Le Passager de la Pluie (1970) - René Clément

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Le Passager de la Pluie (1970) - René Clément

Post by technicolor »

Já foi mencionado por aqui várias vezes mas nunca ninguém lhe atribuiu suficiente importância para lhe dedicar umas linhas e (eu acho que) até merece.
René Clément o realizador (1913-96) era um nome prestigiado do cinema francês, com alguns títulos bem interessantes (ex. Bataille du rail, Plein soleil , La course du lièvre à travers les champs ) e... uma obra prima absoluta: Jeux interdits (1952)
Este Passager de la Pluie (Le)1970 é um thriller bastante curioso e original, com a peculiaridade de ser feito a partir um argumento criado propositadamente a pedido de Clément por um prestigiado escritor do género policial (neo-realista "estilo" Manuel Vázquez Montalbán como?-) ) ...Sébastien Japrisot! Outro trabalho de mestre Japrisot, esse sim, romance já publicado e que deu origem a filme foi "La Dame dans l'auto avec des lunettes et un fusil" uma primeira versão também em 1970 dirigida por Anatole Litvak e outra mais recente (2015) de Joann Sfar .
A(s) star(s) é que é(são) um tanto inesperada(s) :o ; A Marlène Jobert nem tanto, mas o Charles Bronson, totalmente!! (tinha acabado de trabalhar com Leone no OUATITW) o filme que o lançou para o "estrelato" (sim, era uma star mas não se pode considerar um grande actor) e surpreende pela positiva... e então o "secundário" Marc Mazza é fabuloso! sinistro, inquietante mesmo, no papel do passageiro louco (passageiro louco/ chapeleiro louco o filme abre com uma curiosa citação de Alice no País das Maravilhas...).
Bronson compõe aqui um cínico/simpático/macho (já agora, "charmoso" também) coronel dos serviços secretos do exercito americano, estacionado na então Alemanha Ocidental que procura um louco fugido de um hospital, que roubou uns largos milhares de dólares dos salários de uma base militar dos USA lá na RFA... e vem dar com o rasto dele
já morto
, numa pequena localidade do sul de França mas nem sinal do pecúlio e é aí que entra a doce Marlène Jobert cuja personagem, Mellie terá sido a ultima pessoa a cruzar-se com tal louco...
Os ambientes, as situações, as personagens são bastante credíveis (nada a ver com o típico filme suspense muito... "estilizado" ) tudo aqui é muito normal
e a cena da violação é pura e simplesmente da maior brutalidade que já vi...
Resumindo: Boa história, boas interpretações, boa fotografia, musiquinha bem "melodiosa" do Francis Lai( la valse du mariage ficou-me no ouvido) excelente realização de Clément um cineasta "à margem" da contemporânea Nouvelle Vague.

Já agora o filme ganhou o Golden Globe Best Foreign-Language Foreign Film 1971

Chegou-me, finalmente há dias o blu ray da Amazon jp, "carote" mas que considero dinheiro bem gasto (destino: museu do cinema :mrgreen: ). nota 8.0/10 (um bocadinho tendenciosa, mas cada um sabe de si :wink: )

wiki. https://en.wikipedia.org/wiki/Rider_on_the_Rain




Image

E "pronts" já ficou devidamente registado aqui no DVDmania, aquela que se pretende que seja a mais completa fonte de informação sobre cinema em PT/PT salut-) e que um dia irá devolver ao Rui Santos todo o dinheiro que aqui gastou (investiu) com altissimo lucro :lol: eh-) -bullshit-
Post Reply