Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by technicolor »

Ouvi com bastante agrado, dou parabéns aos dois autores pela iniciativa/projecto, e vou continuar "cliente" :wink: . Acho The Third Man um filme único, excepcional mesmo, embora pessoalmente não concorde classificação de "melhor filme britânico de sempre" mas isso não é da responsabilidade dos autores do programa ... para mim esse "lugar" pertence a Lawrence of Arabia como?-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by Samwise »

Para referência, e para efeitos de "vamos pôr aqui mais algumas sugestões na lista dos filmes a ver", a votação onde tal coisa sucedeu foi esta:

https://en.wikipedia.org/wiki/BFI_Top_100_British_films
In 1999, the British Film Institute surveyed 1,000 people from the world of British film and television to produce the BFI 100 list of the greatest British films of the 20th century. Voters were asked to choose up to 100 films that were 'culturally British'.The list also includes two non-British films, namely My Left Foot and The Commitments.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by technicolor »

Caro Samwise grato pelo teu esclarecimento e pela lista da wiki (uma selecção de filmes extraordinários da qual ainda me faltam ver alguns) também no podcast é referido que essa escolha é da responsabilidade do BFI. Eu conheço os dois filmes (The Third Man e Lawrence of Arabia) embora confesse que vi bastantes mais vezes o de Lean que o do Reed (este apenas 2 vezes) mas a minha preferência vai para o de Lean que alíás domina o topo da lista :-D com excepção do primeiro lugar (uma história muito antiga, essa minha preferência) e nada tem a ver obviamente com cor ou p/b (apesar do meu nick :mrgreen: ) Tenho até muitos filmes notáveis a p/b que adoro, na minha colecção, sendo alguns até bem recentes p. ex. Nebraska de Alexander Payne ou O Abraço da Serpente de Ciro Guerra :wink: (qual Olhar da Serpente :lol: :lol: :lol: sorry)
Last edited by technicolor on December 1st, 2018, 10:44 am, edited 2 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by Samwise »

Se me perguntassem há uns 10, 15 anos atrás, a minha escolha seria logo no imediato o Lawrence of Arabia, que de todos os que vi na lista foi um dos que conheci muito novo. Essa experiência ainda a tenho marcada - devia ter uns 10/11 anos e vi-o no Cinema Império, já na sua fase decadente, mas ainda no ecrã gigantesco que o caracterizava. Uma experiência dessas, com um filme desses, fica para a vida, mesmo que com o passar dos anos o nosso olhar perante um filme se apure, e se torne naturalmente mais conhecedor e crítico (para o bem e para o mal). O Lawrence continua a ocupar um lugar de destaque nas minhas preferências (há dois ou três anos vi-o novamente no cinema, numa reposição daquelas no El Corte Inglês), mas entretanto houve outros filmes que entraram forte e feio (e ainda bem, não tenho de me queixar). O The Third Man foi um deles (fui imediatamente fulminado pelo "cupido dos filmes" :-))) :-))) :-))) ) e agora muito recentemente as obras da dupla Powell & Pressburger, que têm uma série de filmes notáveis.

Technicolor, até podes ver que na minha assinatura está uma quote que menciona a própria tecnologia de coloração "technicolor" onde baseaste o nick, uma frase bem humorada que provém de uma dessas obras, o A Matter of Life and Death/Stairway to Heaven.

Mas por outro lado, não conheço praticamente nada do cinema Inglês, com excepção dos nomes/realizadores mais sonantes, e mesmo assim muito à superfície... :-(
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by technicolor »

Pois Samwise nessa lista dos melhores 100 estão obras "obrigatórias" para quem vê no cinema algo mais do que pura diversão (deves conhecer, seguramente pelo menos Kes 1969 Ken Loach, The Go-Between 1970, Joseph Losey, The Loneliness of the Long Distance Runner 1962, Tony Richardson mas há lá muito mais 8) )... acho uma pena não terem incluído Ryan's Daughter 1970 (os ingleses odeiam-no mas eu acho-o belíssimo) The Charge of the Light Brigade 1968 e quiçá até mesmo The Devils 1971.

Ah! o velho Império (o cinema :mrgreen: ) magnífica sala, que saudade, lá vi em estreia nacional :o Alien (o primeiro) e na sala lá de cima (Estúdio), com uma belíssima janela panorâmica sobre a Alameda (ao intervalo abria uma longa cortina lateral)* o Rocky (4,5*), do Avildsen, também em estreia.

