Copie conforme (2010)-Abbas Kiarostami

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Copie conforme (2010)-Abbas Kiarostami

Post by Ludovico »

Image
In Tuscany to promote his latest book, a middle-aged British writer meets a French woman who leads him to the village of Lucignano. While there, a chance question reveals something deeper.
Director: Abbas Kiarostami
Writers: Caroline Eliacheff (collaborator on screenplay), Abbas Kiarostami
Stars: Juliette Binoche, William Shimell, Jean-Claude Carrière

Um filme muito,muito bom :-) . Eis um filme que desconhecia por completo a existência e também o realizador, Abbas Kiarostami e que passarei no futuro a seguir com cuidado.É um filme de 2010 que depois de ter visto à pouco tempo cheguei à conclusão que é o espelho qualitativo do que se faz, no bom sentido, na Europa.
É um filme comovedor,sensível,autêntico e mesmo confessional.
“Confessional” é o adjectivo mais certo para classificar este filme.Juliet Binoche mostra bem que é das melhores actrizes europeias e isso é ilustrado bem neste filme. Em Itália, um escritor apresenta o mais recente livro e uma fã aproveita para o conhecer melhor. Tudo começa assim mas vai desaguando para das melhores das mais notáveis reflexões filosóficas sobre literatura e amor que se fizeram em anos.O encontro entre os personagens é inicio de uma amizade que vai decompondo o filme em diversas camadas, em vários subtópicos de reflexão que é um grande prazer assistir. Quando o cinema Europeu vai por este caminho vai no excelente caminho e dá porrada no cinema americano de uma maneira arrebatadora.É um filme,maduro,calmo,sensível e de uma serenidade, de um vigor humano estupendo. Dialogado com classe, com uma ternura cinematográfica filosófica que é um regala de assistir. Não há duvida que é deste género de filme que um cinéfilo adora assistir.Não há “fogo de artificio”, nem “monstros” nem “explosões” não há “super heróis” nem vilões estéreis e repetitivos.A “explosão” é filosófica e os “super heróis” são a complexidade e densidade dos personagens e da maneira que eles falam entre si.Quem me ler pensará que deverá ser um filme à Manoel de Oliveira.Não, pelo contrário, é um filme que parece um imen e parece hipnotizar quem o vê.Não é estático nem presunçoso nem pretensioso.Também não é lento.É um filme verdadeiro, genuíno e que irradia sabedoria. Poderia estar aqui a falar mais mas acho que expliquei o filme de uma maneira que os cinéfilos ficarão com grande curiosidade em ver.
Não é um obra prima ainda assim porque dura talvez pouco.Poderia também ser mais criativo em termos narrativos mas ainda assim é um filme fabuloso como poucos conseguem ser.
Nota:8 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Post Reply