A Pereira Brava / Ahlat Agaci (2018) - Nuri Bilge Ceylan

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

A Pereira Brava / Ahlat Agaci (2018) - Nuri Bilge Ceylan

Post by nimzabo »

A Pereira Brava
Image
https://www.imdb.com/title/tt6628102/?ref_=fn_al_tt_1
https://www.rottentomatoes.com/m/the_wild_pear_tree

Gostei bastante.
É o quarto filme que vi do Nuri Bilge Ceylan e o que mais gostei.
Tem apenas o senão da duração que ultrapassa as três horas.

P.S. tópico do Sono de Inverno, do mesmo realizador: viewtopic.php?f=11&t=49878&p=606130
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: A Pereira Brava / Ahlat Agaci (2018) - Nuri Bilge Ceylan

Post by José »

Acho que tendo mais para o Sono de Inverno, mas este A Pereira Brava não deixa de ser mais uma belíssima proeza. Fui passando por vários estágios ao longo do filme, até porque a sua duração bem que permite este encadeamento emocional. Houve alturas que o achei demasiado verboso, em que me apetecia que se tivesse apostado mais na contemplação e na introspecção; noutros momentos, percebi que as decisões criativas que tinham sido tomadas tinham sido as mais correctas para aqueles momentos específicos.

Fui alterando a minha percepção também em relação à personagem principal (tantas vezes entendi-o e identifiquei-me, noutras tantas irritou-me profundamente, para de seguida me gerar empatia; exasperou-me e comoveu-me, na mesma medida, etc). É uma história com alguma poesia visual e bastante profunda ao nível dos sentimentos, sobre um jovem que terminou a sua formação académica e que regressa à terra natal, para junto da família. Ele encontra-se num limbo existencial, numa literal e figurativa "terra de nenhures", entre aquilo que sabe ser o seu verdadeiro potencial e o peso demasiado real e demolidor das circunstâncias que teimam em arrastá-lo para uma vivência semelhante à dos seus familiares.

Na sua aparente lhaneza e ligeireza, consegue ser um dedicado retrato dos dias de hoje, uma preciosidade intimista e algo melancólica que incide no contraste entre a promessa efabulada do futuro e as armadilhas constantes das heranças familiares e do meio social em que se circula.
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: A Pereira Brava / Ahlat Agaci (2018) - Nuri Bilge Ceylan

Post by TheLimey »

A Pereira Brava é um belíssimo filme, mas os meus preferidos do Nuri Bilge Ceylan são o Climas e o Era Uma Vez na Anatólia.
Post Reply