Mulan (2020) - Niki Caro

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2130
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by neotheone »

mansildv wrote: December 5th, 2019, 4:30 pm
Image
Hoje também saiu o trailer legendado:
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

neotheone wrote: December 5th, 2019, 5:43 pm
mansildv wrote: December 5th, 2019, 4:30 pm
Image
Hoje também saiu o trailer legendado:


Oh yeah! :shock: Está muito bom! :shock: Vai ser fantástico! O Zhang Yimou iria aprovar de certeza. :-D Aparentemente a Disney retirou o Mushu e incluiu a feiticeira Xian Lang (que acho que vai ser interpretada pela sempre fabulosa Gong Li) que creio que faz parte da lenda da Mulan. Ou seja, parece que vai ser mais fiel à lenda original chinesa e menos remake do filme de animação, o que, para mim, é óptimo. Já havia indícios que apontavam isso e, de facto, tudo parece ir nesse sentido. Os americanos, como eu previa, já estão a espumar de raiva nas redes sociais por não aparecer o Mushu e as cantorias e bem podem espumar ainda mais porque, segundo a Wikipedia, o Mushu não vai mesmo aparecer no filme. Só deverá aparecer o gafanhoto.
No trailer ouve-se a Reflection da versão original numa versão orquestral bem épica (emocionei-me um bocado com o que dá para ouvir desta versão). Espero que fique assim. A Reflection fica muito melhor desta forma. Mal posso esperar por ouvir a versão completa! Parece-me que a parte musical do filme original vai ficar arredada e ainda bem porque esse era um dos meus desejos. Se houvesse, ouvia-se algo em destaque agora no trailer e não se ouve. Eles podem ter feito apenas estes arranjos novos com orquestra de algumas das músicas como a Reflection, talvez a I'll Make a Man Out of You ou a Girl Worth Fighting for também. Veremos...
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A realizadora Niki Caro confirmou que o Mushu não vai aparecer e que o live action não vai ter a componente musical do original! :-D Más notícias para uns, boas notícias para outros, de entre os quais se conta este que vos escreve. :-P

https://www.digitalspy.com/movies/a3052 ... explained/

https://www.digitalspy.com/movies/a3051 ... hu-update/
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by drakes »

Devido ao movimento #MeToo o Live-action de Mulan removeu o personagem Li Shang

O filme live action de Mulan pela Disney vai estrear nos cinemas dia 27 de março de 2020 e o produtor Jason Reed confirmou que removeram do filme o personagem Li Shang devido ao movimento #MeToo.
mais
https://www.otakupt.com/cinema/devido-a ... -li-shang/
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A Disney vai adiar a estreia da Mulan nos Estados Unidos por causa do Coronavírus. :-? Consequentemente, as estreias em todo o mundo serão também adiadas. O filme iria estrear em Portugal no dia 26. A Disney não avançou qualquer nova data de estreia. Presumo que talvez lá mais para o Verão.

Infelizmente, já pensava que isto poderia acontecer. A Disney fez um investimento gigante não só no filme como também na promoção e marketing do filme na Ásia e, em particular, na China, por motivos óbvios, e para a qual não olhou a meios. Tendo em conta que os cinemas de Pequim e Xangai e provavelmente os de toda a China estão fechados e que, basicamente, todo o mundo está a ser afectado com o corona, com pessoas infectadas sem poderem deslocar-se aos cinemas, os próprios cinemas fechados e ordens de quarentena e recolher obrigatório, não há condições para se avançar com nada, e seriam perdas enormes que a Disney teria.

Aguardemos por novos desenvolvimentos.

https://www.indiewire.com/2020/03/mulan ... 202217192/
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A Disney anunciou que a estreia da Mulan em Espanha, que também foi adiada tal como em todo o Mundo por causa do Coronavírus, vai ser dia 24 de Julho. Vi hoje no canal 24 horas da TVE. Esta será também a nova data de estreia nos EUA. Por cá ainda não se sabe mas é provável que seja também nesta data. Era o que eu achava... a summer season é uma das mais apetecíveis financeiramente e a Disney iria de certeza apostar no Verão. A ver se os cinemas estarão abertos nessa altura... Agora que eles estão muito concentrados na Disney+, tive receio de que optassem por estrear a Mulan em exclusivo lá mas vá lá... não decidiram dessa forma. Eles avisam, contudo, que, devido à incerteza actual, qualquer data poderá ter de ser novamente alterada, se for caso disso.

https://www.hollywoodreporter.com/heat- ... ar-1286854
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A estreia da Mulan foi adiada novamente devido ao vírus que impede que as salas de cinema possam abrir. A nova data prevista é 21 de Agosto.

https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... egunda-vez
Last edited by Helder Fialho on July 2nd, 2020, 2:56 am, edited 2 times in total.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A Disney colocou online em Março uma featurette sobre a Mulan com entrevistas a alguns dos actores e à realizadora Niki Caro mas só agora tomei conhecimento dela (está só em inglês)

Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A estreia da Mulan foi adiada outra vez. Desta vez a Disney não pôs nenhuma data. A estreia foi adiada indefinidamente. Os grunhos dos americanos continuam maioritariamente a recusar usar máscara e a cumprir as normas de distanciamento, portanto a consequência não poderia ser outra senão esta. Os cinemas nos Estados Unidos continuam fechados.

https://insidethemagic.net/2020/07/disn ... itely-tm1/
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A Disney anunciou hoje que já não vai estrear a Mulan nos cinemas dos Estados Unidos e vai, em vez disso, estreá-la no Disney+ americano dia 4 de Setembro. Claramente eles precisam de dinheiro já e, se ainda não podem estrear nos EUA porque os cinemas estão todos fechados por causa do vírus, e têm uma plataforma de streaming própria, viram que mais vale pô-lo na plataforma e ganhar já uns dólares para tentar manter a conta bancária um bocadinho fora dos cuidados intensivos, do que continuar a adiar a estreia em sala sem garantias nenhumas de o filme efectivamente poder estrear (e os próximos tempos nos EUA avizinham-se ainda piores relativamente ao vírus).

De cada vez que os estúdios de Hollywood adiam a estreia de um filme, perdem dinheiro. Eles não perdem só pelo facto de não haver bilhetes vendidos como consequência de os cinemas estarem fechados, perdem também por cada sucessivo adiamento das estreias. Isso deve-se ao cancelamento forçado de tudo o que diga respeito à promoção do filme e merchandising. Um filme que esteja para estrear neste Verão (o Verão é, como sabemos, uma das duas épocas mais rentáveis de bilheteira, juntamente com o Natal) e tenha de ser adiado por causa do vírus, o estúdio pode perder milhões de dólares.

E a estreia entre nós como fica? O CEO da Disney diz que o filme vai estrear em países como a China e noutros onde a Disney não tenha anunciado planos para introduzir o Disney+ e onde os cinemas estejam abertos. O Disney+ está disponível em Portugal? Acho que vai estar no Outono. Se estrear só no Disney+ cá, é péssimo mas como ele diz que vão estrear onde haja cinemas abertos, cá os nossos cinemas já estão abertos, portanto a estreia em sala cá deve estar assegurada. Eles explicam, contudo, que a estreia da Mulan em exclusivo no Disney+ nos EUA não vai abrir um precedente para os próximos filmes da Disney estrearem só na plataforma.


Fontes:

https://www.indiewire.com/2020/08/mulan ... 234577898/

https://www.indiewire.com/2020/08/mulan ... 234578007/

https://variety.com/2020/film/box-offic ... 234693356/
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

Cartaz final da Mulan com a referência à estreia nos EUA dia 4 de Setembro em exclusivo no Disney+:

Image



Novo trailer:





Segundo as minhas leituras, o Disney+ vai chegar a Portugal dia 15 de Setembro, duas semanas depois da estreia da Mulan no Disney+ americano. Isso significa que ainda poderemos ter direito a estreia em sala ou a estreia cá vai ser só também no Disney+? Ou em sala e na plataforma simultaneamente? Por enquanto não se sabe. Nos Estados Unidos, quem quiser ver a Mulan vai ter de "arrotar" mais 30 dólares em cima dos 8 ou 9 da subscrição mensal do Disney+. Os americanos estão chocados mas não deviam estar. A Disney não faz serviço público. :-P É uma empresa que precisa de lucro. E agora com o vírus que fez com que os cinemas, a Disney World e os parques temáticos fechasse, ainda precisa mais. Aliás, eles devem estar desesperados mesmo.

Vai ser interessante pelo contributo que vai dar para o debate cada vez mais importante que está a decorrer sobre o futuro da exibição e da distribuição cinematográfica em Hollywood, o futuro do cinema em sala. Vai ser a primeira vez que a Disney vai estrear um blockbuster nos EUA em exclusivo na plataforma deles e não em sala. O novo CEO da Disney diz que esta vai ser uma vez sem exemplo mas será que vai? O vírus nos EUA continua uma escalada do Evereste sempre a subir e a Mulan pode abrir um precedente para mais estreias fora das salas.

No Reino Unido, a indignação pela decisão da Disney faz-se ouvir: https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-53664564


The Guardian described it as "seismic", Empire magazine said it was "potentially devastating news for theatre chains and us, the moviegoing public", and The Telegraph accused Disney of "behaving as though it wants our cinemas to die". (sublinhado meu)

On Wednesday, The Hollywood Reporter quoted a letter sent by Disney to UK cinema operators, in which the company reportedly apologised and said the decision was "not taken lightly". (sublinhado meu)


Têm todos razão. Contudo, estão a esquecer-se de um pormenor importante. Um filme pode estar em cartaz nas salas mas, se devido ao receio do vírus, ninguém o for ver, de que serve lá estar? Não sei. Não há uma resposta fácil para isto. Haverá resposta fácil? Haverá resposta mesmo?
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

Sendo o filme, como tudo parece indicar, muito mais baseado na lenda da Hua Mulan do que a animação original da Disney, sendo a personagem e a lenda chinesas e sendo a China o maior país do mundo com o maior número de espectadores, a Disney não olhou a despesas e apostou todas as "fichas" na promoção da Mulan na China. Como tal, para além do cartaz e dos habituais posteres promocionais individuais com os actores que estamos habituados a ver em qualquer filme de de Hollywood e que fazem parte das campanhas de promoção e marketing, fizeram vários cartazes promocionais influenciados pela pintura tradicional chinesa e japonesa, recriando inclusive as próprias tonalidades de cor. São lindos e objectos de arte por si só. Acho que eles nunca fizeram nada assim em filmes anteriores. Vou mostrar alguns exemplos.

Image




Image





Image




Image




Image




Mais dados:

Os novos cartazes de Mulan são bastante estilizados e fazem referência ao sumi-ê, técnica artística que surgiu na China e que envolve também a caligrafia, além de ser uma arte minimalista, que preza pela utilização de poucos elementos para transmitir uma mensagem. O sumi-ê também tende a ser monocromático, o que explica os cartazes com branco, preto, vermelho e tons de cinza apenas.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by drakes »

Começando com um acerto que foi a Crystal Rao para pequena mulan e seu arco, já o Yoson An um dos dois personagens que transformaram o par romântico Capitão Lee Shang, não senti firmeza, além tiraram o humor, as musicas, as cenas de batalha com muitos são fracas. Voltando ao positivo, tem muita ação, cenários a la ultimo imperador, lutas individuais bem coreografadas, e contexto bem explicitado.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

A Mulan estreia hoje! Só que não... ou melhor, estreia nos Estados Unidos só no Disney+, como já tinha sido noticiado, só que cá ainda não. Vai ser só dia 4 de Dezembro e também em exclusivo no Disney+ que vai ser lançado em Portugal dia 15. Segundo a Disney, a Mulan não vai estrear cá em sala. Como entretanto o Disney+ vai abrir cá, pronto... vai ser exclusivo no Disney+. Era o que eu temia... Tenho muita pena mas comigo não contam. Era o que me faltava subscrever a plataforma de streaming da Disney de propósito só para ver a Mulan. Só espero que saia em DVD... sendo a Disney+ a plataforma própria da Disney, espero que tenham pelo menos o bom senso de editar o filme fisicamente.

A notícia completa no NiT: https://nit.pt/cultura/cinema/mulan-che ... m-dezembro
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Mulan (2020) - Niki Caro

Post by Helder Fialho »

drakes wrote: September 4th, 2020, 5:55 pm Começando com um acerto que foi a Crystal Rao para pequena mulan e seu arco, já o Yoson An um dos dois personagens que transformaram o par romântico Capitão Lee Shang, não senti firmeza, além tiraram o humor, as musicas, as cenas de batalha com muitos são fracas. Voltando ao positivo, tem muita ação, cenários a la ultimo imperador, lutas individuais bem coreografadas, e contexto bem explicitado.

Já o viste? :shock: Pois, eu vai ser ao contrário. Vou gostar precisamente porque não tem o humor e as músicas. :-P Mas gostaste, de uma maneira geral?
Post Reply