The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Rui Santos »

Titulo em Pt: Os Eleitos
The story of the original Mercury 7 astronauts and their macho, seat-of-the-pants approach to the space program.
Image



IMDB, Rotten Tomatoes, Wikipedia
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Rui Santos »

technicolor wrote: March 22nd, 2017, 11:10 am The Right Stuff/Os Eleitos (1983) Philip Kaufman

Que dizer sobre este filme soberbo (que não será um underrated isso é certo) do pouco conhecido Philip Kaufman ? Por incapacidade minha de avaliar de forma minimamente estruturada uma obra deste nível opto por deixar alguns comentários soltos começando por referir que ganhou "apenas" 4 oscars mas se calhar até merecia mais um ; o de melhor fotografia para o qual foi nomeado mas não venceu ... Conta com um argumento excelente do próprio PK baseado no romance do mesmo nome do notável jornalista e escritor Tom Wolf . Kaufman dirigiu apenas cerca de uma dúzia de filmes (entre os quais Henry and June que tem como protagonista a portuguesa Maria de Medeiros) e este TRS terá sido sem dúvida o apogeu da sua carreira. É um épico (com alguma pitadas de humor por vezes mordaz destacando a quase "caricatura" do cientista alemão Von Braun que dirigiu todo o programa espacial até à ida à Lua em 1969 e também a do Vice Presidente Lyndon Johnson num ridículo ataque de fúria) que relata o início do programa aeroespacial americano no inicio dos anos 50 (inicia-se com a quebra da barreira do som pelo mítico piloto de provas Chuck Yeager (Cor.) e estende-se até 1963 com as primeiras órbitas à terra em despique com os soviéticos que tomaram a dianteira. É extremamente cativante, tecnicamente impecável, bem dirigido dada a complexidade do tema (terá contado com colaboração por parte da NASA) tem um cast excepcional (Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris, Fred Ward, Dennis Quaid, Barbara Hershey, Lance Henriksen e ainda Jeff Goldblum num papel bem secundário, entre muitos outros) a fotografia, esplêndida é do genial Caleb Deschanel e a banda sonora com muito de anos 50 como deveria ser funciona bastante bem e é do maestro e compositor Bill Conti. Foi distribuído em duas versões, uma de 35mm (passou recentemente na RTP Memória) e outra de 70mm que é a que tenho em DVD (uma edição espanhola, digipack, com dois discos, com legendas PT). Houve a necessidade de incorporar muita documentação da NASA e de actualidades da época, para conferir autenticidade ao filme dado que em 1983 ser quase impossível (sem CGI como o que foi usado em Gravity) recriar todo o cenário e foguetões. As sequências de voo dos aviões supersónicos eram na altura das mais fantásticas e só me recordo de um outro filme com esse nível de realismo; o SAC- Strategic Air Command de Anthony Mann (1955) que também contou com a "colaboração" da USAF dado ser um filme de pura propaganda (foi agora finalmente editado em blu ray) De assinalar a aparição do verdadeiro Cor. Yeager num pequeno papel (na história ele é interpretado por Sam Shepard) e também um "toque místico" com a intervenção de um feiticeiro aborígene australiano. Enfim, um belo pedaço de cinema (para colocar ao lado de 2001) e ao qual dou 8.7 / 10 (no IMDb 7.9)


Samwise wrote: March 22nd, 2017, 8:24 pm Vou ter de abrir um tópico sobre o The Right Stuff ( :mrgreen: ), tanto que já há coisa espalhadas sobre o filme lá mais para trás, e que agora também já conta com uma óptima opinião tua.

Este é daquele filmes que é de tal maneira rico na abrangência de temas e depois também na particularização de pormenores que me deixa sem saber por onde o devo abordar.

Para já estes apontamentos: o filme é uma celebração entusiástica, quase em tom de festejo, do heroísmo, da coragem e do companheirismo de um grupo muito particular de pessoas, e ao mesmo tempo uma crítica subversiva e curiosa ao sonho americano - subversiva e curiosa porque se serve de mecanismos inversos (o humor sarcástico, caricatural e corrosivo, extremamente gozão em certas alturas, por exemplo) para acabar por enaltecer o espírito e o modo de vida na América nos tempos da corrida ao espaço. Os Eleitos não nos esfrega na cara a bandeira americana, mas serve-se antes se alguns ingredientes inusitados para reforçar os valores que servem essa bandeira, como a tragédia e o drama humano, os falhanços competitivos numa altura em que a exacerbação patriótica estava ao rubro, o corporativismo dominado pelo Estado (aqui a bater à porta da NASA), e a fotografia do banal quotidiano (banalíssimo, mas polvilhada com alguns "espamos" de uma intranquilidade e de um tristeza específica) que abre o escopo sobre a vida mítica destes heróis (os primeiro astronautas americanos a saírem para o espaço), humanizando-os pela via da proximidade intelectual. Neste sentido, estes homens, as suas personalidades texturadas e a história que no filme é contada, são a matéria principal que ligam o particular e o colectivo. O filme trata imensamente bem desta visão multifacetada da América - do foco familiar quase minúsculo, e da projecção das suas personas para a dimensão nacional (e mundial), num país com o tamanho geográfico e diversidade social dos EUA (em que também depois podemos observar as divisões entre estados...).

Para quem já viu o filme, é interessante comparar a Press Conference de apresentação dos sete escolhidos com a que ocorreu na realidade. :-D

São três partes. Aqui está só a primeira, mas é só seguirem as sugestões no youtube para verem as outras.



Outra coisa a que vão achar graça (e que também é abordada de passagem no filme), o contrato exclusivo com a revista Life, para servir ao povo americano a história quotidiana e as fotos dos heróis:

https://www.google.pt/search?q=mercury+ ... 83&bih=677

Image
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by paupau »

Estive a pesquisar e comentei este filme em 2010... a dizer que precisava de rrver o apollo 13. E ainds nao revi! Onde se emete o tempo?
Desculpem o off topic.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by mansildv »

paupau wrote: January 8th, 2019, 2:25 pm Estive a pesquisar e comentei este filme em 2010... a dizer que precisava de rrver o apollo 13. E ainds nao revi! Onde se emete o tempo?
Desculpem o off topic.
O tempo voa...!
Em 2010 nem sabia da existência do fórum, só entrei em 2014 e parece que foi ontem! :shock:

Já estás a dever uns anos ao Apollo 13, tens de pôr isso em dia :wink:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Samwise »

Continuando o trabalho do Rui:
paupau wrote: December 7th, 2010, 12:14 am Image

A sugestão de outro user fo fórum, vi um filme que já comprei faz anos, mas estava sempre a adiar, e bem dita a hora que o meti no leitor, 3h que passaram a correr, fiquei mesmo absorvido por esta ficcionalização do início da era espacial por parte da Nasa, desde o bater da barreira do som após a WWII até às diversas viagens feitas pelo primeiro grupo de sete astronautas.

Filme exaltação de uma época mágica, um mundo de diferença na aproximação ao material comparado com o Apollo 13 por exemplo, acho que o realizador consegue engrandecer o feito sem cair no espalhafato ou lamechice. E eu gosto do Apollo 13 ( comprado também há anos, está na altura de rever para ver se estou a ser justo nestas considerações).

Edição muito competente em termos de imagem, mas isto em BD deve ser demais, estou a lembrar-me principalmente da cena dos 3 jactos a sobrevoar o cemitério ao pôr do sol. Boa banda sonora, mas nada que me parecesse mrecedora de ganhar o Óscar, um elenco muito bom e em grande nível. Recomendado.

E logo de seguida (após os extras do Right Stuff)

Image

Por muito bom que tenha achado Right Stuff, talvez devido à natureza do tema, achei este documentário ainda superior, algo de magnífico mesmo, (quase)totalmente feito com imagens filmadas pelos próprios astronautas, muitas delas inéditas na altura do lançamento do filme, o filme inicia e termina com a voz off do kennedy no seu famoso discurso (aparece também no Right Stuff), e logo naquele início com o discurso e os holofotes iluminarem o Apollo fiquei agarrado até ao fim.

Vamos simultaneamente ouvindo o relato dos astronautas ao que se vê no ecrã, as suas recordações, as emoções sentidas ao serem escolhidos para representarem a humanidade, etc, etc. Um verdadeiro trabalho de amor do realizador, em pegar centenas e centenas de horas de filme, e a conseguir concentrar tudo em 80 mins, e mesmo assim conseguir um ritmo pausado e comtemplativo, com uma banda sonora atmosférica do Brian Eno ( em alguns momentos, conseguiu dar aquela atmosfera do Blade Runner). Mas que grande filme, recomendado.

De resto ouvi vários comentários áudio que tinha em atraso ( sim, em 2010 ainda ligo a isso). Ouvi os do Godfather I (muito bom pelo relato das dificuldades de produção) e II, do Metropolis ( excelente, como só o David Kalat consegue), do nausicaa e mais um ou dois.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Samwise »

Samwise wrote: May 31st, 2011, 12:14 pm
jimmy wrote: The Right Stuff do Philip Kaufman

Acho que é dos bons filmes dos anos 80 que tende a desaparecer um pouco da memória das pessoas. É uma grande obra (em qualidade e tempo) , sobre os nossos limites e a vontade em os ultrapassar. A narrativa principal é a corrida ao espaço mas tangente á história , acompanhamos o piloto Yeager e a sua vontade em atingir aquilo que parecia impossivel (acho que o Sam Shepard teve azar na carreira , pois é alguém com muita presença) , fossem os seus feitos mediáticos ou não (em paralelo com a corrida ao espaço). O filme tem muita classe porque a sua grande duração permite nunca apressar os acontecimentos e fazer crescer a relação entre os pilotos. A narrativa aqui funciona ao ritmo daquilo que se pretende transmitir , e não é acção em si que dita o percurso do filme. E se era fácil cair num patriotismo bacoco (considerando o tema) , isso não acontece , porque não se pretende aqui evocar os feitos da nação mas sim as motivações dos pilotos.
Este filme já merecia um tópico específico... :wink:

Para quem gostou do muito filme, o livro que lhe deu origem é mesmo, mesmo um must.
Deixo-vos o prefácio:

«This book grew out of some ordinary curiosity. What it is, I wondered, that makes a man willing to sit on top of an enormous Roman candle, such as the Redstone, Atlas, Titan, or Saturn rocket, and wait for someone to light the fuse? I decided on the simples approach possible. I would ask a few astronauts and find out. So I asked a few in December of 1972 when they gathered at Cape Canaveral to watch the last mission to the moon, Apollo 17. I discovered quickly enough that none of them, no matter how talkative otherwise, was about to answer the question or even linger for more than a few seconds on the subject at the heart of it, which is to say, courage.
But I did sense that the answer was not to be found in any set of traits specific to the task of flying into space. The great majority of the astronauts who had flown the rockets had come from the ranks of test pilots. All but a few had been military test pilots, and even those few, such as Neil Armstrong, had been trained in the military. And it was this that led me to a rich and fabulous terrain that, in a literary sense, had remained as dark as the far side of the moon for more than half century: military flying and the modern American office corps.
Immediately following the First World War a certain fashion set in among the writers in Europe and soon spread to their obedient colonial counterparts in the United States. War was looked upon as inherently monstrous, and those who waged it – namely, military officers – were looked upon as brutes and philistines. The tone was set by some brilliant novels; among them, All Quiet on the Western Front, The Journey to the End of the Night, and The Good Soldier Schweik. The only proper protagonist for a tale of war was an enlisted man, and he was to be presented not as a war hero but as Everyman, as much a victim of war as any civilian. Any officer above the rank of second lieutenant was to be presented as a martinet or a fool, if not an outright villain, no matter whom he fought for. The old-fashioned tale about prowess and heroism was relegated to second- and third-rate forms of literature, ghost-written autobiographies and stories in pulp magazines on the order of Argosy and Bluebook.
Even as late as the 1930s the favorite war stories in the pups concerned World War I pilots. One of the few scientific treatises ever written on the subject of bravery is The Anatomy of Courage by Charles Moran, who serves as a doctor in the trenches for the British in World War I (and who was better known later as Lord Moran, personal physician to Winston Churchill). Writing in the 1920s, Moran predicted that in the wars of the future adventurous young men who sought glory in the war would tend to seek it as pilots. In the twentieth century, he said, they would regard the military pilot as the quintessence of manly daring that the cavalryman had been in the nineteenth.
Serious treatment of the drama and psychology of this new pursuit, flying high-performance aircraft in battle, was left for the occasional pilot who could write, the most notable of them being Antoine de Saint-Exupéry. The literary world remained oblivious. Nevertheless, young men did exactly as Moran predicted. They became military officers so that they could fly, and they flew against astonishingly deadly odds. As late as 1970, I was to discover by an article by a military doctor in a military journal, a career Navy pilot faced a 23 percent likelihood of dying in an accident. This did not even include deaths in combat, which at that time, with the war in Vietnam in progress, were catastrophically high for Navy pilots. The Right Stuff became the story of why men were willing – willing? – delighted! – to take on such odds in this, an era literary people had long since characterized as the age of the anti-hero. Such was the psychological mystery that animated me in the writing of this book. And if there were those readers who were not interested in the exploration of space per se but who were interested in The Right Stuff nonetheless, perhaps it might have been because the mystery caught their imagination, as well as mine.
Since this book was first published in 1979 I have enjoyed corresponding with many pilots and with many widows of pilots. Not all have written to pat me on the back, but almost all seemed grateful that someone had tried – and it had to be an outsider – to put into words certain matters that the very code of the pilot rules off-limits in conversation. These… matters… add up to one of the most extraordinary and most secret dramas of the twentieth century.»

Tom Wolfe
August 1983
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Rui Santos »

Eu abri o tópico por causa do First Man
Apenas vi o Apolo XIII no cinema (e de memória não gostei, por isso nunca o revi ou comprei)... achei-o demasiado americano. Tenho de um dia o rever...
Mas tenho muito boas recordações deste The Right Stuff... mas penso ter visto apenas na TV (já a cores :mrgreen: )... mas este sim fiquei tentado em ver de novo e vi uma edição Uk bem baratinha.

@Samwise, obrigada pelo post do paupau... estive a ler vários e esse não me apareceu na pesquisa. Mas ainda assim... tão bom poder criar um tópico e ter a informação estruturada... nestas coisas os fóruns continuam a ser yes-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by paupau »

Eu nao escrevi isso Rui. Na altura comentei o Right Stuff e o For All Mankind ao de leve. Nem tou bem a lembrar como encontrei isso.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Rui Santos »

paupau wrote: January 8th, 2019, 11:14 pm Eu nao escrevi isso Rui. Na altura comentei o Right Stuff e o For All Mankind ao de leve. Nem tou bem a lembrar como encontrei isso.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Tu no Tapatalk penso que não vês os Quotes bem :-D
Mas se vires o post do Samwise, ele faz o quote ao teu post, podes encontrar o link direto aqui
viewtopic.php?p=530454#p530454
Vê lá se não foste tu? Foi é à 7 anos... o tempo voa.


E do nada, com pouca pesquisa fica um tópico razoável sobre um filme que o merecia.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Samwise »

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by nimzabo »

Olha, apareceu!
Afinal andava no espaço.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by mansildv »

The Real Right Stuff, https://www.imdb.com/title/tt13237174/

Nunca vi, não sei se é bom!
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Cabeças »

Image

Adoro o filme, e é um dos filmes que já vi mais vezes. Mais de 6 seguramente.
E já estou com vontade de o ver novamente! :-)))
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Right Stuff (1983) - Philip Kaufman

Post by Samwise »

Não é sobre o filme nem sobre alguma das figuras relacionadas com a história, mas é sobre uma história paralela de que não se ouviu falar - e que merece ser conhecida. Por causa da corrida turística ao espaço que está na ordem do dia, esta senhora cumpriu um velho sonho:

https://www.publico.pt/2021/07/20/cienc ... co-1971080
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply