Beyond Skyline (2017) - Liam O'Donnell

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Beyond Skyline (2017) - Liam O'Donnell

Post by Lorde X »

https://i1.wp.com/teaser-trailer.com/wp-content/uploads/Skyline-2-Beyond-SKyline.jpg?ssl=1

LINK DO IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1724970/?ref_=fn_al_tt_1

SINOPSE:

Mark Corley, um polícia de Los Angeles, mantém um relacionamento complicado com o seu filho Trent, o qual é detido, na sequência de mais uma atitude de rebeldia.

Mark desloca-se à prisão e, recorrendo aos seus conhecimentos, consegue que Trent seja libertado.

Enquanto regressavam de metro, várias explosões fazem se sentir e este deixa de funcionar. Após abandonarem o metro e deambularem pelos subterrâneos, chegam finalmente à superfície, deparando-se com um cenário aterrador! Toda a população da cidade se encontra a ser sugada por várias naves espaciais através de uma forte luz azul.

Mark lidera um grupo de humanos sobreviventes através dos escombros de uma cidade em ruínas. Porém, junto com o seu filho Trent, é capturado por uma nave alienígena.

O MEU COMENTÁRIO:

FC apocalíptico, sequela do filme lançado no ano 2000: Skyline o Alvo Somos Nós (https://www.imdb.com/title/tt1564585/?ref_=fn_al_tt_), o qual, não obstante tenha sido um êxito de bilheteira (80 milhões de dólares de bilheteira para um orçamento de apenas 10 milhões), foi um fracasso junto da crítica, tendo deixado insatisfeita a grande maioria dos espectadores (eu fui um deles!...)

Nesta sequela, os realizadores do primeiro filme, conhecidos como os The Brothers Strouse, donos de uma empresa de efeitos especiais que colaborou em muitos filmes de nomeada (a Hydraulx), deixaram a realização para o argumentista do filme original.

Sábia decisão pois este está muitos pontos acima do filme feito 7 anos antes. Aliás, é uma sequela com sabor a remake, já que se passa no mesmo hiato temporal da invasão alienígena, só que com outros personagens. Em comum apresenta algumas cenas com personagens do anterior, além de que vemos alguns acontecimentos do primeiro filme por outra perspectiva (tendo sido usadas filmagens do primeiro filme).

Desta feita foi duplicado o orçamento (agora de 20 milhões de dólares). Já os 10 milhões de dólares gastos no primeiro filme tinham surpreendido por terem lhe dado uma aparência de blockbuster de um custo 10 vezes superior... Estes 20 milhões de dólares foram, em termos de efeitos especiais, igualmente bem gastos tendo conseguido o prodígio de me fazer sentir vários Wooowww!!!!... O que não é tão fácil assim nos dias de hoje, dado já estar muito familiarizado com a parnefália de possibilidades visuais do CGI.

Quanto ao enredo, são perceptíveis influências de vários filmes, entre os quais o Predador, Transformers, a série televisiva V - a Batalha Final... O argumentista do primeiro filme, agora na sua estreia como realizador, tentou evitar os erros do antecessor. Só que, o foco continua a estar nos efeitos especiais. E tal leva a que muitas vezes tenhamos situações implausíveis para que a história caminhe no sentido pretendido.

Em termos de entretenimento, um dos melhores filmes de sci-fi / action sobre invasões alienígenas! Conseguiu prender-me à história e entusiasmar-me com os efeitos especiais, o que foi algo que o Independence Day: Resurgence, com um orçamento de 165 milhões, não logrou conseguir...

De qualquer modo, tem de ser visto na perspectiva de "filme pipoca" que é! Embora com a presença de algumas ideias que poderiam ter sido aproveitadas para o tornar interessante de um ponto de vista de especulação científica
(ex: teoria ancient aliens)
, tais apontamentos foram instrumentalizados para que a história pudesse seguir certa direcção
sendo os protagonistas largados numa região que ofereceu não apenas belíssimos cenários naturais e arquitectónicos (ruínas de Angkor Wat), como ainda a possibilidade de a acção ser incrementada com o uso de artes marciais.
. Igualmente podiam e deviam ter sido mais desenvolvidos os problemas que afectavam a "família disfuncional" constituída pelo pai polícia e pelo filho rebelde.

Durante quase todo o filme consegui disciplinar a minha mente para que não racionalizasse demasiado (de forma a não se centrar nas incongruências) e pudesse se limitar a usufruir da experiência audiovisual e dos momentos de acção e suspense. Apenas em duas cenas tal não foi possível
(a cena em que um químico do cartel de droga consegue num piscar de olhos descortinar a forma de sabotar o ADN alienígena e a cena da batalha final em que alguns dos sobreviventes, usando artes marciais, conseguem despachar uma série de alienígenas...)
Por causa da má cotação do filme original, saiu directamente para VOD e digital. E não são muitos os países em que beneficiou de uma edição em Blu-ray... Tentei mas não consegui encontrar a ratio entre o investimento e o que facturou, mas julgo que terá dado bastante prejuízo, dado o orçamento de 20 milhões de dólares. O que é bem injusto, já que é bem superior ao medíocre filme de 2010, o qual beneficiou de uma distribuição global que lhe permitiu um lucro assinalável e que chegasse ao conhecimento de muitos mais...

Em conclusão, dou por bem empregue o tempo que dediquei ao seu visionamento e, pelo entretenimento que me proporcionou, dou-lhe 7/10! É um filme que irei revisionar sem sombra de dúvidas!

PS: Comprei a edição inglesa em Blu-ray, a qual é legendada em inglês.

TRAILER:



CAPTURAS DE ECRÃ:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply