Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by nimzabo »

"Aladdin": quem é quem no clássico original e no novo filme da Disney
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... -da-disney
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by Cabeças »

Cabeças
Image
o_temivel
Novato
Posts: 7
Joined: May 6th, 2019, 2:08 pm

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by o_temivel »

Cabeças wrote: May 24th, 2019, 2:53 pm
Excelente análise. Ao contrário das dezenas que se vê por aí fora. Desde adjectivarem o filme de "fraco" porque a boca da gruta não mexe, ou o tapete tem menos screen time. A análise do Thiago toca nos pontos realmente negativos (mesmo assim não abordou um assunto que tratarei mais à frente) como o green screen, possível falha na direção de actores, etc. Mesmo assim se o pessoal se queixa do abuso de green screen neste filme, nem sei o que dizem do que foi feito no live action da Bela e o Monstro. Esse sim bem mais absurdo.

Eu falo por mim, apesar de alguns desses pormenores acabei por adorar o filme. Vi-o com os mesmos olhos do seu público alvo. PG. Não me incomodei com possíveis más interpretações, com problemas de edição, nada. Cheguei ao final com um sorriso de orelha a orelha. A banda sonora então, é sensacional.

O assunto que acho que o Thiago acabou por não falar acaba mesmo por ser o feminismo exacerbado e constante ao longo do filme. E tudo em prol de uma Jasmine mais forte e independente. Até foi criada uma música original (de que não desgosto) que a transforma por completo e a liberta de um mundo dominado constantemente pela força masculina. Acabo por concordar com este momento, ainda por cima quando falamos de um filme que tem uma história localizada no médio oriente, onde todos nós sabemos como as coisas são. Acredito que muitos dos críticos possam não ter gostado que um tema como esse tivesse sido tão "right in the face" ao longo da história. Aliás, tenho a certeza que essa foi uma das razões para baixarem as notas. Pura e simplesmente não o referem nas análises, porque sabem que serão atacados de seguida.

Acima de tudo falamos de um filme para crianças. Este tipo de temas passa-lhes completamente ao lado.

O meu veredicto final varia entre o 7.5 - 8 em modo PG. Fiquei realmente surpreendido e maravilhado com a fidelidade para com o original. Também existem erros. Fast passing, green screen exagerado, edição desalinhada, performances que deixam a desejar, alguma mudanças no script que me deixam triste, o tal tema que não deveria estar num filme para miúdos. Mas é assim, não sou piegas.

Com isto tudo e para finalizar. A análise do Thiago vai muito de encontro ao que eu acho do filme. Ele nem apontou nada por aí além de negativo. A minha pergunta é: a sua análise bate com o 5.5 que deu no final ? A mim não me parece.
o_temivel
Novato
Posts: 7
Joined: May 6th, 2019, 2:08 pm

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by o_temivel »

Eu sou da opinião de que filmes para crianças não devem ser avaliados da mesma forma que um filme de "gente crescida".

Como sabem a Disney anda a comprar tudo o que é marca e estúdio. Somando a isso as constantes censuras e cortes nos filmes antigos. Começam a ser demasiados episódios desagradáveis para quem realmente ama a indústria do cinema. Nós portugueses então temos imensa razão de queixa ao que eles nos têm feito nos últimos tempos a nível do mercado. Com certeza quem percebe de cinema, ou está por dentro da indústria se sente frustrado com o monopólio para o qual eles caminham.

A minha teoria é de que a grande maioria dos críticos está alinhada em tratar os filmes da Disney (que supostamente são para crianças) em filmes para gente mais velha. E não merece mais que isso. Colocar um tema como a igualdade entre sexos ou falas e diálogos feministas num filme PG não faz o mínimo sentido. Se for esse o caso então parece que começou uma pequena batalha, ainda que gostaria que esses mesmos críticos tivessem tido a coragem para abordar realmente o que a Disney fez neste filme.

O Dumbo por exemplo tem praticamente as mesmas notas que o Aladdin e eu falo por mim quando digo que o achei um filme muito inferior. Até penso que este embate com a Disney se inicou depois daquele corte no filme de animação do Dumbo original, na cena de música com os corvos. Pode ter passado ao lado de muita gente mas imensos sites fizeram manchete com o que aconteceu.

Se assim for não auguro nada de bom. Se não forem directos e mostrarem realmente o que lhes vai na alma a Disney vai apenas realçar a mediocridade que lhes é apontada como uma forma de comprar cada vez mais, e mais, apenas como forma de único caminho para o sucesso total. É uma luta perdida desde o seu início.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by mansildv »

Apesar de não ter grandes expectativas contava com algo um pouco melhor, mas deu para entreter, apesar de ter um tipo de humor demasiado moderno e aquelas questões/momentos feministas que não encaixam 😏
Mas saí da sessão satisfeito 😉

6.5/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by mansildv »

Disney Exploring a Sequel to Live-Action ‘Aladdin’ Movie

https://collider.com/aladdin-2-sequel-live-action/
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by siroco »

Vimos no fim-de-semana, e tivemos de ver o original de seguida para esquecer isto!

Do Guy Ritchie já não esperava grande coisa, mas ainda consegue ser pior que a expectativa, o Aladdin é um tótó, perdeu toda aquela confiança e atrevimento do original, e o Jafar ?!?, que cromo que arranjaram! O vilão tem de ser um ator carismático com presença e voz assustadora, aquele gajo é completamente apagado. Safam-se o génio e a Jasmine, o Will Smith não se aproxima do Robin Williams, mas também ninguém esperaria que o conseguisse, mas também não compromete.

Enfim, mais um remake live action dispensável, provavelmente o pior até à data.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Aladdin (2019) - Guy Ritchie

Post by drakes »

Visualmente lindo, começa bem, mas por alguma razão pareceu-me acelerado, mas para filme de natal com família ok, e concordo com Siroco, o Jaffar tá dose, igual ao mansildv fiquei satisfeito, mas vi em casa pelo primevideo.
Post Reply