Overlord (2018) - Julius Avery

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Overlord (2018) - Julius Avery

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 8 de Novembro de 2018

- Título nacional: Operação Overlord
A algumas horas do Dia D, uma equipa de paraquedistas americanos cai em território francês ocupado por nazis, para realizar uma missão crucial ao sucesso da invasão. Incumbidos de destruir um transmissor de rádio no topo de uma igreja fortificada, os soldados desesperados unem forças com uma jovem aldeã francesa para destruírem a torre. Mas, num misterioso laboratório nazi por baixo da igreja, os militares, em desvantagem numérica, ficam cara-a-cara com inimigos nunca antes vistos. A produção está a cargo de J.J. Abrams.
Last edited by neotheone on December 9th, 2019, 9:26 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Overlord (2018) - Julius Avery

Post by nimzabo »

Será que isto tem lugar no tópico dos filmes da 2ª guerra?
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Overlord (2018) - Julius Avery

Post by Lorde X »

As minhas expectativas eram baixas, tenho que confessar! Embora seja fã de filmes série B, com baixo orçamento, mas ricos em criatividade (por exemplo, muitos os do John Carpenter) e também da temática zombie, tinha lido algumas reviews no IMDB que me tinham deixado convicto que o visionamento não iria ser recompensador, a começar por uma que sobressaiu das restantes por ser perfilhada supostamente por um fã de filmes de terror série B. Esta atribui a este Overlord a classificação de 2/10 dizendo que:
Overlord is completely ripped off from a movie called, 'Frankenstein's Army' that was far more interesting and far more scary movie. 'FA' didn't have a huge budget like Overlord, but managed to be a far better movie. And the plot is nearly the same...but Overlord made additions to be a deeper film that made no sense.
Ora, nunca ouvi falar desse Frankenstein's Army, mas a sua referência fez-me crer que seria alguém com gostos similares aos meus e que os aspectos depreciativos apontados fariam sentido... Muito enganado estava eu...

Tenho contudo de lhe dar razão num aspecto e que é o de:
First off...Overlord is full of historical inaccuracies. A mixed race platoon in the Second World War simply didn't exist.
Sim, tem várias inacuracidades históricas a começar pela presença de nazi zombies... :lol: mas nenhuma delas afectou o visionamento. Aliás, o facto de não ter existido um pelotão inter-racial não assume especial relevância já que encaro a história deste filme como se tivesse passado num universo alternativo...

Também não me chocou nos créditos finais ouvirmos uma música de 2004 ["Bridging the Gap" (featuring Olu Dara) de Das] e que sampla a música "Mannish Boy" de 1955 do Muddy Waters. Sim, 1955 é 11 anos depois do desembarque da Normandia, que ocorreu em 1944, mas não vejo qualquer problema nisso. O riff de guitarra com que começa a canção é nitidamente blues e este género musical é bem anterior à 2ª guerra mundial. Depois, já em plenos créditos finais, levamos com uma roupagem hip hop e essa fusão entre o moderno e o clássico, simboliza o que acabamos de ver, uma mescla de um filme de guerra com um de zombies. Algo improvável, mas que resulta em muito entretenimento.

A review que citei basicamente termina com um aviso, dizendo que:
If any review is more than a 4 on here...ignore it.
Ora, eu dou 8/10 a este filme, pelo que quem achar que pode fazer sentido o que aquele infeliz vociferou, então é melhor parar de ler por aqui... :twisted:

Fazendo por esquecer este e muitos outros comentários muito mal fundamentados (críticas à acuracidade história num filme de nazis zombies??? Críticas ao desenvolvimento desnecessários dos personagens???... enfim...), tenho a dizer que muito desfrutei deste regresso umas décadas atrás, a uma altura da minha vida em que muitas horas perdi a jogar no PC o Castle Wolfenstein!

Não é um filme para todo o público, certamente. Aliás, nem para todo o público fã de filmes do género fantástico...

Então quem poderá tirar partido deste filme?

Provavelmente quem gostar de filmes série B que fazem o crossover (espero que esta expressão não caia mal a quem a ler... Lembrei-me agora que, há uns anos atrás, fui bem criticado aqui no fórum por ter usado expressões estrangeiras... Acho que na altura escrevi videogame em vez de videojogo... :roll: ) entre vários subgéneros...

Também poderá agradar a quem gostar de filmes de zombies (embora tecnicamente muitas das criaturas não sejam bem zombies...)

E talvez de filmes de guerra, pois neste ponto, o filme está um verdadeiro mimo, com visuais belíssimos, com a maquinaria de guerra da praxe e cenas que ficam na retina com as inevitáveis metralhadoras e lança-chamas! :-D

O melhor Nazi Horror Movie que já vi e que vai fazer muito boa companhia na minha colecção ao Iron Sky!

Algumas screen captures (ah, lembrei-me agora que foi esta expressão que suscitou a ira do tal utilizador, o qual achava que eu devia ter usado a expressão "capturas de ecrã"... como?-) :roll: :-))) ) para suscitar curiosidade:

Image

Image

Image

Image

Image
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply