At Eternity's Gate (2018) - Julian Schnabel

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

At Eternity's Gate (2018) - Julian Schnabel

Post by Samwise »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/At_Eterni ... ate_(film)
https://www.imdb.com/title/tt6938828/

Belíssimo filme sobre a vida do pintor Vincent Van Gogh, com uma das melhores interpretações da carreira do grande Willem Dafoe, que parece ter nascido física e psicologicamente para o papel em questão.

Uma obra apostada em (tentar) mostrar o que via (a perspectiva da câmara explora em certas ocasiões o olhar na "primeira pessoa") e sobretudo o que sentia Van Gogh nos seus momentos de inspiração (até os "extra-terrenos, aquando tomado por visões extasiantes, inundadas de luz e distorção), pela sua forma diferente de olhar para as coisas (um "diferente" muito concreto e desafiador em relação aos "comuns mortais", que não vislumbravam nada de agradável nos quadros que viam pintar) , acompanhada por vezes de sopros irregulares de loucura - tudo depois rapidamente vertido em camadas de tinta umas sobre as outras nas suas pinturas.

Adorei a realização (nem sempre gosto dos efeitos de "câmara ao ombro", sem o amparo de um estabilizador de imagem, mas aqui estão completamente adequados aos contextos) e a enorme sensibilidade emocional com que capta o espírito do artista. Mais do que uma obra detalhada sobre a vida e obra do pintor (que não é - está bem longe da ideia de biopic), é uma obra profunda sobre a sensibilidade de um autor perante o seu campo de trabalho - em particular a natureza e a forma como a luz do sol banha tudo de forma celestial - fazendo a ponte entre o interior psicológico/imaginado/visualizado e o exterior natural. Belas imagens, belas evocações emocionais (a relação com o irmão...), bela música de fundo, e sobretudo bela interpretação de Dafoe, sempre no fio da navalha entre o êxtase divino e uma racionalidade serena na incerteza da perturbação mental.

9/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: At Eternity's Gate (2018) - Julian Schnabel

Post by Cabeças »

Já vi, gostei imenso :-D
Realmente o Willem convence completamente como Vincent, foi um cast perfeito!

Fiquei surpreendido pelo final, que é diferente do que tinha lido em várias fontes sobre o que realmente aconteceu. Não sei se o Julian Schnabel fez a sua própria investigação, ou se tomou algumas liberdades, o que em caso de ser verdade não me parece muito correcto, pois na minha opinião é um filme de características fortemente biográficas, sendo difícil para mim aceitar alterações aos factos neste contexto.

Quanto ao filme, é belo, comovente, e muito triste.
Fica a consolação de que, embora Vincent não tenha tido oportunidade de o saber, pelo menos enquanto esteve vivo, o objectivo dele foi plenamente alcançado quanto à sua obra. salut-)

Recomendo sem reservas a quem goste de Van Gogh!

Last edited by Cabeças on March 15th, 2020, 11:37 am, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: At Eternity's Gate (2018) - Julian Schnabel

Post by Samwise »

:-D salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: At Eternity's Gate (2018) - Julian Schnabel

Post by nimzabo »

Vai dar dia 14 na RTP1
Post Reply