Interview with the Vampire (1994) - Neil Jordan

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Interview with the Vampire (1994) - Neil Jordan

Post by JoséMiguel »

Image

Sinopse (Wikipedia)
Interview with the Vampire is a 1994 American gothic horror film directed by Neil Jordan, based on Anne Rice’s 1976 novel of the same name, and starring Tom Cruise and Brad Pitt. The film focuses on Lestat (Cruise) and Louis (Pitt), beginning with Louis's transformation into a vampire by Lestat in 1791. The film chronicles their time together, and their turning of a ten-year-old girl, Claudia (Kirsten Dunst), into a vampire. The narrative is framed by a present-day interview, in which Louis tells his story to a San Francisco reporter. The supporting cast features Christian Slater, Antonio Banderas and Stephen Rea.

The film was released in November 1994 to generally positive reviews,[3] and received Oscar nominations for Best Art Direction and Best Original Score.[4] Kirsten Dunst was also nominated for a Golden Globe for Best Supporting Actress for her role in the film.
Trailer oficial

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Interview with the Vampire (1994) - Neil Jordan

Post by Cabeças »

Um filme incontornável do Neil Jordan (A Companhia dos Lobos), de que gostámos imenso aqui em casa e que vimos muitas vezes. :-)
Cabeças
Image
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Interview with the Vampire (1994) - Neil Jordan

Post by No Angel »

O filme é excelente. Para quem gostou do filme eu recomendo muito o livro da Anne Rice, é um livro muito bem escrito e cativante!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Interview with the Vampire (1994) - Neil Jordan

Post by mansildv »

Adoro este filme, é um dos melhores dentro deste género!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Interview with the Vampire (1994) - Neil Jordan

Post by JoséMiguel »

Introdução

Image

Na minha opinião, a Entrevista com o Vampiro é um marco muito importante da 7ª Arte, é uma produção independente privada, fora do circuito dos estúdios de Hollywood (os estúdios só são envolvidos enquanto vendedores/distribuidores e não têm qualquer poder de adulterar esta obra de arte, que é adaptação literária muito fiel ao livro com grandes meios financeiros privados, e com grandes meios técnicos, artísticos e cinematográficos.

Quem paga o filme é que dá ordens para fazer uma adaptação de alta qualidade, e não é tolerado que nenhum produtor executivo de Hollywood possa dar palpites sobre o argumento, conforme a tragédia que aconteceu quando a Warner Bros produziu a sequela "A Raínha dos Malditos":
The Queen of the Damned. The film was negatively received by critics, and Rice dismissed it completely as she felt the filmmakers had "mutilated" her work. During pre-production, Rice had pleaded with the studio not to produce a film of the book just yet as she believed her readers wanted a film based on the second book in the series, The Vampire Lestat. Rice was refused the cooperation of the studio. (Wikipedia)
Este estúdio Warner Bros é como as varinas de Lisboa, dos anos 1950. As peixeiras que andavam descalças por Lisboa a vender peixe, muitas delas peixeiras vigaristas, que furavam o peixe num certo sítio e assopravam, para insuflar o peixe, depois as donas de casa lisboetas quando iam amanhar o peixe, aquilo era só ar e espinhas.

A Warner Bros é uma entidade vigarista que não presta, e que só serve para vender "peixe podre", com os milhões que gastam em trailers. Mas neste caso o filme não foi feito nem pago por eles, e a Warner apenas foi usada como vendedora/distribuidora. Por sorte desta vez estavam a vender bom peixe doutras pessoas, que não foi feito nem pago por eles.

Quem pagou este filme foi o bilionário excêntrico David Geffen, um dos homens mais ricos das Indústrias americanas do Cinema e da Música, que faz doações de 200 milhões de dólares à Faculdade de Medicina de Los Angeles. Eu li que o homem foi diagnosticado erradamente, com cancro terminal dos anos 70 e ele julgava que iria morrer, não sei se foi por isso que ele doou tanto dinheiro a uma Faculdade de Medicina. Dar dinheiro a uma Faculdade de Medicina Europeia é uma ofensa para os ideais europeus e para os cidadão europeus, a Saúde é um direito do povo europeu, obrigação do estado e financiado pelos impostos. Mas como os cidadãos americanos estão pior do que os africanos do 3º mundo, no direito a Hospitais, a doação do produtor deste filme talvez tenha algum interesse para o povo americano, não sei bem.

Um homem que oferece 200 milhões de dólares, assim de rajada, não será um produtor que aceite que mutilem o argumento do livro "Entrevista com o Vampiro", que ele está a pagar. A mim me parece.

Image

Talvez a minha análise especulativa esteja correcta, ou talvez não esteja! O resultado está à vista nesta excelente preciosidade de filme.

Eu li o livro da Anne Rice, que foi distribuído em Portugal, apenas por causa do sucesso do filme. É que o livro é de 1976, e acho que não era vendido em Portugal, antes da re-edição perante o lançamento do filme de 1994. Eu comprei o livro como prenda de anos para a minha irmã, que era uma mulher fanática por livros de terror e que a partir de 1982, comprou a colecção inteira "Pêndulo - Terror à meia-noite" da Europa-América, a famosa colecção que continha os originais do Dracula e Frankenstein. Esse livro português já tinha o actor Tom Cruise na capa, não era nenhuma versão de 1976.

O filme é 99% fiel ao livro de modo geral, reparei que havia uma pequena nuance no final (últimos 30 segundos).

Image

A segunda parte da acção decorre em Paris, por volta do ano 1800, a imagem acima ilustra uma cena erótica/sexual do livro, passada no teatro parisiense, onde o filme é perfeitamente fiel. Mas por ser um livro escrito por uma mulher, a narração no livro está saturada dos pensamentos e emoções da vítima, quando ela é despida e abusada pelos vampiros, no feminino. No filme vemos o acontecimento de fora, sem termos acesso aos pensamentos da vítima.

Eu lembro-me de quando li o livro em 1995 (menos de um ano após a estreia do filme), julgar que o filme tinha omitido esta cena, mas depois aluguei a cassete VHS e a cena estava lá. A diferença entre o filme e o livro, é que no filme a acção fiel ocorre muito depressa em tempo real, ao passo que o livro abre um parêntisis, para descrever com calma o que vai na alma da vítima.

Image

O enredo é fascinante e tem uma escala épica, ao começar em Nova Orleães, no tempo da Revolução Americana, e depois ser transferida para Paris, no Século das Luzes.

Temos uma menina vampira de 10 anos de idade, que é imortal, não pode crescer e não pode amadurecer intelectualmente, mas é uma assassina que mata sem escrúpulos.

Image

Este filme tem quatro vedetas excitantes para as raparigas dos anos 90, o Brad Pitt, o Tom Cruise, o Christian Slater e o António Banderas, no entanto este não é um filme da treta para gajas adolescentes e na minha opinião todos esses quatro meninos-bonitos de Hollywood, fazem um bom papel. Na imagem abaixo podem ver o Tom Cruise ao centro, de cabeleira loira, com o Brad Pitt à sua direita de cabelo comprido:

Image

Já na Imagem seguinte podemos ver o jornalista do século XX, interpretado pelo Christian Slater:

Image

E por último, o António Banderas ao lado do Brad Pitt:

Image

Alguma leitora feminina do DVD Mania, que tropece neste tópico, ficará toda contente. :lol:

Mas não se preocupem, porque este não é nem um filme de gaja, nem um filme para adolescentes. Isto é um filme sério, equiparado a uma super co-produção histórica europeia dos anos 80, daquelas que ganharam um Oscar pelo guarda-roupa e Fotografia.

Image

Para quem goste deste filme, recomendo os outros dois filmes companheiros, com a mesmíssima qualidade e maturidade, o Dracula de 1991 e o Frankenstein de 1994, ambos pagos pelo Francis Ford Coppola, que não aceitou falta de respeito aos livros com mais de 100 anos. São essas as únicas versões sérias, fiéis e de qualidade dos livros clássicos, tudo o resto são infantilidades deturpadas dos livros, para crianças atrasadas mentais.

A minha classificação: 10/10.
Post Reply