Sugestões para os autores do podcast:Apenas esta; Surpreendam-me (desta vez conseguiram) :wink:*

*alguém por aqui se lembrará desta pequena sala, o Estúdio, do Império.
Last edited by technicolor on December 1st, 2018, 10:42 am, edited 1 time in total.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by rui sousa »

technicolor, fico contente que tenhas gostado! É claro que a distinção do BFI não passa mais do que uma honra canónica para o filme, num país com tão bom cinema. Desde os títulos já mencionados aos filmes da Ealing (o fabuloso Kind Hearts and Coronets é muito recomendado) até à inovação trazida pelo Free Cinema (há uns dias descobri um título muito importante desse movimento, Saturday Night and Sunday Morning, que tem um desempenho formidável de Albert Finney).

Prometo que iremos sempre surpreender. Não há dois filmes iguais na nossa selecção, que é maioritariamente de língua inglesa com algumas excepções.

Uma nota: isto não é a nossa lista de filmes preferidos. Alguns são (como para mim é o do Reed), mas o objectivo é falar de filmes que nos apeteça, por qualquer razão. Ou porque já conhecíamos o filme há muito tempo ou porque o descobrimos há pouco tempo. E o próximo episódio é um exemplo desta segunda vertente.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by rui sousa »

Vai um filme de Verão para aquecer estes dias frios e cinzentos? O Rui escolheu "The Swimmer", um flop na época da sua estreia, mas que com o passar dos anos tem recebido a atenção que merece. É uma adaptação de um conto de John Cheever, em que o protagonista passa a vida a mergulhar, literal e metaforicamente falando. Ah, e tem Burt Lancaster em tronco nu do início ao fim do filme.

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... e-swimmer/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!" - estreia a 12/11!

Post by rui sousa »

Neste episódio a escolha foi do Tiago e o filme é um dos melhores de Tim Burton. "Ed Wood" é um retrato do realizador mais conhecido por fazer filmes tão maus que são bons, mas acima de tudo é uma homenagem a todos os realizadores que lutam para concretizar a sua visão. Ou seja, é uma carta de amor a todo o cinema.

E como acidentalmente se perdeu uma parte do episódio, lá tivemos de continuar a gravação uns meses depois. Com o desenrolar da cavaqueira, terão de nos aturar um pouco mais!

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... 5-ed-wood/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by rui sousa »

Num passado não muito distante, em que o cinema estava à beira do colapso, um produtor inventava maneiras muito peculiares de levar o público às salas. É a premissa (muito verídica) de "Matinee", de Joe Dante, uma comédia nostálgica e uma bela ode à magia dos filmes, e o tema de conversa deste episódio, onde se aproveita para falar de como esta história dos anos 50 diz-nos tanto sobre o estado do cinema na atualidade.

E sim, o som aqui tem assim algo meio esquisito, isto porque quando o gravámos num determinado estúdio não reparámos que havia um problema nas ligações e coiso.

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... h-matinee/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by rui sousa »

HO HO HO! Celebramos o Natal com um episódio especial, em que escolhemos duas comédias clássicas sobre esta quadra (ou então não)! O Tiago selecionou "Planes, Trains and Automobiles" e o Rui trouxe "Scrooged" para mais de uma hora de parlapiê e galhofa sobre esta festividade. E já agora, BOAS FESTAS!

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... -scrooged/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by rui sousa »

Neste episódio despedimo-nos de 2018, falando de alguns dos melhores e piores filmes que este ano nos proporcionou, numa celebração do réveillon com quase 90 minutos. Houve tempo para abordar alguns temas prementes da atualidade cinematográfica, como a Netflix e o encerramento do Monumental.

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... im-de-ano/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by rui sousa »

Hoje convidamos os nossos ouvintes para uma viagem a um clássico da ficção científica dos anos 50 que se passa... nos últimos anos do século XXI! «Planeta Proibido» é uma aventura espacial com vários encantos que dividiu as nossas opiniões, gerando um acutilante debate intergaláctico!

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... en-planet/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by rui sousa »

Catherine Deneuve protagonizou este filme de Luis Buñuel: «Belle de Jour» continua tão interessante e desafiante como na sua estreia, há mais de 50 anos. Já muito se disse e escreveu sobre esta obra prima em todo o lado, mas estes garotos podem ter algo a acrescentar.

P.S. - O "calor" deve-se ao facto deste episódio ter sido gravado no pico do Verão de 2018. É só mais uma acha para a fogueira que é a descontinuidade cronológica deste podcast.

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... e-de-jour/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by rui sousa »

A década de 70 foi marcante para o cinema americano, e se bem que «Rolling Thunder» não seja um dos títulos mais célebres dessa época, merece ser descoberto. Os nossos apresentadores discutiram este filme sobre as feridas da guerra do Vietname.

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... g-thunder/
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Novo podcast de cinema "Escolhe Tu!"

Post by Samwise »

Não tem a ver propriamente com o podcast, mas por acaso, Rui, não és um dos espectadores do novo programa do RAP, "Gente Que Não Sabe Estar"?

(pareceu-me que eras tu na primeira fila do Villaret, no final do programa, mas não dá para ter a certeza... )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply