Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by mansildv »

Image

Realizador: Krzysztof Kieślowski
Elenco: Juliette Binoche, Benoît Régent, Emmanuelle Riva, Florence Pernel.

A woman struggles to find a way to live her life after the death of her husband and child.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes

RT: Three Colors: Blue contains some of director/co-writer Krzysztof Kieslowski's most visually arresting, emotionally resonant work -- and boasts an outstanding performance from Juliette Binoche in the bargain.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by mansildv »

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by mansildv »

Three Colours trilogy: Decoding the blue, white and red

https://www.theguardian.com/film/2011/n ... ours-faded
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by mansildv »

The Three Colors Trilogy Is Among Film’s Greatest Trilogies, And As Radical As The Flag It Is Based Off Of

https://medium.com/cinenation-show/the- ... 8db1f0903e
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by mansildv »

Acho que foi o que mais gostei da trilogia, seguido do também excelente Rouge.
A história enigmática é cativante, e a Juliette Binoche está impecável.

8.5/10
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by Cabeças »

E comecei finalmente a ver a trilogia das cores! :biggrin: Era uma lacuna grande dentro das grandes lacunas de filmes não vistos! Mas o trabalho come a vida das pessoas, e nem sempre há disponibilidade mental para ver determinado tipo de filmes.

Basicamente, gostei mesmo muito do filme, e fiquei ansioso por ver os outros dois. Pelo que sei, o terceiro (Red) dá mais informação sobre os dois anteriores.

Acompanhamos Julie durante uma fase importante da sua vida, nomeadamente uma fase de perda cujas reminiscências e situações em aberto a acompanham durante todo o filme. Ela tinha uma vida muito bem estruturada, que um dia desaba com um acidente onde perde familiares. Temos o início do nosso filme.



A sensação que este filme me deu foi um pouco o de ser como um poema triste, mas um poema onde podemos observar o que se passa, e onde a dimensão da música é também omnipresente. Adorei os baixos que por vezes se ouvem presumivelmente só na cabeça dela, pois a Julie é obviamente também uma compositora de excelência. Há para mim uma dimensão onírica muito forte nalgumas das imagens que este filme nos mostra.



E temos também a tentativa de seguir em frente, e de redenção com o passado. De um simbolismo extremo e muito triste, quando ela come a guloseima que era da criança. Julie é forte, e apesar do desgosto extremo, tenta aproveitar ao máximo a piscina, a estética, as boas acções que pratica, e luz do Sol. Achei um simbolismo muito forte e contrastante por exemplo a cena da imagem dela com a senhora mais velha.



É este tipo de filmes que me faz reencontrar o encanto pelo Cinema. salut-)
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by nimzabo »

Se gostares da trilogia sugiro-te também este
nimzabo wrote: July 26th, 2021, 2:38 pm Vi o A Short Film About Love do Kieslowski.
https://www.imdb.com/title/tt0095467/?r ... flmg_wr_18
https://www.rottentomatoes.com/m/short_film_about_love
Excelente.
yes-)
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by paupau »

Se apreciares o Red, passa logo para a Dupla vida de Veronique. Duas palavras: Irene Jacob!

Enviado do meu CPH2135 através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Trois Couleurs: Bleu (1993) - Krzysztof Kieślowski

Post by Samwise »

paupau wrote: January 4th, 2022, 10:22 pm Se apreciares o Red, passa logo para a Dupla vida de Veronique. Duas palavras: Irene Jacob!
Não colocando o Red fora de campo, sugiro que o Cabeças salte já para a Dupla Vida de Veronique... saint-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply