We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Post by JoséMiguel »

Image

Image

https://www.imdb.com/title/tt0138276/ - O IMDB é uma cagada, podem clicar para constatarem a tamanha cagada.

O que não será cagada, é a página Wikipedia do realizador e historiador Laurence Rees:

https://en.wikipedia.org/wiki/Laurence_Rees
Laurence Rees (born 1957) is a British historian. He is a documentary filmmaker and author of several books about atrocities committed by the totalitarian states of the Second World War. He is the former Creative Director of History Programmes for the BBC. His documentaries and books are used as teaching aids in British schools.
Documentário completo no You Tube



Comentário: a minha primeira reacção

Este documentário de 1992 da BBC, foca o Cinema alemão do período nazi, ou seja entre 1933-1945, que estava sob o comando e controle directo do Ministro de Propaganda do 3º Reich, o famigerado Doutor Goebbels, que matou os seus filhos para evitar que as crianças vivessem num mundo não-nazi, e que depois deu veneno à sua esposa e pediu a um soldado do bunker para lhe dar um tiro de espingarda na nuca.

Image
Os filhos do Goebbels, que ele e a esposa envenenaram, para evitar que as crianças crescessem e se apercebessem de que afinal os judeus e os negros são seres humanos e não são Untermensch (animais abaixo de cão), e acima de tudo para evitar que os seus filhos descobrissem que os seus pais eram assassinos genocidas da pior espécie.

Image
Idem. Fotografia de uma criança do Goebbels, já morta após o infanticídio

O documentário não é biográfico, apesar de conter os aspectos pessoais e sinistros que eu mostrei acima.

Este documentário é mesmo sobre o cinema alemão, entre 1933-1945, mas o Goebbels era o sujeito que controlava esse cinema, da mesma forma que o Estaline controlava todo o Cinema Soviético no mesmo período. Eu julgo que o Goebbels era o número 2 do regime Nazi, o 2º homem com mais poder atrás do Hitler.

Para começar, irei relatar um filme muito insólito de 1945, onde o Goebbels deu ordens para a retirada de 100 mil soldados alemães das linhas da frente, para serem figurantes num filme épico estilo cinema soviético de 1970. O filme ficou pronto dias antes do Hitler se suicidar, mas o Goebbels projectou todo contente, a sua obra cinematográfica, sabendo que iria morrer, mas que daí a 100 anos (em 2045) os críticos de cinema iriam elogiar o filme.

Esse filme é de facto a coisa mais avançada e precoce que eu já vi, a nível de meios (100 mil soldados), O Cinema norte-americano é uma cagada, por assim dizer, pois é um cinema pobrezinho e sem meios financeiros, logísticos ou técnicos para fazer um filme de guerra com 100 mil soldados. A este nível de cinema eu apenas conhecia o cinema de leste da época soviética, que eu pensava terem o monopólio, como por exemplo os 5 filmes Liberation (1970) com 120 mil soldados do Exército Vermelho. Epá! mas os soviéticos fizeram isso em 1970, e os nazis fizeram-no em 1945 (os americanos de Hollywood estavam a ver as vacas pastarem, com receio de gastaram muito dinheiro e terem poucos lucros).

Screenshots meus:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Eu tirei estes screenshots a partir dos excertos do documentário, ainda não descobri se o filme está em streaming na net, e nem sei qual o título do filme (o documentário diz qual é, mas eu não o apontei ainda).

O documentário explica que o Goebbels retirou 100 mil soldados alemães das linhas de frente, para prestarem serviço ao Cinema, no ano de 1945, quando a guerra estava perdida e os soldados fazia mais falta, onde ele deu um discurso aos soldados, explicando que o 3º Reich estava prestes a cair, mas a performance teatral dos soldados-actores iria ser discutida e analisada por críticos de cinema daí a 100 anos (em 2045).

Observação: Essas imagens de 1945 são pertinentes para dizer mal do "Spartacus" do Stanley Kubrick, onde os actores (não soldados) apenas andam de um lado para o outro, estilo banda filarmónica da GNR ou a dança folclórica dos pauliteiros de Miranda.

Película Agfa - Curiosidade militar

O primeiro filme a cores soviético, foi feito com película a cores Agfa (alemã) capturada à Alemanha Nazi em 1944, conforme eu já descrevi no respectivo tópico do filme ou do cinema de leste (era a sequela a um filme sobre o Ivan o Terrível, se não estou em erro).

Tecnicamente, os americanos tinham o seu Technicolor e os alemães a sua película a cores Agfa, mas os desgraçados dos soviéticos não tinham tecnologia de cinema para poderem fazer um filme a cores...

Tópico do Cinema Nazista do Drakes

Este documentário é de facto essencial para o tópico do Drakes, eu só não falei disto lá, porque o filme documental de 1992, criado pela BBC é uma mina de ouro, e merece este tópico próprio. Hoje não tenho tempo, mas existem aqui muitas pérolas cinematográficas, históricas e políticas para analisar...

Talvez o Drakes me possa ajudar indo à procura do filme épico de 1945, com 100 mil soldados, e mencionando-o no seu tópico (eu nem sequer sei o título do filme).

Faço uma pequena observação acerca de mim e do Drakes, pois nós os dois somos os membros do DVD Mania, que mais gostamos de filmes soviéticos, em particular os filmes históricos.

Eu tenho um vizinho, que no ano passado estava a beber copos à noite no café da esquina e que dizia que estudou alemão na escola secundária, para poder entender os discursos do Hitler, e que hoje em dia fica todo empolgado/excitado quando ouve as gravações dos discursos fascistas do Hitler. Em seguida ele disse que nunca ocorreu o holocausto, e que a Alemanha Nazi não exterminou os judeus, que isso são tudo mentiras inventadas por judeus americanos. Eu pirei-me, mas um vizinho meu, que é advogado, teve tomates para responder ao gajo que o holocausto é um dos casos mais bem documentados da História, e que as ideias dele são mentiras em má fé e incitação ao ódio. No dia seguinte paguei as cervejas ao vizinho advogado que meteu o nazi na linha, e outros vizinho vieram ter comigo e perguntaram-me "Ó Zé! Tu ficaste calado e não disseste nada, quando o sujeito disse que o Holocausto nunca aconteceu, isso nem parece teu!"

Isso não é a mesma coisa do grande ditado "Vieram pelos judeus e eu fiquei calado, por não ser judeu. A seguir vieram pelos comunistas e eu fiquei calado por não ser comunista. No final, vieram por mim, e já não restava ninguém para falar por mim!"

A diferença é que o meu vizinho nazi estava bêbado, e depois ficou umas semanas envergonhado sem aparecer, e até hoje (já faz mais de 1 ano) ele não voltou a ter essas conversas. Eu não estou para armar confusões com nazis bêbados, que dizem mal dos judeus, quando nem eu nem ele conhecemos nenhum judeu em Lisboa. Agora, se ele dissesse mal dos emigrantes ucranianos ou guineenses, por serem sub-humanos por motivos de raça (eslavos e negros), que são gente com presença em Portugal, eu se calhar tinha intervido e não permitia o discurso de ódio.

Seja como for, nem aqui neste meu tópico, ou no tópico do "cinema nazista" do Drakes, haverá qualquer perigo de serem tópicos ilegais a fomentarem o nazismo, visto ambos os autores serem já membros conhecidos do fórum, com vários anos, entusiastas de cinema soviético, sem inclinações suspeitas às ideias do Doutor Goebbels, Ministro da Propaganda e responsável de Cinema do 3º Reich. :-?

Eu devo ser a pessoa menos suspeita do fórum, para analisar e elogiar tecnicamente o cinema nazi. :lol: :wink:

Mais alguns screenshots

Image

Image

Image

O filme acima de 1943 parece ser a inspiração para o Stanley Kubrick, no seu filme Dr. Strangelove. No filme do Kubrick, um aviador americano com chapéu de cowboy, monta uma bomba nuclear. Aqui temos um soldado alemão a montar uma bala de canhão dirigida a um forte otomano. Os efeitos especiais são bons para 1943.

Image

Tenho também um conjunto de imagens, dedicado a esta situação mais grave (crimes contra a Humanidade):

Aprovação do filme pelo pelo Himmler:

Image

Image

Image

Image

Image

Quando tiver tempo, darei seguimento a este tópico.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: October 9th, 2018, 10:09 am Esse filme é de facto a coisa mais avançada e precoce que eu já vi, a nível de meios (100 mil soldados), O Cinema norte-americano é uma cagada, por assim dizer, pois é um cinema pobrezinho e sem meios financeiros, logísticos ou técnicos para fazer um filme de guerra com 100 mil soldados. A este nível de cinema eu apenas conhecia o cinema de leste da época soviética, que eu pensava terem o monopólio, como por exemplo os 5 filmes Liberation (1970) com 120 mil soldados do Exército Vermelho. Epá! mas os soviéticos fizeram isso em 1970, e os nazis fizeram-no em 1945 (os americanos de Hollywood estavam a ver as vacas pastarem, com receio de gastaram muito dinheiro e terem poucos lucros).
Não te querendo maçar muito com detalhes insignificantes, podes partilhar o local de onde retiraste a informação de que foram usados 120.000 soldados do Exército Vermelho na feitura do Liberation? A wiki, não sendo propriamente uma fonte fidedigna em tudo, indica um número bastante abaixo, 5.000...

EDIT- 12-10-2018
No tópico sobre o Liberation que criaste aqui no fórum há uns anos atrás, tu próprio dizes o seguinte:
2) Meios de produção.

Para a reconstituição da batalha de Kursk, o director artístico Alexander Myaghkov teve luz verde para utilizar explosivos e munições verdadeiras. Foram escavados 30 kilómetros de trincheiras e fortificações, utilizados 100 tanques genuínos, 18 aviões, 3.000 soldados e 2.000 peças de artilharia.
Como foi que, desde essa altura para cá, o número cresceu uma proporção de 40x na tua cabeça?

Fim de EDIT


E, já agora, se não der muito trabalho, como chegaste à conclusão de que Hollywood não tem/teve meios financeiros (e logísticos e técnicos) para acompanhar tais produções?
Last edited by Samwise on October 12th, 2018, 5:51 pm, edited 3 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: October 9th, 2018, 10:09 am
Talvez o Drakes me possa ajudar indo à procura do filme épico de 1945, com 100 mil soldados, e mencionando-o no seu tópico (eu nem sequer sei o título do filme).
O filme de que estás à procura é este: https://en.wikipedia.org/wiki/Kolberg_(film)

Não foi difícil encontrar, foi a única produção de cinema alemã em 1945.

Segundo a wiki, mais uma vez:
Kolberg entered production in 1943, and was made in Agfacolor with high production values. At a cost of more than eight million marks, it was the most expensive German film of World War II, with the actual cost suppressed to avoid adverse public reaction.[2] At a time when the war was turning against Germany, tens of thousands of soldiers were called from the fronts to be used in the film.[3]

Principal cinematography took place from 22 October 1943 to August 1944. The exteriors were shot in and around the cities of Kolberg, Königsberg, Berlin, Seeburg, and Neustettin.[4]

To film scenes with snow during summer, 100 railway wagons brought salt to the set in Pomerania. The film was finally completed at the Babelsberg Studios at Potsdam while the town and nearby Berlin were being steadily bombed by the Allies.

Two extras were killed during the making of the film when an explosive charge went off too early.

The film's extra cast accounted a massive 187,000 people, out of whom about 50,000 were soldiers. The film has the second-highest cast strength, after only Gandhi (1982).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Post by JoséMiguel »

Image

A foto acima é do Zé Goebbels (o gajo chamava-se Zé), abaixo fica a página wikipedia desse Zé:

https://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Goebbels

Eu estive a fazer um vídeo musical para ambientar este tópico. :-)

A imagem é do filme soviético de 1971, "Liberation V", onde podem verificar que o actor é parecido com o Zé nazi do Goebbels.

A música é do filme "Paths of Glory" do Stanley Kubrick e também o Adágio da música clássica.

No wikipedia acima poderão verificar que a morte suicida dele e da mulher Frau Goebbels tem versões distintas, neste filme soviético de 1971 poderá ter ocorrido algum hollywoodismo... ou não...

O filme soviético é encenado do ponto de vista do soldado soviético electricista, técnico militar de comunicações, que entra no bunker nazi, a desenrolar a sua bobine de cabos de comunicação, para estabelecer uma linha terrestre entre os comandos alemão e soviético, conforme acordado previamente pela delegação alemã que se tentou render.

Hollywodismo soviético ou não, o que se passou foi que após o suicídio do Hitler, este Zé Goebbels herdou o poder supremo, mas logo a seguir matou a familia e suicidou-se, e por isso teve de vir outro general alemão render-se aos soviéticos.

O meu vídeo começa no dia 1 de Maio de 1945, o dia em que o Goebbels se suicida, e termina no dia 2 de Maio, com a rendição de Berlim (foi preciso o Paulo Zé (Paul Joseph Goebbels) matar os seus filhos e suicidar-se para que o comandante militar de Berlim se pudesse render, e parar com o fanatismo dos putos de 15 anos da juventude hitleriana que lançavam bazookas Panzerfaust aos tanques, e se escondiam nos prédios como atiradores furtivos, armados em talibans fanáticos muçulmanos do Bin Laden ou da ISIS.

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Post by drakes »

Hoje mesmo nas democracias o marketing é muito forte para criar vencedores, depois de Goebbles tivemos vários "pensadores", como o Jacques Séguéla convenceu o Mittermand a limar os dentes caninos por que nos debates ele parecia agressivo ao mostrar os dentes, no seriado 1992 ele é citado como a pessoa que descobriu que tanto fazia vender na propagando um sabão ou político.
Atualmente temos verdadeiras repaginações de pessoas e ideias, mesmo acertos durante campanhas, troca-se até cores contra slogans por exemplo para neutralizar a minha pátria não vermelha, o que ocorreu aka:

Image

Trump fazia um discurso diferente com temas que agradava aquela região através de dados compilados pela Cambridge Analytca, dados este retirados do facebbok.
https://oglobo.globo.com/economia/como- ... s-22512780
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: We Have Ways of Making You Think - Goebbels: Master of Propaganda (1992) - Laurence Rees

Post by JRibeiro »

JoséMiguel wrote: October 9th, 2018, 10:09 am Eu julgo que o Goebbels era o número 2 do regime Nazi, o 2º homem com mais poder atrás do Hitler.
Sem ter a certeza absoluta, mas penso que Hermann Goering e Heinrich Himmler eram as duas figuras mais poderosas a seguir a Hitler no regime Nazi.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Post Reply