¡Ay Carmela! (1990) - Carlos Saura

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

¡Ay Carmela! (1990) - Carlos Saura

Post by JoséMiguel »

Image

https://es.wikipedia.org/wiki/%C2%A1Ay,_Carmela!
https://www.imdb.com/title/tt0101025/

Descrição (wikipedia)

¡Ay Carmela! is a 1990 Spanish comedy-drama film directed by Carlos Saura and based on the eponymous play by José Sanchís Sinisterra. The film stars Carmen Maura, Andrés Pajares, and Gabino Diego as a trio of travelling players performing for the Republic, who inadvertently find themselves on the nationalist side during the closing months of the Spanish Civil War. The film was selected as the Spanish entry for the Best Foreign Language Film at the 63rd Academy Awards, but was not accepted as a nominee.[1]

Canção republicana que inspira o título do filme



https://en.wikipedia.org/wiki/%C2%A1Ay_Carmela!_(song)

A canção foi criada durante a guerra napoleónica na Península Ibérica, mas na década de 1930 foi adoptada e acarinhada pelas brigadas internacionais que vieram a Espanha defender a Democracia, contra o golpe de estado Fascista.

Chamada de atenção para a versão da letra que fala em lutar contra os mouros:

"The sentence Luchamos contra los moros (We fight against the Moors) refers to the Regulares, the feared Moroccan units fighting as the shock troops of the Nationalists."

Um documentário britânico que vi, explicava que as tropas africanas que o Franco trouxe de África eram animais selvagens, que assustavam os próprios soldados espanhóis nacionalistas que os mantinham como cães raivosos, que só soltavam para massacrar os republicanos de forma selvagem.

Esses negros marroquinos pareciam os "Viking Berserkers", uma unidade selvagem dos vikings, que se drogava com alucinogénios, antes do combate e se comportavam como feras tresloucadas não humanas. Não sei o que o Franco terá feito na recruta a esses desgraçados africanos...

Clip no lado Republicano



Comentei este hino no tópico da política: viewtopic.php?f=20&t=51360&start=288

Foi por causa disso que tropecei neste filme.

Clip no lado Nacionalista



A última frase "cara al sol" faz com que os fanáticos fascistas da Falange delirem e se ponham de pé a aplaudir. "Cara ao Sol" era o hino da Falange, a ultra-direita espanhola, muito mais à direita do que o Franco. A Falange corresponde às S.A. alemães, que o Hitler eliminou por serem ainda mais nazis do que o regime do Hitler. As S.A. eram aqueles tipos que andavam pela rua a bater em judeus e se vissem algum alemão que não fizesse a saudação nazi, davam-lhe logo uma tareia por falta de patriotismo. A versão espanhola (Falange) não foi eliminada pelo Franco, e nos anos 1970 andavam pelas ruas e cafés de Madrid com tacos de Baseball, quem não gritasse "Arriba España!" e fizesse a saudação nazi, levava com um taco de baseball na cabeça. Isso nunca existiu no Portugal do Salazar... nails-) o mais parecido foram os Diabos Vermelhos, a claque do clube de futebol do Benfica, que dava tareia às pessoas nos anos 1980, que caminhavam no meio da rua, sem qualquer motivação política.

Sobre o filme

Não vi ainda o filme, mas gostava de o fazer, pelo seu contexto histórico e político... :-(
Post Reply