Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by mansildv »

Image

Realizador: James L. Brooks
Elenco: William Hurt, Albert Brooks, Holly Hunter, Robert Prosky, Lois Chiles, Joan Cusack, Jack Nicholson.

Take two rival television reporters: one handsome, one talented, both male. Add one Producer, female. Mix well, and watch the sparks fly.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by mansildv »

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Rui Santos »

Adoro este filme. Para mim o melhor da Holly Hunter e um dos melhores de William Hurt.

Nunca o comprei, mas lembro de muitas cenas do filme.
Depois passarei por cá para o comentar.

9/10
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: October 12th, 2018, 12:33 am Adoro este filme. Para mim o melhor da Holly Hunter e um dos melhores de William Hurt.

Nunca o comprei, mas lembro de muitas cenas do filme.
Depois passarei por cá para o comentar.

9/10
Também gostei muito deste filme. E está actualíssimo, pelo menos face ao que se passa com as "emoções" demonstradas perante os holofotes como forma de convencer a opinião pública.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Rui Santos »

Rui Santos wrote: October 12th, 2018, 12:33 am Adoro este filme. Para mim o melhor da Holly Hunter e um dos melhores de William Hurt.

Nunca o comprei, mas lembro de muitas cenas do filme.
Depois passarei por cá para o comentar.

9/10
Hoje foi o dia... farto de esperar para o rever... Criterion encomendado dos EUA... para daqui a um par de meses uma nova critica ao filme.
Andei a pesquisar e encontrei links muito interessantes que depois aqui colocarei...mas é um filme que volta e meia uma das cenas perto do final não me sai da mente como um exemplo de como as pessoas mudam ou não.
Corrijam-me se a minha memória me trai...?
Existe uma cena no final que a Jane entra num táxi e diz, quero ir para a rua x, o taxista pergunta... tem alguma preferência de caminho? ela responde vá por aqui.. e de repente para e diz, não importa, vã por onde lhe apetecer. (ela tem por hábito entrar no táxi dizer que ia para o local x, mas tenta sempre dizer o caminho mais rápido por não confiar a ninguém)

No fundo é um sinal que está cansada... e de certa maneira deixou-se vencer pelo mundo normal...
I'll be back, vejam se não viram este bom filme...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by José »

Já não o vejo há carradas de anos (já agora, por que raio não passa num qualquer canal de cabo?) mas sem sombra de dúvida que continua a ser um dos objectos de cinema mais contundentes alguma vez feitos sobre a hipocrisia de alguns meios de comunicação social e como se falseiam emoções específicas em timings também eles milimetricamente calculados. O argumento, diálogos, tudo é refinadíssimo. Continua actual até mais não. O elenco, com aqueles pesos-pesados, é da ordem do transcendente! Faz uma boa sessão dupla com o igualmente brilhante, mas muito esquecido, "Quiz Show", de Robert Redford.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Samwise »

Rui, creio que sim. Essa cena não me é de todo desconhecida. Mas acho que vou arranjar tempo para ver agora outra vez o filme. Só o vi uma vez... há muitos, muitos anos.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Rui Santos »

Eu também só o vi uma vez :-))) ... mas fiquei com ele tão na memória, tenho alguns filmes que vi e têm esse efeito (outro que por aqui comentei foi o Selvagem e Perigosa do J. Demme)

Entretanto como o disse, já o comprei, passo seguinte comprar leitor desbloqueado... há por ai uns a preços interessantes.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by paupau »

Alguma sugestao de leitor? O meu anda meio estranho, ja nao deve durar muito...

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Samwise »

Rui, a cena que mencionas está de facto no filme. É impressionante o que a (má) memória nos faz - muito pouca coisa já recordava no filme para lá de uma ou outra sequência. Lembro-me de ter gostado do filme (e de ter pensado nos contextos abordados muito à distância), mas talvez na altura não o tenha apreciado com a devida atenção, em parte por não ter a experiência de vida necessária para absorver as subtilezas do que se estava a passar.

É uma obra altamente refinada e sofisticada mesmo para os dias de hoje (ainda que transpirando a eighties por todos os poros - pun intended! :-))) ), com um magnífico argumento, um magnífico texto e uns magníficos diálogos (e one-liners também, não esqueçamos esses) a serem servidos a um elenco que não podia ter sido mais bem escolhido. Em cima disto, é engraçado apreciar que no plano técnico esta comédia romântica de eleição também marca pontos: as sequências dentro do estúdio, quando o cronómetro aperta, estão filmadas com sentido de espaço, posicionamento e enquadramento, com cuts e travellings imaginativos e dinâmicos, a pautarem o ritmo na perfeição - um deleite para quem se interessa por estes aspectos.

Parece-me a esta distância um filme algo perdido no passado - pouco ou nada se ouve falar dele, o que é uma pena, porque dá uma abada a praticamente tudo o que se produz hoje em dia no ramo das comédias românticas - mas também é verdade que o filme é muito mais do que isso, e aponta um dedo crítico, ainda que de forma suave, sem demasiada pressão, aos "desvios" populares que dominam as redações de alguns orgãos de comunicação social (neste campo, nota-se que os tempos já avançaram, e que os problemas de agora são de outra ordem e gravidade, mas os paralelos podem sempre ser inferidos)

10/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Rui Santos »

paupau wrote: February 4th, 2020, 7:59 pm Alguma sugestao de leitor? O meu anda meio estranho, ja nao deve durar muito...

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
DVD Multi Regiões é quase tudo, mas BluRay... obriga tanto quanto vou sabendo a chip.
Tens em Espanha uma ou outra loja online que vendem desbloqueados, e depois colocarei link para uma delas que a Cláudia me deu.
Mas na amazon tens este vendedor... que por exemplo tem este leitor bem acessível. (LG VP-250)
https://www.amazon.es/Dynastar-Reproduc ... 74&sr=8-13 140€ (cá bloqueado encontras a 80€)...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: February 11th, 2020, 2:57 am Rui, a cena que mencionas está de facto no filme. É impressionante o que a (má) memória nos faz - muito pouca coisa já recordava no filme para lá de uma ou outra sequência. Lembro-me de ter gostado do filme (e de ter pensado nos contextos abordados muito à distância), mas talvez na altura não o tenha apreciado com a devida atenção, em parte por não ter a experiência de vida necessária para absorver as subtilezas do que se estava a passar.

É uma obra altamente refinada e sofisticada mesmo para os dias de hoje (ainda que transpirando a eighties por todos os poros - pun intended! :-))) ), com um magnífico argumento, um magnífico texto e uns magníficos diálogos (e one-liners também, não esqueçamos esses) a serem servidos a um elenco que não podia ter sido mais bem escolhido. Em cima disto, é engraçado apreciar que no plano técnico esta comédia romântica de eleição também marca pontos: as sequências dentro do estúdio, quando o cronómetro aperta, estão filmadas com sentido de espaço, posicionamento e enquadramento, com cuts e travellings imaginativos e dinâmicos, a pautarem o ritmo na perfeição - um deleite para quem se interessa por estes aspectos.

Parece-me a esta distância um filme algo perdido no passado - pouco ou nada se ouve falar dele, o que é uma pena, porque dá uma abada a praticamente tudo o que se produz hoje em dia no ramo das comédias românticas - mas também é verdade que o filme é muito mais do que isso, e aponta um dedo crítico, ainda que de forma suave, sem demasiada pressão, aos "desvios" populares que dominam as redações de alguns orgãos de comunicação social (neste campo, nota-se que os tempos já avançaram, e que os problemas de agora são de outra ordem e gravidade, mas os paralelos podem sempre ser inferidos)

10/10
Que bom ver que o filme envelheceu bem... fiquei ainda mais cheio de vontade de o ver... apesar da encomenda se encontrar a viajar... talvez o veja antes 8)
A memória é sem dúvida uma das coisas mais estranhas, um tipo poder estar a conversar e esquecer do nome de metade das pessoas, mas lembrar-se de um filme que viu uma vês há mais de 25 anos... e tudo o que contas sinto que vejo as cenas que estás a falar. E acho também que é um filme que passa demasiado debaixo do radar... quase ninguém o viu, e nunca é referido por aqui.
Obrigada pelo que escreveste, tentarei fazer algo de semelhante quando o visualizar.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by paupau »

@Rui

Sem grandes detalhes, parece que ha homebrew para tornar a ps3 BD free, li depois de pesquisar ao ler o primeiro comentario. Ja me senti tentado em gastar €50 numa usada a testar isso.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: February 11th, 2020, 9:11 am Obrigada pelo que escreveste, tentarei fazer algo de semelhante quando o visualizar.
Eu não "escrevi" nada, ou, pelo menos, não fui concreto na abordagem... limitei-me a carregar um texto abonatório de adjectivos. :-)))

Depois de teres passado pela nova visualização, retomo a conversa. Já sei que vais falar em assuntos "teus" que vão trazer boas linhas de abordagem. salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Broadcast News (1987) - James L. Brooks

Post by Samwise »

"Portrait of a Lady on Fire"... :-)))
Na verdade, um dos muito planos artisticamente sugestivos no filme (e não é por terem objectos de arte lá dentro :wink: )
Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply