Utøya 22. juli (2018) - Erik Poppe

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Utøya 22. juli (2018) - Erik Poppe

Post by nimzabo »

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Utøya 22. juli (2018) - Erik Poppe

Post by JoséMiguel »

Nimzabo, tu és bom rapaz e irei fazer-te esta chamada de atenção, uma última vez (antes de eu abandonar o fórum qualquer dia, por o administrador Rui Santos ser conivente com o nazi do Samwise me insultar a torto e a direito.)

Tu colocas links para sites da treta como o IMDB e o Rotten Tomatoes, e não colocas o link para um site sério como o Wikipedia. Em seguida nada dizes sobre o filme e falas de um tal de "massacre de Utoya", de que os portugueses nuca ouviram falar.

Para agravar a situação, fazes isto num filme norueguês, sabendo que 95% do fórum são idiotas fãs de Hollywood, e que no máximo só meia dúzia de gajos irão ver um filme falado em norueguês.

Vou-te dar um exemplo representativo da inteligência e cultura da maioria dos membros do fórum DVD Mania:

Um dos membros do nosso fórum ficou todo contente com o remake americano do filme sueco de vampiros "Let The Right One In" e escreveu, que o remake fazia falta porque era falado "em língua de gente" (inglês). Se um cinéfilo português defende remakes americanos da treta, infectados pela censura moral deles, contra um original sueco, apenas por ser falado em inglês, numa fonética que ele aprecia, então a culpa do lixo americano também recai sobre certos cinéfilos portugueses que apoiam financeiramente esse conceito de lixo.

Contra membros assim, não tens qualquer hipótese de recomendar este filme norueguês.

Mas para a meia dúzia de gatos pingados que estão interessados, o mínimo que podes fazer é colocar o link wikipedia:

https://en.wikipedia.org/wiki/U_%E2%80%93_July_22

Custa muito!? Até colocaste um link para a estupidez do Rotten Tomatoes, e para o Wikipédia não?

E que tal usares uma sinopse? A tua ficha técnica é uma treta! Eu até te aprecio bastante por seres um homem de poucas palavras, que gosta de filmes sérios como eu. Mas "um homem de poucas palavras" não significa que devas criar fichas técnicas da treta como essa acima. Eu confesso que não teria implicado contigo se não tenho visto lá o link para o Rotten Tomatoes, isso foi mesmo a gota de água.

E que tal o wikipedia acerca do assunto misterioso do "massacre de Utoya"?

https://en.wikipedia.org/wiki/2011_Norw ... a_massacre

Para a próxima tenta ao menos fazer uma sinopse com texto copiado do wikipedia:
U – July 22 (Norwegian: Utøya 22. juli) is a 2018 Norwegian drama film directed by Erik Poppe. It is a re-enactment of the Utøya summer camp massacre that took place on 22 July 2011, shot in one single take in real time. The film is based on historical events, but the characters are fictional. The purpose is to promote understanding of the victims of this cruel disaster, as seen from their side. The film was created in close dialogue with several survivors, to get the action as close to reality as possible. The terrorist is only a scary figure in the periphery.[2] The film was selected to compete for the Golden Bear in the main competition section at the 68th Berlin International Film Festival.[3] U – July 22 received eight nominations for the 2018 Amanda Awards during the Norwegian International Film Festival in Haugesund.[4] The film received the Amanda Awards for the Best Actress (Andrea Berntzen) and Best Actress in a Supporting Role (Solveig Koløen Birkeland).[5]
Nimzabo, desculpa se te arreliei, mas consoante a decisão do Rui Santos, poderei estar prestes a sair do fórum, e encara isto como uma crítica construtiva de amigo, antes de eu ir-me embora. salut-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Utøya 22. juli (2018) - Erik Poppe

Post by nimzabo »

É uma questão de economia de esforço quando abro os tópicos.
Deixo uns links caso alguém queira saber mais.
No meu caso selecciono os filmes para uma lista de filmes a ver, com base nas notas do imdb e do rt e nos prémios e nomeações recebidas.
Isto em 90 e tal por cento dos casos.
Então os links que deixo para os outros verem até acaba por ser aquilo que eu próprio vejo.
É muito raro ir à wikipédia ou a qualquer outro site investigar mais, como tu fazes.
E se acontece terá mais a ver com docs que já vi, à posteriori, do que com filmes.

O rt serve-me para complementar a info do imdb. Há filmes que no imdb têm nota relativamente baixa e então venho cruzar com as do rt e eventualmente ler um bocadinho das reviews. O rt tem bastantes notas exageradas mas por vezes também 'corrige' notas baixas que há no imdb.
Há também uma questão de economia de tempo quando procuro que filmes ver.
Quanto aos temas não sou esquisito, vejo um pouco de tudo.

Em relação ao sucedido na Noruega, uma vez que a história é relativamente recente e teve ampla cobertura nos média, penso que quase toda a gente saberá do que se trata. Não concordo quando dizes que os portugueses nunca ouviram falar.

Quanto às sinopses há as dos sites referidos.
Podem nem sempre ser boas (como no caso do 'Jusqu'à la garde') mas também as minhas poderão não ser.
Além de que há filmes em que uma sinopse incompleta (como no caso do 'Jusqu'à la garde') ou mesmo inexistente de todo (como no caso do 'Lilja 4-ever'') me parece o melhor.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Utøya 22. juli (2018) - Erik Poppe

Post by JoséMiguel »

Nimzabo, deste uma resposta como deve ser.

Não seria a que eu queria ouvir, mas eu fiquei satisfeito.

Espero que tenhas tomado nota das minhas críticas construtivas, de ao menos escreveres uma sinopse, tu deves ter mais ou menos a minha idade e cresceste nos anos 80, com a lista de filmes de cinema e da programação da RTP 1 e 2 na década de 1980. Tu acharias bem que um dos jornalistas que escrevia na secção de Cinema e TV, falasse de um filme como tu o fizeste aqui, sem qualquer sinopse ou informação?

Eu muitas vezes sou culpado de escrever macacadas (opiniões pessoais) nas fichas técnicas que fazia, mas ao menos digo alguma coisa (seja parvoíce ou não), tu tens de saber fazer copy paste da sinopse do wikipedia para o DVD Mania, como muita gente faz. E esse ataque de que este filme trata eu não faço a mínima do que seja, pois não tive tempo para estudar o caso muito desconhecido na Wikipedia. Eu não sei do que se trata, a minha família não sabe do que se trata, os meus amigos não sabem do que se trata e somos portugueses, não seremos portugueses tão cultos como tu, ou que tiveram pontaria para ler alguma notícia portuguesa no dia x em que isso terá eventualmente sido noticiado em Portugal. Mas nós que não sabemos do que este filme se trata, também somos pessoas, e algumas delas (como eu) até são membros do fórum. Faz o favor de não presumir coisas sobre o povo português, e não projectes os teus interesses pessoais em acompanhar notícias sobre a Noruega, sobre o povo português, que é um povo desgraçado que não sabe que o ovo veio primeiro do que a galinha e não aceita a minha explicação científica correcta, e prefere morrer na ignorância não sabendo que o ovo veio primeiro do que a galinha, por uma questão de genética.
Post Reply