Tystnaden (1963) - Ingmar Bergman

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Tystnaden (1963) - Ingmar Bergman

Post by Cabeças »

Image

O terceiro filme do ciclo que agora comecei (se quiserem leiam o que escrevi em "Mónica e o Desejo" para perceberem o contexto).

O título em português é "Silêncio".

Um filme que achei violentíssimo sob o ponto de vista das emoções.

Duas irmãs com uma relação completamente disfuncional vão para um hotel durante algum tempo, juntamente com o filho de uma delas. Uma está muito doente, a outra que é a mãe da criança quer aproveitar o tempo para dar umas "voltinhas". O miúdo,Johan, sofre com toda esta situação, sem a perceber bem. Um drama que achei bastante pesado. Que terá sido da vida de Johan?...

O drama, enorme e pungente da irmã que está a morrer. A feminilidade um bocado "animal" e algo grosseira da irmã mais nova, que negligencia completamente o papel de mãe enquanto procura sexo. O miúdo, que vagueia pelos corredores do hotel. Um empregado, que se comove com aquilo tudo.

Continuo a ficar sempre deslumbrado com a fotografia destes filmes! Há uma cena, quando a irmã mais nova é "apanhada" para mais velha com um homem num quarto, em que ela recua para as sombras.... acho que é das cenas mais belas em termos de fotografia que vi até hoje. salut-)

https://www.imdb.com/title/tt0057611/?r ... flmg_wr_44
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Tystnaden (1963) - Ingmar Bergman

Post by Samwise »

Este deve ser um dos mais complexos a nível figurativo e interpretativo que vi dele, e não foi dos que mais gostei. É um dos componentes da alegada "trilogia do silêncio", em conjunto com o Luz de Inverno e o Em Busca da Verdade (o que mais gostei, e provavelmente o mais terrível a nível emocional, antes do Persona...).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply