The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Image

Link do IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0961728/?ref_=tt_urv

Sinopse:

Frank Perry (Brian Cox) é um condenado que se encontra a cumprir a pena de prisão perpétua sem direito a liberdade condicional. Ao saber que a sua filha está gravemente doente, Frank decide tentar uma engenhosa fuga da prisão reunindo alguns condenados que não se entendem mas que têm um objectivo comum: respirar em liberdade.

Entre túneis escuros e esgotos labirínticos, a tensão é constante enquanto os 5 condenados perseguem a liberdade. Mas nem tudo é o que parece...

O meu comentário:

Um filme que muito me surpreendeu e ao qual, em mais um caso, não lhe é feita justiça na votação média do IMDB (6.8/10), a qual, embora indicie estarmos perante um bom filme, não augura o brilhantismo com que me deparei!

Como habitualmente faço, após visionar o filme, fui ler os comentários no IMDB tendo me deparado com críticas como estas, as quais agrupo em 3 assuntos principais:

1) A prisão não é retratada com fidedignidade:
"The prison scenes are unrealistic and look almost Victorian and i was extremely surprised when halfway through the film it is disclosed that the prison was in London. I could have sworn it was in Ireland due to the amount of Irish accents. ( This was made by Parallel films an Irish Company)".

"the UK prison depiction was wholly inaccurate. British prisons have had in-cell lighting, kettles & tvs for over a decade. cons have never 'run' a whole prison, ever, anywhere. and the whole hazing/raping aspect - is a purely American phenomenon. and still you call us Brits fags!! also, there aren't any library cards as such, the common currency inside is drugs, tobacco & foodstuffs". Also, kat is an African herb, with amphetamine like qualities - as opposed to something you could knock together in an ad-hoc laboratory with oranges & fruit cake".

"I'm also confused as to why someone would cast pigeon-chested effeminate guy as top-dog in a prison. Or how we are supposed to believe someone is able to manufacture Class A drugs in prison from an orange an a fruit-cake".
Fico feliz por haver tantos ex-presidiários e ex-drogados a gostar de cinema e a difundirem a sua sabedoria no IMDB! :twisted: Não sei e ainda bem, se dentro de uma prisão o ambiente é como o retratado no filme, mas isso para mim não importa. Está em consonância com o imaginário que criei ao longo dos anos ao ver filmes sobre este tema e por isso não me causa qualquer desconforto.

Lembro-me de o Bruce Lee, penso que no Enter the Dragon, dizer algo como "se te concentrares no dedo que aponta à lua, perdes toda a sua magnificiência"

E tal é o que sucede com muito (boa?) gente que se perde em críticas aos pormenores, não alcançando a beleza do conjunto…

Antes de mais temos de compreender que cinema é (ou deveria ser) arte, mais do que ciência! Seria ridículo alguém criticar as obras de grandes pintores, como o Salvador Dali por exemplo, por estas não retratarem, com acuracidade, a realidade…

Os tons sombrios da fotografia (mesmo que na realidade as prisões não sejam tão escuras…) bem como outras opões estilísticas do realizador, imprimem uma sensação de claustrofobia e de desconforto que nos fazem "entrar na pele" dos personagens do filme.

2) Começa pela fuga e depois intercala flashbacks o que torna confuso:
"One of those movies that jumps around to different points in time. Characters are poorly introduced and you know nothing about them. No back stories, little information, unrealistic. Just a low budget poorly acted movie that tries to hard to be "artistic" or "deep" but fails. Decent story but done poorly and made boring".

"For some reason we see the escape happening in snap shots between the actual planning of the break out and it's totally confusing".

"I wonder why directors feel the need to mess around with time lines in films?".

"This film uses the tired old trick of flashing back to try and keep us thrilled. It is used as a substitute for a decent plot".
Aqui já começa a "fugir a boca para a verdade"… Quem não gostou, está habituado a histórias mais lineares, que não exijam tanta concentração…

Aliás, se no início se poderá estranhar um pouco a estrutura da narrativa, à medida que o filme decorre deixa de constituir qualquer problema, sendo posteriormente percebida a razão de tal opção...

3) Falta de caracterização dos personagens:
"There is no depth to any of the characters other than the lead".

"Another thing is that we never find out what the characters did to get into prison in the first place . There is very little background information on the inmates so therefore i didn't care what happened to them".
Não posso discordar mais!... Para mim, mais um apontamento brilhante do realizador! Se soubéssemos o crime que cada um tinha cometido, poderíamos ter sentido antipatia por alguns dos 5 fugitivos. Assim, o envolvimento foi maior, fruto também das excelentes interpretações!

Um filme que, desde o início, me agarrou tendo, até ao final, me mantido em tensão e curiosidade constante. A forma inesperada como terminou deu-me as voltas e fez com que eu aumentasse a nota que lhe iria dar, de 9 para 10!

Esperava um filme de ação de baixo orçamento, com algumas cenas de suspense e deparei-me com um thriller psicológico, com visuais e banda sonora marcantes e que no final nos deixa boquiabertos e com vontade de o rever desde o início!

Recomendadíssimo aos fãs do David Lynch!

10/10!

PS: Há edição nacional em DVD:

Image

Trailer:



Capturas de ecrã:

Image

Image

Image

Image
Last edited by Lorde X on February 24th, 2019, 11:03 pm, edited 7 times in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Ontem acabei de ver o filme a horas tardias e não consegui concluir a publicação… Aqui está!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Samwise »

Nunca tinha ouvido falar disto.E com essa recomendação que mete o Lynch ao barulho, é já dos próximos (nem vou ler mais nada sobre o dito ante do consumo...).

Obrigado por mais uma crítica bem estruturada e fundamentada, Lorde X. salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Samwise wrote: February 20th, 2019, 4:45 pm Nunca tinha ouvido falar disto.E com essa recomendação que mete o Lynch ao barulho, é já dos próximos (nem vou ler mais nada sobre o dito ante do consumo...).

Obrigado por mais uma crítica bem estruturada e fundamentada, Lorde X. salut-)
Fico expectante quanto à tua opinião Samwise!

Comprei este dvd já há alguns anos, mas fui sempre adiando o visionamento pois esperava um tipo de filme diferente daquele com o qual me deparei! Ontem, finalmente, vi-o e ainda bem que o fiz!

Agradeço o elogio, mas continuo a ser um mero aprendiz daqueles que escrevem bem melhor do que eu e que contribuíram para que, passados 16 anos de me ter inscrito no dvdmania, ainda por aqui ande, tal como o Alquimista, o Cabeças, o Gaspar Garção, o Rui Sousa… e, claro, tu! :wink:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Samwise »

Lorde X wrote: February 20th, 2019, 5:45 pm Agradeço o elogio, mas continuo a ser um mero aprendiz daqueles que escrevem bem melhor do que eu e que contribuíram para que, passados 16 anos de me ter inscrito no dvdmania, ainda por aqui ande, tal como o Alquimista, o Cabeças, o Gaspar Garção, o Rui Sousa… e, claro, tu! :wink:
:-) yes-) salut-)

(não menosprezes as tuas publicações - eu acho que cada participante traz valor acrescentado à sua maneira, e que as diferenças de interesse, entendimento e representação de cada um fazem juntas o conjunto importante que o DVD-Mania proporciona em termos de partilha de gostos. Como tu, eu continuo a vir cá por achar nos textos dos outros pontos de interesse que não tenho em mais lado nenhum - aliás, é por conta dos vossos contributos - o teu incluído - , que o DVD-Mania deve ser o único local da net que frequento com alguma regularidade)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Samwise wrote: February 21st, 2019, 10:42 am (não menosprezes as tuas publicações - eu acho que cada participante traz valor acrescentado à sua maneira, e que as diferenças de interesse, entendimento e representação de cada um fazem juntas o conjunto importante que o DVD-Mania proporciona em termos de partilha de gostos. Como tu, eu continuo a vir cá por achar nos textos dos outros pontos de interesse que não tenho em mais lado nenhum - aliás, é por conta dos vossos contributos - o teu incluído - , que o DVD-Mania deve ser o único local da net que frequento com alguma regularidade)
yes-) :-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Samwise »

Já comecei a ver. :-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Samwise wrote: March 2nd, 2019, 10:11 am Já comecei a ver. :-)
yes-) Fico a aguardar o teu parecer!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Samwise »

É um filme que se inscreve no "modelo clássico" de género "fuga da prisão", um formato semelhante ao "heist movie" (ou até uma variação específica deste) e que já nos deu mais ou menos de tudo quanto a abordagens - não deu tudo porque de vez em quando surgem objectos estranhos como este, que olhando para a capa/poster não dão a entender o que trazem de extraordinário no seu conteúdo.

Este podia bem ser mais um normalíssimo e banal filme de fuga, mas a ideia que o faz mover liga o modelo narrativo directamente ao cérebro do mentor da fuga (a personagem enigmática interpretada por Brian Cox), significando isto que tudo aquilo que se está a passar no ecrã poderá ter uma interpretação "não facial"... e mais não digo sobre o modelo, para não estragar as surpresas.

Apenas para este apontamento em relação à questão da proximidade em relação ao cinema de David Lynch expressada pelo Lorde X - a meu ver o tipo de plot device que impulsiona o The Escapist diverge das abordagens do Lynch num ponto essencial: nesses casos a realidade da personagem nunca chegava a encaixar na nossa realidade (ou por outra - não há explicações directas nem simples para aquilo que estamos a ver- sendo possíveis múltiplas interpretações, ou mesmo nenhuma interpretação de todo - porque os universos personagem-realidade podem nunca convergir ), e neste filme a coisa é bastante mais "directa".

Fora isso, é um muito interessante exercício de "comportamento" e "método" - comportamento pela normal e atribulada interacção que é espectável decorrer entre os prisioneiros no estabelecimento (em concreto, com a hierarquia de poder, e com a forma como o "grupo de fuga" que se forma lida com essa hierarquia), e método pelos procedimentos imaginados para as operações de fuga, e que normalmente são sempre uma componente de peso neste tipo de filme - e aqui não desiludem. Devido ao "ligeiro" twist na plot, a palavra fuga pode ter aqui variadas interpretações.

De resto, bom elenco - não é um elenco de estrelas de topo, nem conta com um actor principal que vai trazer adolescentes ao cinema - mas isso apenas confirma a intencionalidade do projecto: isto não é um filme-pipoca - ou será antes um filme pipoca para outro tipo de audiência.

Creio que já vi o espaço interior daquela prisão em qualquer outro filme - a arquitectura da ala principal, o open-space - não me é estranha, mas não sei em que filme foi...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Sabia que iria valer a pena ler o teu comentário e não defraudaste as minhas expectativas!

Concordo quando referes que:
Samwise wrote: March 11th, 2019, 12:20 pm Apenas para este apontamento em relação à questão da proximidade em relação ao cinema de David Lynch expressada pelo Lorde X - a meu ver o tipo de plot device que impulsiona o The Escapist diverge das abordagens do Lynch num ponto essencial: nesses casos a realidade da personagem nunca chegava a encaixar na nossa realidade (ou por outra - não há explicações directas nem simples para aquilo que estamos a ver- sendo possíveis múltiplas interpretações, ou mesmo nenhuma interpretação de todo - porque os universos personagem-realidade podem nunca convergir ), e neste filme a coisa é bastante mais "directa".
A minha referência ao David Lynch não foi inocente. Deveu-se ao seguinte:
O The Escapist realmente não tem muito a ver com o David Lynch, além de eventualmente se inserir no mesmo subgénero, o de thriller psicológico e de no final questionarmos a realidade do que aconteceu.

Quis chamar a atenção a quem gosta deste subgénero, mas tentei fazê-lo de uma forma que não constituísse um spoiler já que a surpresa gerada pelo twist final inferiu muito no prazer do seu visionamento.

Embora não tão directo, o filme que invocou na minha memória foi o The Jacket com o Adrien Brody, pela similaridade de o protagonista se encontrar aprisionado, neste caso com uma camisa de força numa instituição para criminosos com insanidade. Já o viste?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Samwise »

Eu liguei mais ao Lynch pela via das personagens "transtornadas", em quem a mente engendra realidades alternativas assim do nada, e que a câmara segue de forma sequencial, como se nada de estranho tivesse ocorrido (nós, espectadores, enquanto estamos a assistir ao desenrolar dos acontecimentos não fazemos, claro, nenhuma ideia de que a realidade "se alterou"). Os últimos três filmes dele têm a narrativa fortemente (des)direccionada e fraccionada por conta destas dimensões exta-reais, por assim dizer, só que aí o modelo narrativo não está todo dependente de um momento em que se verifica uma explicação (como sucede no The Escapist - e que permite ao espectador "orientar-se", e ter uma espécie de "boa surpresa" que o vai deixar a rever as coisas para trás novamente). No caso do Lynch, a narrativa é livre e aberta e as outras dimensões são apenas mais uma componente sequencial, com a mesma importância da que segue o mundo visível). Isto é um bocado difícil de colocar por palavras, mas espero ter sido minimamente eficaz... :-)))

Não vi o The Jacket, e já não me recordava que esse filme existia. É mais uma boa sugestão que vai para a lista. yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Esse é precisamente o meu gênero de thrillers preferido. Realmente
os thrillers psicológicos não costumam ser tão directos nem tão estruturados como este The Escapist. Sim teve flashbacks o que levou a que alternasse duas diferentes linhas temporais (a real e a imaginária) mas ambas estavam ordenadas cronologicamente e não ofereciam dificuldade de acompanhamento. Já o thriller psicológico típico não é assim. Além de, na maioria das vezes, deixar propositadamente umas lacunas para dar margem a várias interpretações...

Julgo que vais gostar do filme do Adrien Brody. Há muitos mais nesta linha. Tenho todos os que conheço na minha coleção, pois sou fã deste tipo de filmes! 😉.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Samwise »

Lorde X, este aparente-thriller/neo-noir(?) estreou há uns meses no cinema aqui em Portugal (e lá fora, também):

https://www.imdb.com/title/tt6476140/?r ... flmg_act_3

Não sei bem de que trata, mas do pouco que li fiquei intrigado e com alguma vontade de saber o que "contém"...
Também já ouvi dizer que não presta para nada - mas em todo o caso, vou avaliar por mim.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: The Escapist (2008) - Rupert Wyatt

Post by Lorde X »

Samwise wrote: March 19th, 2019, 12:07 pm Lorde X, este aparente-thriller/neo-noir(?) estreou há uns meses no cinema aqui em Portugal (e lá fora, também):

https://www.imdb.com/title/tt6476140/?r ... flmg_act_3

Não sei bem de que trata, mas do pouco que li fiquei intrigado e com alguma vontade de saber o que "contém"...
Também já ouvi dizer que não presta para nada - mas em todo o caso, vou avaliar por mim.
Obrigado pela sugestão que está precisamente na linha do que eu gosto! :wink:

Vou tentar arranjá-lo em formato físico (ainda sou um dos resistentes…) e depois comentarei!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply