Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Rui Santos »

Título em Português: Dor e Glória

Image
Links: IMDB | Rotten Tomatoes | Wikipedia
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Rui Santos »

Apenas para deixar a informação, que o filme será lançado em DVD/Bd.... o que assinala a estreia do formato nos filmes do Almodóvar com legendas Pt.

Lançamento a 05/12/2019: DVD 12.99/14.99 | Blu Ray 17.99/19.99 (Preço de lançamento / Preço Posterior)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Já saíu :-D
A ver se o vejo este fim-de-semana.

Ficam aí embaixo as capas todas, se alguém quiser ver.
Abraços

Image
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by mansildv »

Cabeças, optaste pelo DVD? Sei que és adepto do blu-ray e penso que também foi lançado nesse formato 😉
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Rui Santos »

Exato, Cabeças... o preço do BD até é acessível, que se passou? Manias de colecionador?
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

mansildv wrote: December 6th, 2019, 7:05 pm Cabeças, optaste pelo DVD? Sei que és adepto do blu-ray e penso que também foi lançado nesse formato 😉
Rui Santos wrote: December 6th, 2019, 11:30 pm Exato, Cabeças... o preço do BD até é acessível, que se passou? Manias de colecionador?
Meus caros, foi mesmo pancada de coleccionador neste caso... tenho como podem ver na foto os filmes todos dele em dvd... o bluray ia "destoar" na colecção! nails-)

Também não é na minha opinião o tipo de filme que precise mesmo de ser visto em bluray... e assim foi mais baratinho e tenho a colecção toda alinhadinha! :-)))
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Bom, já vi o filme, e gostei mesmo muito. :-)
É intimista, segundo li bastante autobiográfico e lida sobretudo com memórias, problemas presentes e sobretudo segundo me pareceu uma certa necessidade de fazer as pazes com o passado. A fotografia sobretudo em termos de composição agradou-me imenso, com os vermelhos já característicos e na minha opinião um muito bom gosto estético. Gostei bastante de ver o Banderas neste papel.
E achei muito bem apanhado o "twist" final.
Para esta edição como já referi, uma vez que tenho os filmes dele todos em dvd, optei também pela opção em dvd. Curiosamente, a edição tem uma imagem fantástica!
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Samwise »

Olhando aí para as capas, falta-me ver 4 filmes dele, sem contar com o este último: Pepi & Luci, Labirinto de Paixão, Que Fiz Eu para Merecer Isto e Kika. Os dois primeiros não creio que vá ver tão cedo, mas os outros (três) vão para a short-list dos próximos filmes a consumir. :-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by Samwise »

Já vi. Mais um grande filme do Almodóvar, e mesmo que não seja uma daquelas obras-primas absolutas, é um filme de reconciliação (consigo próprio, com o passado, com pontas autobiográficas que ficaram perdidas no tempo), e também de certa forma, como no caso do Irishman, de testamento - foca o envelhecimento e o que o processo implica na perspectivação das memórias passadas. É um filme muito sereno e pausado, como a explicar que os anos de raiva e explosão já passaram, e que agora é tempo de aceitação e reconciliação, mas, como indica o título, sem que a dor (e a angústia) desapareçam por completo - aliás, a dor do título é agora de outra ordem...

Como sempre, cinema muito elegante e colorido (as cores são determinantes no cinema do autor - são representações artísticas das emoções e sentimentos), com uma bela sequência final a ligar as narrativas que precederam de forma muito bela.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by PanterA »

É cinema de autor mesmo ao máximo. Não há muito que fugir disso, e todo o filme é quase um resumo daquilo que o Almodóvar faz tão bem quer na técnica quer na história. Só que neste último ponto não me consegui envolver rigorosamente em nada do que estava a ser apresentado. Monotonia quase total para ser franco. Tudo parecido colado a cuspe com 2 ou 3 temáticas compostas e narradas de forma leve sem grande alma, pouco convincentes e a tempos um quanto pretensioso da maneira como nos queria envolver tão falsamente nos problemas da personagem.

6/10
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Dolor y Gloria (2019) - Pedro Almodóvar

Post by technicolor »

Almodovar não é um cineasta ao qual tenha prestado especial atenção mesmo reconhecendo-o como um nome importante do cinema espanhol, o primeiro a ter ganho um oscar ( ?), cinema esse do qual me considero espectador atento;

E porquê esta desatenção? bom, não sei bem... digamos que nunca me interessou particularmente e o seu "universo e personagens" não me dizia nada em particular, isso mesmo apesar de eu ser um visitante frequente de Madrid desde os anos 80 e conhecer muitas das referências culturais patentes em grande parte dos seus trabalhos. Mas com este interessante Dolor y Glória essa minha distância do seu cinema, reduziu-se significativamente, sem dúvida! Mérito dele, do Banderas (magnífico) e de mim próprio que terei "amadurecido" bastante nestes últimos anos.

Salvador (coincidência o nome com o Savatore de Cinema Paradiso?) o menino que vence a pobreza e se torna um cineasta de sucesso com destaque para o seu declínio criativo será um alter ego do próprio  Pedro Almodovar? Provavelmente sim... pela minúcia e autenticidade com que está retratado ...e nessa vivência (de vencedor da adversidade no passado e no presente) sim revejo-me um pouco e agrada-me, em especial pela muita emotividade que deixa transparecer. É uma obra de emoções, e vivências, com um final incrível mas aos mesmo tempo bastante verosímil (?)

A homossexualidade, discreta, não me choca, agora o (intenso) beijo entre os dois ex amantes esse é um bocadinho "incomodo" para um provinciano retrógrado como eu :-? mas aceito que faz parte e é... bem genuíno ¡Caray!. 

De resto gostei bastante. 8/10
Post Reply