Sommaren med Monika (1953) - Ingmar Bergman

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Sommaren med Monika (1953) - Ingmar Bergman

Post by Cabeças »

Image

Tendo visto apenas 2 ou 3 filmes do Ingmar Berman até hoje, o que sempre considerei uma lacuna para quem gosta como eu de Cinema e da História do Cinema, e um vez que sou o feliz possuidor neste momento de 19 filmes dele, resolvi começar a vê-los todos.

Bergman não é na minha opinião um realizador "fácil", nem os seus filmes são filmes que nos apeteça ver sempre. É um pouco talvez como Lynch neste aspecto, e tantos outros realizadores. Descobri que para mim, o melhor modo de ver os filmes dele é a altas horas da noite, em completo silêncio e apenas com um candeeiro a fazer de contraluz... e deste modo consigo imergir completamente nos filmes dele e apreciar muito melhor a fotografia fabulosa, a estranheza da língua sueca, e os desenvolvimentos dramáticos dos enredos.

Ingrid Bergman tem mais de 60 filmes e é considerado um dos expoentes máximos do Cinema em termos de realização de autor. É também um dos realizadores mais apreciados por um dos meus realizadores preferidos, também ele um ícone: Woody Allen.

Este fim de semana vi 4 filmes do Bergman, mais ou menos aleatoriamente, mas daqui para a frente vou seguir as datas da realização.

Este "Mònica e o Desejo" foi o primeiro filme que vi neste ciclo que agora comecei. Desde logo o preto-e-branco para mim enriquece logo extraordinariamente o lado estético do filme. A língua, estranha, a princípio não é fácil de ouvir, causa pelo menos a mim algum incómodo, pois estou habituado a perceber quase tudo o que é dito, independentemente das legendas e neste caso só muito de vez em quando se percebe vagamente uma palavra qualquer...

O filme, que deu azo na altura a algum falatório por ter cenas consideradas ousadas (hoje perfeitamente banais), é a história de uma relação que começa com um romance de Verão entre dois jovens. Ela atiradiça e ele um bocado"choninhas". :-))) Como não quero fazer spoilers, é melhor não contar mais nada da história.

A fotografia é como referi extraordinária, quase hipnótica. E para mim filmes com estes anos em cima (este fez este ano 65 anos!) tÊm também desde logo uma carga nostálgica muito grande. Além da história do filme, estamos também a olhar para o passado e para uma série de pessoas que na sua maioria já não estão entre nós. E claro, há também alguma responsabilidade em sabermos que estamos a ver obras daquele que é considerado um dos maiores realizadores de sempre.

Se gostei? Muito mesmo. Como referi, este fim de semana vi 4 filmes dele! :-))) Como disse também, a descoberta do melhor modo de os visionar, para mim resultou extraordinariamente bem. É para continuar, claro.

https://www.imdb.com/title/tt0046345/me ... 2726766848
Cabeças
Image
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Sommaren med Monika (1953) - Ingmar Bergman

Post by siroco »

Agora deixaste-me com vontade de ver alguns Ingmar com esse método. :-D

Por enquanto não tenho disponibilidade para isso, mas num futuro próximo não desdenho fazer um mini-ciclo.

Vi o Fanny e Alexander em sala na altura da estreia e gostei bastante, também gostei da Flauta Mágica, provavelmente também gostarei dos outros embora admita que necessitem de um método, e de uma disposição especial.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Sommaren med Monika (1953) - Ingmar Bergman

Post by paupau »

Este e provavelmente o filme do Bergman que eu recomendaria ver em primeiro lugar por ser acessivel, mostrar os principais temas recorrentes da obra ao mesmo tempo e sem ter cenas mais pesadas que aparecem em filmes mais tardios.
Ja vi uns 25 filmes e felizmente ainda tenho varios dos principais para ver. Um conjunto de obras infidavel.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Sommaren med Monika (1953) - Ingmar Bergman

Post by Samwise »

paupau wrote: August 20th, 2018, 6:02 pm Este e provavelmente o filme do Bergman que eu recomendaria ver em primeiro lugar por ser acessivel, mostrar os principais temas recorrentes da obra ao mesmo tempo e sem ter cenas mais pesadas que aparecem em filmes mais tardios.
Nesta onda, eu colocaria duas outras obras à frente desta: o Um Verão de Amor, de que o Cabeças fala noutro tópico, e o Rumo à Felicidade, ambos anteriores ao Mónica e o Desejo, e ambos ligeiramente mais "simpáticos", ainda que carregados de dor e sofrimento (que devem ser de longe os "sentimentos" mais explorados pelo realizador)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Sommaren med Monika (1953) - Ingmar Bergman

Post by paupau »

Considero esses filmes relativamente menores no conjunto da obra mesmo concordando que sao boas para iniciantes.
O Monica destaca-se como uma das primeiras pedras de toque do Bergman

Mas ao mesmo tempo tambem acho o Fanny e Alexander (a versao de 3h) um dos melhores como primeira obra a ver.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply