Seoul Station (2016) - Sang-ho Yeon

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Seoul Station (2016) - Sang-ho Yeon

Post by Cabeças »

Image

Muito animado pelo fantástico filme de Zombies intitulado "Train to Busan", comprei o "Seoul Station", do mesmo realizador, que aliás está em pré-produção para o "Train do Busan 2". Esperemos que mantenha o nível de qualidade do primeiro!

Este "Seoul Station é de animação, e mais fraquinho, mas vê-se bem... zombies em animação para mim foi uma estreia! pato-)

Outra coisa: o filme é anunciado como uma prequela do "Train to Busan", mas é completamente falso, é pura publicidade enganosa para tentar chamar a atenção e vender mais. Não há qualquer relação entre os filmes, para além de serem de zombies e de terem sido feitos pelo mesmo realizador. Até podem dizer que são passados no mesmo "tempo"... mas a relação entre as histórias é zero. Não havia necessidade de tentarem enganar as pessoas com publicidade falsa.

Tal como tenho visto em filmes japoneses e chineses, também notei sobretudo neste filme de animação sul-coreano algumas reacções, entoações e modos de relacionamento e expressão para mim não fazem qualquer sentido, além de as achar brutalmente exageradas. Mas nessas culturas pelos visto é normal. Recordo-me que no fabuloso "Natural City" também coreano, também achei algumas expressões de voz desconfortáveis para mim.

A história é gira e "forte", mas confesso que no meu caso os exagerados (e a meu ver quase apalhaçados) modos de entoação das vozes que já referi me estragaram bastante o visionamento. Outras coisas também não contribuíram nada para que eu gostasse... como o apelo constante ao dramatismo exagerado, com o choro por vezes até em grupo, ir a correr e deixar portas abertas atrás, e reacções que achei completamente idiotas.

Enfim, gostei de ver o filme, mas podia ter sido para mim um filme muito melhor se não fossem as coisas que referi e que me estragaram bastante o visionamento. Se calhar naquela parte do mundo e cultura são normais os exageros e até apreciados.

Estou contente no entanto por ter o filme e por o ter visto. Acho que paralelamente à história, também há uma crítica (ou constatação) social, com uma clara distinção de classes e uma sujeição aflitiva das classes mais baixas face a uma arrogância e prepotência enormes por parte das classes mais altas. A actuação da polícia é também do mais criticável que há. Mas não sei se o realizador quis passar uma mensagem, ou se também são "normais" naquela sociedade os tais modos de relacionamento entre classes e aquele "teatro" todo de expressões de voz que a mim me deixa muito desconfortável nem sei bem porquê, mas que acho algo constrangedor e me retira muito do encanto do filme.

Luk éte de trâila:



https://www.imdb.com/title/tt3845670/?ref_=fn_al_tt_1
Cabeças
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Seoul Station (2016) - Sang-ho Yeon

Post by Lorde X »

Vi o Seoul Station depois de ter visto o Train to Busan e gostei bastante! Aliás, foram as reviews do Cabeças que me chamaram a atenção para estes dois filmes e me fizeram comprá-los, por isso o meu muito obrigado!

Concordo que os personagens por vezes expressam-se de forma exagerada, mas tal não me incomodou já que associo tal forma de ser e estar às suas culturas. São mais emocionais em situações e perante acontecimentos em que nós, ocidentais, somos mais contidos. Há uns anos tal supreendia-me e aborrecia-me, mas acabei por me habituar.

Julguei que a certa altura iríamos vislumbrar, nem que fosse de fugida, personagens que entraram no filme seguinte, mas tal não aconteceu. Mas achei interessante o termos tido um naipe de personagens que, de certa forma, se assemelhou aos do Train to Busan. Aqui também temos uma filha com problemas de relacionamento com o seu "pai", o qual a tenta encontrar e salvar... Igualmente temos um sem-abrigo...

Julgo que foi publicitado como prequela porque vemos os momentos iniciais da difusão da epidemia, ou seja temporalmente inicia-se antes, embora depois se sobreponham. Não me parece que tenha sido por fins comerciais já que segundo a informação que consta na wikipedia, terá sido lançado menos de de um mês depois.

Julgo que nenhuma das sequelas do Night of the Living Dead partilha personagens, nem localizações, mas também apenas a epidemia causadora do surto zombie!

Comparando-o com o filme de imagem real que o "antecedeu", achei-o menos frenético, mas com um cuidado a nível de caracterização de personagens nada usual em filmes de animação.

Gostei da experiência e fico à espera de novas aventuras neste "mundo" por parte do realizador.

Dou-lhe 8/10 (enquanto ao Train to Busan, 9/10)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply