La española inglesa (2015) - Marco Castillo

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

La española inglesa (2015) - Marco Castillo

Post by JoséMiguel »

Filme gratuito no site da RTVE

Image
La española inglesa (em português, A espanhola inglesa) é uma obra literária de Miguel de Cervantes Saavedra[1]. Trata-se de um romance bizantino publicado em 1613, em um conjunto de doze novelas escritas entre 1590 e 1612, que compõem as Novelas exemplares (Novelas ejemplares de honestísimo entretenimiento). (Wikipedia)
Trailer oficial



Filme completo gratuito com legendas em castelhano:

http://www.rtve.es/alacarta/videos/la-e ... a/4926558/

Opinião

Image

Este é um conto escrito e situado durante a época em que Portugal era um Reino espanhol dos Dom Filipes (séculos XVI e XVII), arrastado para a guerra com Inglaterra e meia Europa. Por causa do domínio filipino sobre Portugal ficou sem efeito a captura portuguesa de Ceuta em 1415 para protecção dos barcos contra os piratas do Império Turco Otomano.

Image

O enorme valor de um conto escrito entre 1590 e 1612 pela mão do autor do famoso Dom Quixote, é o de que o Miguel de Cervantes fala do que conhece e do que viveu na época, com conhecimento de causa.

O famoso escritor Miguel de Cervantes foi um nobre pobre espanhol que fugiu para Itália, após cometer um crime em Espanha e ingressou no exército luso-espanhol que ocupava Itália então. Quando ele regressava de barco de Itália para Espanha foi capturado por mouros e ficou prisioneiro no norte de África. Neste conto ele inclui enredos passados em Itália e no norte de África, com perfeito conhecimento de causa, pois o escritor viveu isso e foi um homem desse tempo.

Image

Sendo assim, um argumento com mais de 400 anos tem mais mérito do que argumentos de Hollywood onde os personagens se comportam como pessoas do século XX-XXI, embora neste caso o livro original seja demasiado fantasioso e pouco credível, criado para entreter donzelas da corte, quando o escritor estava pobre e velho, sem dinheiro para comer e a viver na miséria.

Image

Mas faz sentido e fica muito bem ao governo de Espanha, de se orgulhar de possuir uma RTVE paga pelo estado, que produz e oferece filmes como este para os povos estrangeiros, como seja o caso dos povos portugueses e brasileiros, que podem aceder gratuitamente a este filme.

A RTP e a BBC não o fazem, pois bloqueiam a transmissão dos seus filmes e séries para o estrangeiro, que vergonha têm os portugueses e os britânicos dos seus governos, ao não exigirem que as suas televisões pagas pelo estado, ofereçam o seu conteúdo ao resto do mundo. Viva Espanha e abaixo Portugal e Reino Unido, etc. (no que toca a não oferecer os conteúdos aos estrangeiro).

Image

O filme em si está bem conseguido, embora não seja "material de Oscares". É uma homenagem merecida ao conto do Miguel de Cervantes.
Post Reply