https://www.imdb.com/title/tt0138276/ - O IMDB é uma cagada, podem clicar para constatarem a tamanha cagada.
O que não será cagada, é a página Wikipedia do realizador e historiador Laurence Rees:
https://en.wikipedia.org/wiki/Laurence_Rees
Documentário completo no You TubeLaurence Rees (born 1957) is a British historian. He is a documentary filmmaker and author of several books about atrocities committed by the totalitarian states of the Second World War. He is the former Creative Director of History Programmes for the BBC. His documentaries and books are used as teaching aids in British schools.
Comentário: a minha primeira reacção
Este documentário de 1992 da BBC, foca o Cinema alemão do período nazi, ou seja entre 1933-1945, que estava sob o comando e controle directo do Ministro de Propaganda do 3º Reich, o famigerado Doutor Goebbels, que matou os seus filhos para evitar que as crianças vivessem num mundo não-nazi, e que depois deu veneno à sua esposa e pediu a um soldado do bunker para lhe dar um tiro de espingarda na nuca.
Os filhos do Goebbels, que ele e a esposa envenenaram, para evitar que as crianças crescessem e se apercebessem de que afinal os judeus e os negros são seres humanos e não são Untermensch (animais abaixo de cão), e acima de tudo para evitar que os seus filhos descobrissem que os seus pais eram assassinos genocidas da pior espécie.
Idem. Fotografia de uma criança do Goebbels, já morta após o infanticídio
O documentário não é biográfico, apesar de conter os aspectos pessoais e sinistros que eu mostrei acima.
Este documentário é mesmo sobre o cinema alemão, entre 1933-1945, mas o Goebbels era o sujeito que controlava esse cinema, da mesma forma que o Estaline controlava todo o Cinema Soviético no mesmo período. Eu julgo que o Goebbels era o número 2 do regime Nazi, o 2º homem com mais poder atrás do Hitler.
Para começar, irei relatar um filme muito insólito de 1945, onde o Goebbels deu ordens para a retirada de 100 mil soldados alemães das linhas da frente, para serem figurantes num filme épico estilo cinema soviético de 1970. O filme ficou pronto dias antes do Hitler se suicidar, mas o Goebbels projectou todo contente, a sua obra cinematográfica, sabendo que iria morrer, mas que daí a 100 anos (em 2045) os críticos de cinema iriam elogiar o filme.
Esse filme é de facto a coisa mais avançada e precoce que eu já vi, a nível de meios (100 mil soldados), O Cinema norte-americano é uma cagada, por assim dizer, pois é um cinema pobrezinho e sem meios financeiros, logísticos ou técnicos para fazer um filme de guerra com 100 mil soldados. A este nível de cinema eu apenas conhecia o cinema de leste da época soviética, que eu pensava terem o monopólio, como por exemplo os 5 filmes Liberation (1970) com 120 mil soldados do Exército Vermelho. Epá! mas os soviéticos fizeram isso em 1970, e os nazis fizeram-no em 1945 (os americanos de Hollywood estavam a ver as vacas pastarem, com receio de gastaram muito dinheiro e terem poucos lucros).
Screenshots meus:
Eu tirei estes screenshots a partir dos excertos do documentário, ainda não descobri se o filme está em streaming na net, e nem sei qual o título do filme (o documentário diz qual é, mas eu não o apontei ainda).
O documentário explica que o Goebbels retirou 100 mil soldados alemães das linhas de frente, para prestarem serviço ao Cinema, no ano de 1945, quando a guerra estava perdida e os soldados fazia mais falta, onde ele deu um discurso aos soldados, explicando que o 3º Reich estava prestes a cair, mas a performance teatral dos soldados-actores iria ser discutida e analisada por críticos de cinema daí a 100 anos (em 2045).
Observação: Essas imagens de 1945 são pertinentes para dizer mal do "Spartacus" do Stanley Kubrick, onde os actores (não soldados) apenas andam de um lado para o outro, estilo banda filarmónica da GNR ou a dança folclórica dos pauliteiros de Miranda.
Película Agfa - Curiosidade militar
O primeiro filme a cores soviético, foi feito com película a cores Agfa (alemã) capturada à Alemanha Nazi em 1944, conforme eu já descrevi no respectivo tópico do filme ou do cinema de leste (era a sequela a um filme sobre o Ivan o Terrível, se não estou em erro).
Tecnicamente, os americanos tinham o seu Technicolor e os alemães a sua película a cores Agfa, mas os desgraçados dos soviéticos não tinham tecnologia de cinema para poderem fazer um filme a cores...
Tópico do Cinema Nazista do Drakes
Este documentário é de facto essencial para o tópico do Drakes, eu só não falei disto lá, porque o filme documental de 1992, criado pela BBC é uma mina de ouro, e merece este tópico próprio. Hoje não tenho tempo, mas existem aqui muitas pérolas cinematográficas, históricas e políticas para analisar...
Talvez o Drakes me possa ajudar indo à procura do filme épico de 1945, com 100 mil soldados, e mencionando-o no seu tópico (eu nem sequer sei o título do filme).
Faço uma pequena observação acerca de mim e do Drakes, pois nós os dois somos os membros do DVD Mania, que mais gostamos de filmes soviéticos, em particular os filmes históricos.
Eu tenho um vizinho, que no ano passado estava a beber copos à noite no café da esquina e que dizia que estudou alemão na escola secundária, para poder entender os discursos do Hitler, e que hoje em dia fica todo empolgado/excitado quando ouve as gravações dos discursos fascistas do Hitler. Em seguida ele disse que nunca ocorreu o holocausto, e que a Alemanha Nazi não exterminou os judeus, que isso são tudo mentiras inventadas por judeus americanos. Eu pirei-me, mas um vizinho meu, que é advogado, teve tomates para responder ao gajo que o holocausto é um dos casos mais bem documentados da História, e que as ideias dele são mentiras em má fé e incitação ao ódio. No dia seguinte paguei as cervejas ao vizinho advogado que meteu o nazi na linha, e outros vizinho vieram ter comigo e perguntaram-me "Ó Zé! Tu ficaste calado e não disseste nada, quando o sujeito disse que o Holocausto nunca aconteceu, isso nem parece teu!"
Isso não é a mesma coisa do grande ditado "Vieram pelos judeus e eu fiquei calado, por não ser judeu. A seguir vieram pelos comunistas e eu fiquei calado por não ser comunista. No final, vieram por mim, e já não restava ninguém para falar por mim!"
A diferença é que o meu vizinho nazi estava bêbado, e depois ficou umas semanas envergonhado sem aparecer, e até hoje (já faz mais de 1 ano) ele não voltou a ter essas conversas. Eu não estou para armar confusões com nazis bêbados, que dizem mal dos judeus, quando nem eu nem ele conhecemos nenhum judeu em Lisboa. Agora, se ele dissesse mal dos emigrantes ucranianos ou guineenses, por serem sub-humanos por motivos de raça (eslavos e negros), que são gente com presença em Portugal, eu se calhar tinha intervido e não permitia o discurso de ódio.
Seja como for, nem aqui neste meu tópico, ou no tópico do "cinema nazista" do Drakes, haverá qualquer perigo de serem tópicos ilegais a fomentarem o nazismo, visto ambos os autores serem já membros conhecidos do fórum, com vários anos, entusiastas de cinema soviético, sem inclinações suspeitas às ideias do Doutor Goebbels, Ministro da Propaganda e responsável de Cinema do 3º Reich.
Eu devo ser a pessoa menos suspeita do fórum, para analisar e elogiar tecnicamente o cinema nazi.
Mais alguns screenshots
O filme acima de 1943 parece ser a inspiração para o Stanley Kubrick, no seu filme Dr. Strangelove. No filme do Kubrick, um aviador americano com chapéu de cowboy, monta uma bomba nuclear. Aqui temos um soldado alemão a montar uma bala de canhão dirigida a um forte otomano. Os efeitos especiais são bons para 1943.
Tenho também um conjunto de imagens, dedicado a esta situação mais grave (crimes contra a Humanidade):
Aprovação do filme pelo pelo Himmler:
Quando tiver tempo, darei seguimento a este tópico.