Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by technicolor »

.
Atenção: MUITOS SPOILERS

No inverno de 1944, nas Ardenas belgas, um pequeno destacamento de oito soldados americanos chega a um castelo perto de Bastogne com a missão de impedir que os alemães em contra ofensiva o retomassem. Nesta fortaleza secular, vivem um conde e sua jovem esposa cercados por inúmeras e valiosas obras de arte. O major que comanda as tropas está disposto a aguentar o iminente ataque inimigo até ao limite, enquanto o seu capitão, um historiador de arte, gostaria de proteger o bastião e seu precioso conteúdo ...


Image


Castle Keep (1969) Sidney Pollack https://www.imdb.com/title/tt0064137/?ref_=ttfc_fc_tt

Dizer que Castle Keep é um mau filme de guerra seria uma inverdade; na realidade será essencialmente, em minha modesta opinião, um filme de autor(?) (baseado no romance de William Eastlake) acerca do pesadelo da guerra e do seu impacto emocional sobre os intervenientes directos, soldados e civis . Remetendo-o para a época (1969) projecta uma visão anti belicista muito diferente dos típicos filmes sobre a WWII que nessa altura foram feitos (The Dirty Dozen, Where Eagle's Dare, The Great Escape, Battle of Bulge. The Longest Day) visão essa talvez influenciada pela perspectiva de Polack (e eventualmente de Lancaster) sobre a guerra que então os USA travavam no Vietname! Terá isto algum sentido? fazer um filme sobre a WWII indexado à actualidade americana de então? bom para alguns sim... A componente algo bizarra quer a nível dos diálogos quer a nível de algumas sequências e considerando a distância de 10 anos que os separam não será muito diversa da que Coppola imprimiu ao seu fantástico Apocalipse Now cujo o argumento inicial terá sido originalmente concebido por John Milius no final da década de 1960 . Havia a vontade mas ainda não existiam "condições" para se abordar o "pântano" do Vietname... e mesmo Coppola em 1978 (3 anos após o fim da guerra ) não conseguiu qualquer apoio das forças armadas americanas para realizar o seu filme! resumindo, ambos os cineastas de maneiras algo diferentes e com algum surrealismo retratam a insanidade humana perante esse flagelo!

E afinal no essencial, é este um bom filme ou nem por isso? uma resposta directa de sim ou não, é-me difícil de dar. O que posso dizer é que eu gosto, e gosto porque me identifico com a forma como retrata a guerra, a qual quase nem parece ser o assunto principal mas sim algo "circundante" e que se vai aproximando desse microcosmos de Maldorais, aqui mostrada (a guerra) como um absurdo e irracional e não como mera oportunidade para actos heróicos. A cena do diálogo (e o entendimento) entre o jovem tenente americano que toca flauta na floresta e o soldado "inimigo" oculto nos arbustos é exemplo disso mesmo ... e o desfecho desse episódio algo trágico-poético, consumado pelo sargento (Peter Falk) que abate impiedosamente o alemão, sargento esse que antes tinha demonstrado tanta humanidade para com a família do padeiro desaparecido... dizendo simplesmente para o camarada espantado que tinha agido assim porque era essa a sua missão (matar soldados alemães)... mostra que os "combatentes" serão pessoas pacíficas na sua génese e são motivados para o combate pelos "falcões" militares que servem os líderes ideológicos .
O filme em todo o seu onirismo / surrealismo tem na sua concepção algo de intemporal e será essa a sua grande qualidade artística como peça cinematográfica que alguns acham underrated, injustiçada no seu real valor...
once upon a time there was a war was it yesterday or was it tomorrow
...do trailer

A batalha das Ardenas (ou do Bulge) e sobretudo o contra-ataque alemão a Bastogne https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Bastogne terá sido um dos momentos mais confusos da avançada aliada sobre Berlim no fim da WWII e é um pouco esse caos terrível que é muito próximo em tempo/local do filme, que transparece na obra e que confunde muita gente que o viu (e o detestou... " que merd@ é esta afinal com o BL duro e "letal" num castelo, a fornicar uma condessa de 22 anos, a cavalgar pelos bosques e a lutar renhidamente contra o inimigo num torreão bem ao estilo de Pike Bishop no final apocalíptico do TWB...)
O capitão historiador que tenta salvar o castelo e compara a arte à guerra numa palestra para entreter os soldados... absurdo? E os fascinantes personagens aristocráticos, o conde (Jean-Pierre Aumont) e a sua bela e melancólica sobrinha esposa (Astrid Heeren) ? nada a ver com o convencional filme de guerra, mas quer um quer a outra são fulcrais na história contada ... são personagens estranhos, amigáveis, mas distantes diria que oriundos de uma "bolha temporal"... que o próprio castelo perdido no meio da floresta belga parece configurar... mas não são os únicos, o Major Falconer um "ciclope" implacável com o inimigo mas generoso para com os seus soldados e terno para com a sua jovem amante monta um icónico cavalo branco e tenta inverter a debanda desorientada dos soldados aliados perante a investida alemã nas Ardenas (o último fôlego) e ao apelar à luta recebe uma significativa resposta de um dos soldados em retirada: "You're on a white horse and you want me to fight for a castle?!"

Image


Enfim... uma obra complexa, algo exótica sem dúvida, com muitas nuances fantasiosas... e também algumas debilidades mas a meu ver pouco significativas...

A realização de Pollack (então com 35 anos) foi inovadora relativamente aos seus 4 filmes anteriores, seja por desejo de experimentar (influências do cinema europeu?) ou por necessidade de contornar as várias dificuldades/atribulações surgidas durante a rodagem na ex-Jugoslávia (um incêndio no dispendioso set do Castelo, a falta de neve natural imprescindível para recriar o ambiente da época das Ardenas...)

A música de Michel Legrand estilo lounge music é inócua, a fotografia de Henri Decaë é cuidada e por vezes bastante bela mesmo... Malcolm Cooke na montagem cumpre com brio.

Uma última palavra para o cast destacando o extraordinário trabalho dos principais actores; Burt Lancaster magnífico a liderar o elenco, Peter Falk fabuloso (enquanto os companheiros se dirigem ao bordel da vila ele, padeiro de profissão na vida civil tem uma outra escolha bem surpreendente), Jean-Pierre Aumont o altivo conde de Maldorais, Patrick O'Neal o capitão apaixonado por arte (e não só), Astrid Heeren (uma modelo alemã com uma curta carreira de actriz) no papel da jovem, fascinante e misteriosa condessa, Bruce Dern a dar vida ao alucinado Lt. Billy Byron Bix Mine e... obviamente o único personagem que ao longo da história mostra alguma lucidez e coerência, o soldado "aspirante a escritor" Allistair Benjamin desempenhado por Al Freeman, Jr. e também o único sobrevivente dos 8 iniciais por vontade do Major que o liberta das duas obrigações militares com duas condições: a de escrever a narrativa dos acontecimentos e a de salvar a jovem condessa grávida imaginem de quem?

Sobre a versão restaurada (em BD&DVD) da INDICATOR direi que está magnifica (mantiveram algum grão da película e ainda bem) e vem acompanha de um booklet de 36 páginas bem recheado . Num texto desse booklet chamou-me a atenção a seguinte frase acerca da promoção do filme:
" Columbia's poster and trailer suggested an ordinary World War II action movie, thus potentially alienating audiences expecting straighforward entertainement while failing to attract viewers who might have been more receptive to the film anti-authoritarian humor and stylistic idiosyncrasies - precisely those viwers who flocked to see M*A*S*H the following year..."
E pronto foi o texto possível acerca deste estranho e fascinante cult movie amado por alguns e detestado (incompreendido?) por muitos dos amantes de filmes bélicos idos quiçá ao engano. Está na minha prateleira entre o Slaughterhouse-Five (1972) e o Mediterraneo (1991 ) e gosto de o rever de vez em quando, agora que já não tenho TCM ;)

o infeliz trailer

Last edited by technicolor on March 28th, 2019, 5:11 pm, edited 4 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by Samwise »

Não vi. Vai para a lista. Parece ter uma série de preciosidades interessantes (para mim) que de alguma forma parecem ter sido ignoradas e ficaram esquecidas no tempo. Quer dizer, este filme não é praticamente mencionado quando se fala do Pollack, ou quando se fala de filmes de guerra. Dados os nomes em cartaz e a importância do realizador, não se percebe bem os porquês de tal esquecimento...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by mansildv »

Este vai para a lista! Fiquei mesmo interessado e vou vê-lo mal termine o Widows!

technicolor, obrigado pela partilha yes-)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by technicolor »

Agradeço a vossa atenção ao meu texto mas... dada peculiaridade deste filme seria prudente aguardar por uma opinião do siroco que também o tem e conhece e que sem se comprometer deixou no ar a hipótese de também contribuir :wink:
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by siroco »

Samwise wrote: March 27th, 2019, 1:03 pm não se percebe bem os porquês de tal esquecimento...
Vê o filme e talvez percebas. :wink:

Technicolor, lamento mas não gostei deste filme, não aprecio o absurdo que invade a narrativa, desde o início que é tudo tão inverosímil que qualquer mensagem que pudesse conter me passou ao lado. Assumo que o Pollack ainda estava a aprender e isto foi uma experiencia.

Gosto de filmes de guerra, ou de sátira à mesma como o M.A.S.H. que acho muito mais conseguido, parte de uma base bastante credível em que os momentos de humor são inteligentemente inseridos e nunca soam a "wtf?" com aqui.

Nem o considero como "antiguerra", nesse registo é muito mais eficaz um "Paths of Glory". O Castle Keep é uma tentativa falhada em todos os géneros e daí o não ter apelado a nenhum publico em particular e ter caído no esquecimento.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by nimzabo »

Está aqui o link
https://www.imdb.com/title/tt0064137/?ref_=nv_sr_1

O titulo em português é estranho. Que raio de palavra é Maldorais?
Sem ter visto o filme presumo que seja o nome de uma terra (?).
A questão é que a palavra dá perfeitamente para pronunciar à maneira do português e nunca ouvi tal nome referido ao que quer que seja.
À primeira leitura parece o nome de uma aldeia qualquer perdida no interior do país.
Mas depois aparece o nome do realizador e uma pessoa pensa: mas o que é que o Sidney Pollack ía filmar em Portugal e que raio de terra é esta que tem um castelo de que nunca ouvi falar?
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by mansildv »

technicolor wrote: March 27th, 2019, 4:34 pm Agradeço a vossa atenção ao meu texto mas... dada peculiaridade deste filme seria prudente aguardar por uma opinião do siroco que também o tem e conhece e que sem se comprometer deixou no ar a hipótese de também contribuir :wink:
Não há nada como ver e tirar a teima :-)))
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by technicolor »

siroco wrote: March 28th, 2019, 12:16 pm Technicolor, lamento mas não gostei deste filme...
Tudo bem sirocco, eu compreendo e entendi perfeitamente a tua explicação, e pela maneira como reservaste a tua opinião para depois do meu post percebi que não seria muito favorável e foi por isso mesmo que te "relembrei" , detesto unanimidades, e sobretudo detesto (com os meus entusiasmos) levar pessoas ao engano. Assim está óptimo, um a favor e outro contra e quem quiser que arrisque yes-)
mansildv wrote: March 28th, 2019, 1:26 pm Não há nada como ver e tirar a teima :-)))
Aprecio a tua ousadia mansildv mas só mais um alerta: a edição DVD comercializada em Portugal é má (muito). Se tiveres acesso (através de uma plataforma streaming) à versão hd restaurada é outra coisa :wink: senão... dá para ficares com uma ideia (opinião) e depois escreve aí que achaste do filme (é importante para o "desempate" :-))) )

O aspecto positivo deste tópico é que vem colmatar uma lacuna (em PT existe escassa informação sobre esta obra), chamando a atenção e tirando dúvidas sobre um filme que divide opiniões...

E brevemente neste forum, não percam mais uma relíquia do "Museu do Cinema" do Technicolor (o homem que amava o cinema a "preto e branco" :lol:)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by Samwise »

Por aqui: cada vez com mais vontade. 8) Estou como o Mansildv: não me preocupa se o filme é consensual (muito, pouco ou nada) nem se a fita ficou remetida para as prateleiras de baixo por conta de ter sido mal recebido por determinadas audiências, mas o facto é que o teu texto, Technicolor, bateu nas teclas para me fazer virar os holofotes para cima da obra - recordo que um desses exemplos "mal-amados" que a história resolveu enterrar debaixo da relva dá pelo nome de "Revolution", coisa que a mim me soube alegoricamente "a pato", com direito a lamber os dedos no final. :-)))

Do Pollack não conheço praticamente nada do início de carreira (até mais ou menos aí ao filme onde alegoricamente matam cavalos, não matam? :-))) ), mas nos entretantos deste últimos meses, e devido a um post do Ludovico, vi o This Property Is Condemned - A Flor à Beira do Pântano e foi outro repasto de alto nível culinário. Isto para dizer que ainda não vi filme dele que me deixasse desiludido, entre algumas grandes obras de cinema.
E brevemente neste forum, não percam mais uma relíquia do "Museu do Cinema" do Technicolor (o homem que amava o cinema a "preto e branco" :lol:)
Será que vem aí O Homem que Matou Liberty Valence? :?: :lol: salut-) salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by technicolor »

Samwise wrote: March 28th, 2019, 4:48 pm
E brevemente neste forum, não percam mais uma relíquia do "Museu do Cinema" do Technicolor (o homem que amava o cinema a "preto e branco" :lol:)
Será que vem aí O Homem que Matou Liberty Valence? :?: :lol: salut-) salut-)
Naaa, esse é sobejamente conhecido, criticado, esmiuçado e por gente que sabe muito mais que eu :-) . Pertence à secção dos grandes clássicos e não ao "museu" onde estão pequenas obras esquecidas... quiçá imerecidamente (?) salut-)
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

nimzabo wrote: March 28th, 2019, 12:33 pm O titulo em português é estranho. Que raio de palavra é Maldorais?
Sem ter visto o filme presumo que seja o nome de uma terra (?)
Henri Tixier, Count of Maldorais é uma das personagens
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by siroco »

technicolor wrote: March 28th, 2019, 2:48 pm [E brevemente neste forum, não percam mais uma relíquia do "Museu do Cinema" do Technicolor (o homem que amava o cinema a "preto e branco" :lol:)
Venha ela! :o
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by mansildv »

technicolor wrote: March 28th, 2019, 2:48 pm
mansildv wrote: March 28th, 2019, 1:26 pm Não há nada como ver e tirar a teima :-)))
Aprecio a tua ousadia mansildv mas só mais um alerta: a edição DVD comercializada em Portugal é má (muito). Se tiveres acesso (através de uma plataforma streaming) à versão hd restaurada é outra coisa :wink: senão... dá para ficares com uma ideia (opinião) e depois escreve aí que achaste do filme (é importante para o "desempate" :-))) )
Já comecei a ver o filme! Talvez amanhã já partilhe aqui a minha opinião :-)))
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Castle Keep /O castelo de Maldorais (1969) Sidney Pollack

Post by Samwise »

Comecei também a ver (30 minutos) e (já) dá claramente para perceber por que razão é um "filme esquecido", com talvez um pequeno grupo de "cult following".

Nem sei bem categorizar o que vi - não que ligue nada a "categorias", mas mais pela estranheza da abordagem a uma "história dos tempos de guerra" que recusa pendurar-se em modelos.

Ainda é cedo para entender o que se está a passar, mas parece-me tudo bastante figurativo e metafórico (um coronel com um olho só que tudo regista e que a cada tiro que dá mata um enimigo à distância??? como?-) :?: ) - não sei é o que é que significa. :-)))

No meio de tudo, a personagem do Peter Falk é um prato!!! :badgrin:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply