Der Medicus / The Physician (2013) - Philipp Stölzl

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3059
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Der Medicus / The Physician (2013) - Philipp Stölzl

Post by JoséMiguel »

Image
The Physician (German: Der Medicus) is a 2013 German historical drama film based on the novel of the same name by Noah Gordon.[3] The film, co-written and directed by Philipp Stölzl, focuses on an orphan from an 11th-century English town whose mother died of a mysterious illness. The boy vows to study medicine and decides to travel to Persia. (Wikipedia)
Trailer



Realizador

Image
Philipp Stölzl (born 1967 in Munich) is a German film director, opera director and screenwriter. He began to direct music videos in the mid 1990s and directed his first feature film in 2002.
O realizador de cinema alemão Philipp Stölzl, é também director de ópera, mas antes disso ele fez telediscos para os Ramstein, Pavaroti, e outros músicos muito famosos, exemplos de dois tele-discos criados por ele:





Wikipedia do realizador: https://en.wikipedia.org/wiki/Philipp_S ... s_directed
Last edited by JoséMiguel on December 29th, 2019, 3:50 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3059
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Der Medicus / The Physician (2013) - Philipp Stölzl

Post by JoséMiguel »

Opinião

Eu adorei este filme de 2013, que passou por debaixo do meu radar até agora.

O título brasileiro deste filme é "O Médico" e o título espanhol é "El Médico", ambos correctos. O mínimo que se espera de um tradutor de filmes de língua inglesa é que saiba a língua inglesa, e esse gajo ou gaja que chamou "O Físico" a este filme, não sabe inglês.

"Mas adiante". Eu adorei este filme porque na primeira parte mostra a miséria da Europa Medieval, e em seguida mostra o avanço do mundo muçulmano, sobre a Europa não ocupada pelos mouros. Atenção que Portugal está fora de jogo, graças à benéfica invasão árabe de Península Ibérica no ano 711 DC.

Image

Embora todos os países muçulmanos sejam agora uma grande cagada, Portugal e Espanha foram invadidos pelos muçulmanos na altura certa, e por isso a Península Ibérica foi um Oásis, quando a maior parte da Europa estava na miséria da Idade das Trevas, com grandes fomes e guerras de 100 anos.

A primeira parte deste filme mostra o atraso de vida que era Inglaterra no século XI, mas nessa época, antes do Afonso Henriques, a nossa Península estava sob a ocupação moura, que aliás este filme enaltece, que trouxe irrigação, medicina e universidades, conhecimentos capturados ao Império Romano pelos árabes, e desenvolvidos por eles.

Assim, Portugal foi poupado à infame Idade das Trevas Europeia, embora esta perspectiva tenha sido ocultada dos manuais escolares portugueses e espanhóis do século XX, devido à ideologia do Fascismo de Franco e Salazar.

Este filme é bastante bom, na medida em que ensina que o mundo muçulmano foi superior ao mundo cristão, na ciência, medicina, etc. É importante que as pessoas saibam isso, por acaso eu já vi uma palestra no You Tube do cientista Neil Degrasse Tyson (o menino inspirado pelo Carl Sagan, que narrou o remake do Cosmos), em que ele indica o ponto de viragem de quando o Islamismo se tornou anti-científico, é curioso que Portugal foi ocupado por mouros quando o Cristianismo era anti-científico, mas o Islamismo era ainda pró-científico, perante o Cristianismo.

Em seguida irei mostrar uma palestra do cientista Neil Degrasse Tyson, que estava em Nova Iorque durante o ataque terrorista de 11 de Setembro e que mais tarde foi consultor científico para a Casa Branca, nesta palestra ele critica o discurso do Presidente George W. Bush, perante o ataque terrorista, e fala dos feitos científicos do mundo muçulmano (na altura em que Portugal estava ocupado).



Julgo que o Neil Degrasse Tyson, explica em que momento o mundo muçulmano se tornou "merdoso" no vídeo anterior, acho que foi por causa de um fanático que reformou a religião islâmica e a tornou na grande merda que ela é hoje, com intolerância e restrição à liberdade.

Este filme a nível de entretenimento é genial, estilo os épicos "Ben-Hur" e "10 Mandamentos" da década de 1950, digo isto seriamente pois senti a mesma magia e encanto de quando vi os clássicos americanos em menino, não se trata de um filme de acção ou de batalhas, mas é um filme épico cuja duração longa o impediu de ser exibido nos cinemas norte-americanos (os donos dos cinemas americanos não conseguiriam vender tantas pipocas e "sodas" com um filme desta duração e por isso excluíram-no das salas, isso está explicado nas FAQ do IMDB).

Para quem gosta de filmes medievais estilo "A Mulher Falcão" e "O Nome da Rosa", a primeira parte é genial com grande encanto da Inglaterra Medieval, de forma adulta (sem fantochadas do Robin dos Bosques de Hollywood), na segunda parte o herói tem de cortar o prepúcio (a pele que cobre a parte de cima do pénis) com uma faca, para se fazer passar por judeu, pois os cristãos seriam logo mortos se fossem apanhados no mundo árabe, de acordo com o filme (não sei se era realmente assim), esta segunda parte é estilo o filme "Lawrance da Arábia", mas melhor ainda, faz-me lembrar as aventuras do Marco Polo.

A terceira parte do filme é semelhante ao filme espanhol "Ágora", aquele da cientista Hipátia de Alexandria.

Recomendo bastante este filme, apesar de ter erros históricos, é um excelente filme de ficção histórica, mas falharia como documentário.

yes-)
Last edited by JoséMiguel on December 31st, 2019, 9:32 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3087
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Der Medicus / The Physician (2013) - Philipp Stölzl

Post by nimzabo »

Não vi mas li.
Em termos de escrita não é nada de especial mas é acessível e tem um enredo interessante.
Penso que o livro teve bastante sucesso.
Post Reply