O Rolo Compressor e o Violino (1961) - Andrei Tarkovsky

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

O Rolo Compressor e o Violino (1961) - Andrei Tarkovsky

Post by Cabeças »

Image

Bom, o camarada Andrei realizou este filme, que tem o título original "Katok i skripka" em 1961 e como é anunciado logo no início pela Leopardo Filmes, foi o seu projecto de final de curso. Tem pouco mais de 45 minutos e foi o primeiro filme que Andrei Tarkovsky assina sózinho, pois anteriormente tinha apenas colaborado em dois projectos também ele muito curtos e com outros realizadores (possívelmente fllmes realizados também em contexto universitário, mas não tenho a certeza).

"O Rolo Compressor e o Violino" é um pequeno filme que achei encantador, que relata a amizade entre Sasha, um rapazinho de 6 anos que estuda violino e sofre um bocado por causa de rapazes mais velhos do bairro, e de Serguei, um membro do proletariado que o defende e o leva a passear, fomentando uma relação crescente de amizade quase paternal, pois depreende-se que a figura paterna está ausente da vida de Sasha.

Image

O filme é a cores e é muito agradável de ver, na minha opinião. O contexto fez-me lembrar algumas vezes do "Aniki-Bobó" do Manoel de Oliveira, e de algumas outras cenas passadas nos filme da chamada época de ouro do Cinema Português, não porque a história tenha algo concretamente algo com essas realidades nacionais, mas porque algo na fotografia e nas relações entre as crianças me fez recordar isso.

Vejo este filme como uma "curta" encantadora, que tem um encanto muito próprio. Andrei utiliza no princípio e nalgumas ocasiões aquele filtro escuro à volta da cena principal, que a torna um pouco circular e contribui para a magia em termos de Cinema. Tem também uns planos muito bonitos, nomeadamente quando utiliza a visão de Sasha através de vários vidros para nos mostrar imagens da rua, muitas cenas muito bem fotografadas, e sobretudo um plano que adorei, de uma maçã em grande plano que dava para fazer um quadro, na cena em que Sacha a oferece à menina que também é aluna nas aulas de música com ele.

Image

Image

Repito que o "Nostalgia" (há um tópico sobre o filme) é das coisas mais bonitas em termos estéticos e de fotografia que já tive oportunidade de ver. E neste pequeno filme inicial de Andrei, já se podem começar na minha opinião a perceber os dotes de realização originais que ele possuía.
Cabeças
Image
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: O Rolo Compressor e o Violino (1961) - Andrei Tarkovsky

Post by paupau »

Estou a gostar bastante de ler Cabecas, espero que facas o mesmo para a obra completa!
Do Tarkovsky so vi o Andrei Rublev, o Infancia de Ivan, o Solaris e o Sacrificio, tudo obras portentosas. E um autor que pretendo ter a obra completa mais cedo ou mais tarde. A ver se meto algo no Solaris, mesmo ja tendo mandado um bitaite algures.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply