Us (2019) - Jordan Peele

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Us (2019) - Jordan Peele

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 21 de Março de 2019

- Título nacional: Nós
Passado nos dias de hoje na zona costeira do norte da Califórnia, “Nós”, conta no elenco com a vencedora de um Óscar, Lupita Nyong’o, no papel de Adelaide Wilson, uma mulher que regressa à casa de praia onde passou a infância, com o marido Gabe (Winston Duke) e os dois filhos (Shahadi Wright Joseph e Evan Alex) para uma escapadela de verão idílica.
Assombrada por um trauma inexplicável e mal resolvido do passado e agravado por uma série de coincidências assustadoras, Adelaide sente a sua paranóia passar para alerta máximo à medida que acredita cada vez mais que algo terrível vai acontecer à sua família. Depois de passar um dia tenso na praia com amigos, os Tylers, Adelaide e a família regressam à casa de férias. Ao cair da noite, os Wilsons encontram quatro silhuetas de mãos dadas à porta de casa. “Nós” põe em confronto uma família encantadora e um inimigo aterrorizador e sinistro: os seus próprios clones.

Depois de causar alvoroço na cultura contemporânea e estabelecer um novo padrão para filmes de terror provocadores e socialmente conscientes com a sua estreia em realização com “Foge”, o visionário vencedor de um Óscar Jordan Peele regressa com um novo pesadelo que escreveu, realizou e produziu.
Last edited by neotheone on December 9th, 2019, 8:14 pm, edited 2 times in total.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by mansildv »

José wrote: March 24th, 2019, 8:21 pm Us - Nós (2019), de Jordan Peele
https://www.imdb.com/title/tt6857112/?ref_=nv_sr_1

Estranha sensação, frustrante sensação, a que me causou este filme. Tal como em "Get Out", creio que admiro mais a nível intelectual aquilo a que o filme se propõe do que a sua concretização efectiva. Os temas que tenta desenvolver são muitos e bem interessantes (em especial o retrato da América contemporânea, as suas idiossincrasias, ambivalências e tensões) e os simbolismos presentes são mais que as mães, tornando-se engraçada a experiência de os ir decifrando aos poucos. Mas não acho que a história vá tão longe como poderia ir, tendo em conta as suas premissas; acaba até por se contentar de forma indulgente com demasiadas cenas repetitivas de violência extrema. Apanhei aqui alguns ares do "Funny Games", do "It Follows" e outros do género, mas também dessa coisa execrável que dá pelo nome de "Martyrs". O humor, ou pelo menos a forma como foi encaixado, não achei particularmente estimulante, mas enfim, é/foi um mal menor. Lupita Nyong'o está realmente magnífica e a parte final dá todo um novo "sal" ao filme, mas não foi o suficiente para o tirar da mediania.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by drakes »

Gostei das atuações, principalmente Elisabeth Moss/Lupita Nyong'o/Evan Alex, bom final, mas o filme não me encantou, 7,0
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by Samwise »

Grande segunda obra de Jordan Peele. Mesmo considerando algumas debilidades na lógica que sustenta aquilo tudo (isto, se começarmos a pensar nas coisas depois do final), a solidez narrativa, as intepretações e sobretudo o modelo de crítica social acutilante e bem contextualizado na contemporaneidade (com epicentro no seio familiar) catapultam o filme para bem longe da zona de mediania. As referências e pequenas similaridades cinéfilas também são muitas. Não seria injusto considerar o filme um legítimo herdeiro das obras de zombies do Romero e, ao mesmo tempo, uma entrada fortíssima no sub-género slasher. Não será por acaso que uma das personagens se chama Jason.

Dos três realizadores de fantástico mais promissores da actualidade, só me falta ver a nova obra ro Robert Eggers. O Jordan Peele e o Ari Aster passaram o "teste da 2ª obra" com brilhantismo, assinando óptimos filmes de género.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by DarkPhoenix »

Não consegui gostar deste filme, apesar do meu apreço pelo anterior "Get Out".
Demasiadas conveniências do argumento que exige uma suspension of desbelief que, no meu entender, não merece.

Confesso que achei uma seca e foi-me difícil aguentar até ao final.

5/10
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by José »

DarkPhoenix wrote: December 26th, 2019, 5:45 pm Não consegui gostar deste filme, apesar do meu apreço pelo anterior "Get Out".
Demasiadas conveniências do argumento que exige uma suspension of desbelief que, no meu entender, não merece.

Confesso que achei uma seca e foi-me difícil aguentar até ao final.

5/10
My thoughts, exactly! salut-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by nimzabo »

Vi ontem. Gostei assim assim...
Fiquei a pensar em qual seria o significado das pessoas terem 'negativos' e daquela coisa das mãos dadas a atravessar a América.
Os 'negativos' não tenho a certeza que tenham que significar algo.
Já o 'Hands Across America' parece-me que sim.
Não sei é o quê nem sei se alguém sabe.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Us (2019) - Jordan Peele

Post by José »

nimzabo wrote: December 27th, 2019, 6:36 pm Vi ontem. Gostei assim assim...
Fiquei a pensar em qual seria o significado das pessoas terem 'negativos' e daquela coisa das mãos dadas a atravessar a América.
Os 'negativos' não tenho a certeza que tenham que significar algo.
Já o 'Hands Across America' parece-me que sim.
Não sei é o quê nem sei se alguém sabe.

Revi o filme este fim-de-semana. Continuo a pensar sobre ele o mesmo que já aqui descrevi, embora admita que desta vez a experiência de visualização tenha sido menos "secante". Isso de cada um ter um "negativo" interpretei como sendo uma parte da essência de cada ser humano, em que nutrimos quer um lado positivo/luminoso como um lado sombrio/maléfico. E como manifestamos um ou outro ao longo da nossa vida ou pontualmente, etc.

Já o "Hands Across America", que foi uma iniciativa com fins bastante louváveis que aconteceu no final dos anos 80, com o objectivo de criar uma corrente de bondade e de ajuda económica aos mais desfavorecidos, adquire aqui uma conotação maligna. Interpretei como sendo finalmente o emergir da maldade humana, que se encontrava refugiada e "abafada" no submundo, mas que finalmente reúne forças e mostra-se ao mundo real, de mãos dadas por todo o território nacional, unidos no mesmo sentido de destruir aqueles que não são iguais a eles. Sem receios, tabus ou olhar ao politicamente correcto, acabam por criar uma espécie de "muro" divisório nihilista do qual se torna quase impossível escapar ileso. A única solução mais ou menos viável para os que fogem dessa força destrutiva e impiedosa é ir para... o México!

Acho que tem um inteligente subtexto político e é muito crítico da administração Trump, tornando-se actualíssimo. Não é à toa que a Red diz a certa altura à Adelaide "Nós somos americanos", como que a querer reforçar a ideia de que o lado mau está finalmente a vir ao de cima mas que não é por isso que deixa de ser muito diferente da "boazinha" Adelaide. Insisto: tenho pena é que com estas bases tão interessantes, o filme falhe na gestão da tensão ou no amedrontar do espectador. Porque lá inteligência ele tem.
Post Reply