The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by mansildv »

Image

Realizador: Michael Powell e Emeric Pressburger
Elenco: Roger Livesey, Deborah Kerr, Anton Walbrook.

From the Boer War through World War II, a soldier rises through the ranks in the British military.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by Samwise »

Obra-prima absoluta. Não é um filme óbvio nem fácil, mas é extremamente "compensatório" - a estranheza que possamos sentir com os primeiros minutos desta obra perdida no tempo (em termos de abordagem, andará pelos antípodas do cinema comercial que se produz hoje em dia em "larga escala") será largamente recompensada junto dos pacientes e curiosos.

Vi-o, ou tentei vê-lo quando era novo na TV, e não passei na altura da meia-hora. Claro que nesses tempos não tinha ainda maturidade nem para absorver os elementos satíricos/caricaturais no seu devido contexto, nem conhecia os nomes e obras dos nomes envolvidos (elenco incluído). Felizmente decidi debruçar-me sobre eles não há muito tempo.

Este disputa o lugar de topo no (meu) pódio de "melhor filme britânico" com o The Red Shoes, da mesma dupla (e com o The Third Man, naturalmente :mrgreen: ).
Last edited by Samwise on January 15th, 2019, 12:27 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by paupau »

Precisava de o rever, pois so o vi uma vez ha uns anos valentes, mas podera ser mesmo o melhor Powell/Pressburger. O Red Shoes e que e apenas uns dos filmes da minha vida...e uma obra prima do mais alto calibre sem duvida alguma.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by Samwise »

Tem um ponto em comum com outro grande filme sobre a(s) guerra(s), o La Grand Illusion: o reconhecimento por parte de duas patentes de lados opostos de que há um sólido território de entendimento comum que deverá ser muito mais importante e coeso enquanto motivo de aproximação do que tudo o que constitui motivo de confronto entre nações - para além da particularização dos sentimentos de amizade e honra que são naturais às personalidades em questão, e que este filme leva um bom bocado mais longe (porque o argumento e o contexto da história assim o permitem). Ambos os filmes têm personagens que são um deleite de acompanhar. salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by paupau »

Excelente conexao, que a meu ver os torna dois excelentes filmes anti guerra ao introduzir esse elemento de guerra de cavalheiros, algo que nao esta presente em filmes como Paths of Glory ou All Quiet...
Agora fiquei curioso se existirao filmes dk outro lado do eixo que abordem a questao deste modo. Seria uma questao civilizacional interessante de abordar...

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by mansildv »

Já estava à espera de ver um grande filme mas isto superou todas as expectativas! :shock:
Os temas que aborda (alguns são óbvios, outros são tratados de forma mais subtil), realização impecável, e uma narrativa estruturada de forma brilhante!
Sem qualquer dúvida - 10/10
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by paupau »

Vamos la converter mais um a magia Powell/Pressburger:
Red Shoes
I know where i'm going!
Black Narcissus
A matter of life and death
Tales of hoffman
Canterbury tales

Tudo brilhante a sua maneira

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by mansildv »

paupau wrote: January 16th, 2019, 12:44 pm Vamos la converter mais um a magia Powell/Pressburger:
Red Shoes
I know where i'm going!
Black Narcissus
A matter of life and death
Tales of hoffman
Canterbury tales

Tudo brilhante a sua maneira

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Já fui convertido quando vi o A Matter of Life and Death e o Black Narcissus, ambos muito bem posicionados no meu top :-)))

E tenho o The Red Shoes e o The Tales of Hoffman, ambos em DVD, na lista de espera!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by mansildv »

Vou criar uma poll com os filmes desta dupla de realizadores para vermos qual é o favorito da malta aqui do fórum :-)))
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by Samwise »

paupau wrote: January 16th, 2019, 12:44 pm Vamos la converter mais um a magia Powell/Pressburger:
Red Shoes
I know where i'm going!
Black Narcissus
A matter of life and death
Tales of hoffman
Canterbury tales

Tudo brilhante a sua maneira
Não vi ainda o I know Where I'm Going (não calhou) e não tenciono ver o Tales of Hoffman, porque é basicamente um espectáculo musical filmado (ou três), não é cinema segundo a utilização corrente que fazemos do termo (nem sequer é um "Musical"), e mesmo filmado por esta equipa, é coisa pela qual não tenho infelizmente gosto.

Para além do I know Where I'm Going, tenho em espera para ver nos próximos tempos o One of Our Aircrafts is Missing.

E para além destes, vale a pena mencionar (e vale sem dúvida a pena ver) os seguintes títulos: The Small Back Room (que em termos de tema e suspense,e com modestos meios à disposição, é capaz de enfiar num chinelo o oscarizado The Hurt Locker), o The Thief of Bagdad e o Peeping Tom, este dois últimos são só do Powell
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Life and Death of Colonel Blimp (1943) - Michael Powell e Emeric Pressburger

Post by paupau »

O aircraft is missing e relativamente menor, mas ve-se bem ainda assim. Preferi o 47th parallel, e hei-de tentar ver esse small back room.

Eu nao tenho qualquer duvida de que iras apreciar o Tales!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply