várias" escalas temporais que se vão sucedendo.
O foco, como é espectável, está nas batalhas aéreas.
Os efeitos especiais estão algo "etéreos" na representação dos navios e aeronaves, e há algum abuso na extensão do planos dos caças bombardeiros a picar sobre os Porta-Aviões inimigos (o Emmerich deve ser fã do DragonBall...)
Cumpre os mínimos.
6/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death