Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by José »

mansildv wrote: September 18th, 2020, 11:22 pm
José wrote: September 18th, 2020, 9:36 pm Rui Pedro Tendinha está em San Sebastian, viu o novo de Woody Allen e não gostou. :-? :-( Enfim, aguardemos com alguma calma e esperança.

https://www.dn.pt/cultura/amp/woody-all ... 37153.html
Sem problema, muitos filmes do Woody Allen são mal recebidos! É para ver sem qualquer receio :-)))
Ora nem mais! De acordo! salut-) yes-)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by José »

Caramba, ver um filme do Woody Allen é realmente como visitar um elemento da nossa família, alguém que sempre fez parte do nosso portfolio afectivo: é prazeroso reencontrá-lo, reconfortante estar na sua presença, retiramos sempre algo de frutuoso dessa interacção e ficamos satisfeitos connosco próprios por termos ido ao seu encontro.

Desta feita, a história passa-se em Espanha, em pleno festival de cinema de San Sebástian. Mort Rifkin, escritor e professor, acompanha a sua mulher Sue ao dito festival; ela é uma profissional da área das Relações Públicas, responsável pela gestão mediática de realizadores e actores que irão estar presentes no evento. Enquanto a esposa se encontra com uma agenda diária preenchidíssima (e isto envolve, em particular, a orientação de imprensa de um jovem e afamado realizador em ascensão), o escritor aproveita para se afastar de todo o rebuliço envolvente e vai descobrindo a beleza que aquela localidade tem para oferecer. Pelo meio, trava conhecimento com uma encantadora jovem médica cardiologista, que o vai fazer repensar toda a sua vida e as opções que ainda poderá ter em aberto.

O filme é divertidíssimo e acutilante na sua crítica aos filmes dos dias de hoje, bem como aos seus criadores, intermediários e respectivos circuitos de promoção. Dá para perceber perfeitamente que Woody Allen estará triste com o meio cinematográfico contemporâneo, mas ainda assim ele consegue retratar tudo com aquela típica dose de cinismo, acidez e de desconstrução. Sei que não preciso de referir a qualidade dos diálogos, mas permitam-me dizer que esta está aqui, novamente, em topo de forma. É nos momentos de introspecção da personagem principal ou na sua interacção com a jovem médica que estes se revelam maravilhosos, tornando o filme lindo e aconchegante: incidem sobre a vida, o tempo, o amor, a auto-estima e as expectativas em geral.

Rifkin está no meio do turbilhão de um festival de cinema, mas recria, na sua cabeça, o seu próprio festival, socorrendo-se de cenas icónicas de filmes emblemáticos que ele tanto admira. Adorei esta parte do filme: a hipótese das obras cinematográficas que tanto amamos poderem ser, para nós, apaixonados por Cinema, a bússola emocional para avaliarmos aquilo que já passámos, aquilo que estamos a vivenciar e perspectivar as hipóteses que ainda poderemos ter em aberto no nosso horizonte.

Wallace Shawn foi, para mim, uma revelação maravilhosa, eu que não tenho grande conhecimento sobre o trabalho dele. Sim, ele está a fazer as vezes de Woody Allen, mas está brilhante: não se refugia em maneirismos nem se socorre de uma atitude copista - é um verdadeiro trabalho de interpretação! Há já muito tempo que não via Gina Gershon tão bem, Elena Anaya está radiosa, vulnerável e encantadora e Louis Garrel (cuja personagem se chama Philippe, remetendo para o nome do seu pai, o lendário cineasta Philippe Garrel) é impecável na criação do realizador suavemente irritante e pretensioso que acredita piamente que a sua próxima produção cinematográfica poderá ser responsável pelo terminar do conflito israelo-árabe.

Já me alonguei demasiado, escrevi mais do que estava a pensar. Deixem-me só dizer, num Português não muito correcto e para terminar então, que o filme é bom, muita, muita bom!
Last edited by José on October 22nd, 2020, 12:52 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by Cabeças »

José wrote: October 22nd, 2020, 10:29 am Caramba, ver um filme do Woody Allen é realmente como visitar um elemento da nossa família, alguém que sempre fez parte do nosso portfolio afectivo: é prazeroso reencontrá-lo (...)
Ena, obrigado pelo que escreveste! Soube bem ler! :-D
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by José »

Cabeças wrote: October 22nd, 2020, 11:49 am
José wrote: October 22nd, 2020, 10:29 am Caramba, ver um filme do Woody Allen é realmente como visitar um elemento da nossa família, alguém que sempre fez parte do nosso portfolio afectivo: é prazeroso reencontrá-lo (...)
Ena, obrigado pelo que escreveste! Soube bem ler! :-D
Obrigado, eu. Sinto mesmo o que escrevi.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by Samwise »

Boa! yes-)

Ainda não vi o anterior... :roll: (ando a falhar à grande! :lol: )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by mansildv »

Parece que o filme já está disponível em Espanha e por cá nada Grr:-)

https://www.fnac.es/a8068858/Rifkin-s-F ... earchpos=1
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by Cabeças »

mansildv wrote: March 28th, 2021, 8:41 pm Parece que o filme já está disponível em Espanha e por cá nada Grr:-)

https://www.fnac.es/a8068858/Rifkin-s-F ... earchpos=1
Image

Podia ter sido tão bom, se a edição espanhola tivesse legendas em português... o-( Mas infelizmente só em espanhol e catalão, pelo menos fazendo fé na imagem...

Quanto ao mercado nacional... é mau demais para comentar sequer. Deve ser gerido por imbecis. Um dos pontos fortes da Fnac sempre foi o Cinema, algum génio resolveu acabar com quase tudo. Ainda hei-de ver a fnac a vender fruta e sardinhas.
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by José »

Grr:-) grr-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by rui sousa »

É suposto estrear cá a 27 de Maio, de acordo com o Filmspot.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by José »

Estreia em Portugal a 26 de Agosto. A ver vamos.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by mansildv »

José wrote: June 29th, 2021, 11:08 am Estreia em Portugal a 26 de Agosto. A ver vamos.
Já só aguardo o lançamento do DVD :-))) :-)))
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by José »

mansildv wrote: June 29th, 2021, 11:08 am
José wrote: June 29th, 2021, 11:08 am Estreia em Portugal a 26 de Agosto. A ver vamos.
Já só aguardo o lançamento do DVD :-))) :-)))
Também eu. Quero mesmo ter este filme. :-D
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by mansildv »

José wrote: June 29th, 2021, 11:10 am
mansildv wrote: June 29th, 2021, 11:08 am
José wrote: June 29th, 2021, 11:08 am Estreia em Portugal a 26 de Agosto. A ver vamos.
Já só aguardo o lançamento do DVD :-))) :-)))
Também eu. Quero mesmo ter este filme. :-D
Já tenho 15mm reservados na prateleira :lol:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Image

A minha prateleira do Woody e do Bergman já não está disponível nem mais um mm! :-)))

Acho que vou começar a pôr os filmes no chão nails-)
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Rifkin's Festival (2020) - Woody Allen

Post by mansildv »

Cabeças wrote: June 29th, 2021, 6:24 pm Image

A minha prateleira do Woody e do Bergman já não está disponível nem mais um mm! :-)))

Acho que vou começar a pôr os filmes no chão nails-)
É um bom problema :lol:

Reparei que tens aí um ou outro intruso :-)))
Post Reply