First Reformed (2017) - Paul Schrader

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by mansildv »

Image

Realizador: Paul Schrader
Elenco: Ethan Hawke, Amanda Seyfried, Cedric Kyles.

A priest of a small congregation in upstate New York grapples with mounting despair brought on by tragedy, worldly concerns and a tormented past.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by mansildv »

‘First Reformed’: 2018’s Most Thought-Provoking Film So Far

https://www.thegospelcoalition.org/arti ... -reformed/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by mansildv »

First Reformed, starring Ethan Hawke, is bruising, vital, and one of the year’s best films

https://www.vox.com/summer-movies/2018/ ... tian-movie

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/PN-pOH4EreRSVuwCcZfvbMnAg7o=/0x0:2057x1200/920x613/filters:focal%281021x237:1349x565%29/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/59842357/firstreformed1.0.jpg
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by mansildv »

‘First Reformed’: 5 Ways Paul Schrader’s Hit Exemplifies the Best in Indie Film

https://www.indiewire.com/2018/06/first ... 201971199/

https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2018/03/screen-shot-2018-03-28-at-4-06-51-pm.png?w=715
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by mansildv »

Estava a planear ir ver ao cinema mas, visto que vai ser lançado em DVD no início do próximo mês, vou aguardar :-)))

Parece ser um bom filme! Já alguém viu? :wink:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by nimzabo »

Acabei de ver.
É um filme que expressa preocupações ambientalistas e que o faz tendo em conta Deus e as escrituras.
O tom do filme lembrou-me dos filmes do Malick por qualquer razão, mas não por ter aquelas imagens de Natureza que o Malick costuma utilizar. talvez tenha a ver com o ritmo do filme ou com o audio, não sei bem.
O filme coloca a questão do desespero e do que fazer quando a ganância parece levar a criação pelo caminho da insustentabilidade.
Concordo com a nota do imdb.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by Samwise »

Ainda estou a digerir. Gostei muito de algumas coisas e quase detestei outras (como o caso da "pastilha ecológica" que nos fazem mastigar). O final deixou-me pensativo quanto ao significado. Quer dizer, arame farpado???
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by nimzabo »

Uma perspectiva:
As pessoas buscam o prazer e as relações intimas ---» ficam com o coração e espírito embotados ---» caem numa vida materialista em que o dinheiro manda ---» buscam 'sucesso' e procura-se o lucro a qualquer preço ---» Não olham a meios e dão cabo do planeta
Solução: arame farpado

Outra:
Oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados dos outros que por causa da ganância dão cabo da criação.
Solução: arame farpado

Outra:
Há pessoas que sem ser por motivos religiosos se auto mutilam ou se magoam a si próprias.
Uma explicação é ser a dor física uma forma de aliviar a dor moral, os conflitos interiores ou o que se quiser chamar.
Uma pessoa pode levar tão a peito o mal do planeta de forma que experimenta um sofrimento muito forte.
Solução: arame farpado (em vez do suicídio)

E ainda:
Sentir remorso por ter caído na tentação de resolver a questão pelas próprias mãos ao se ter tentado explodir ou então remorso por se sentir atraído pela recente viúva, ainda mais quando parece estar um cancro a caminho.
Solução: arame farpado

No filme há um confronto entre a fé do padre e o desespero do activista e aparentemente quem ganha é o activista.
A não ser que se considere que no fim o padre ganha ao ficar com a rapariga. Quem sobreviveu ao desespero ficou com a miúda.
No fim o que salvou não foi a fé mas o amor por uma mulher.
(embora também se possa pensar que Deus salvou através dela)

Quanto à pastilha elástica não partilho da expressão.
Penso que há meios e conhecimento para se tratar muito melhor quer o ambiente quer a saúde humana.
Tenho andado a estudar para uma tese sobre poder corporativo e empresas químicas e tenho a dizer que são péssimas.
Numa escala em que o nazismo seja um '10', penso que andarão aí pelo '8'.
Sobre o assunto há outros bons, mas recomendo muito estes dois docs:
Our Daily Poison - https://www.imdb.com/title/tt1846681/?ref_=nv_sr_8
What Lies Upstream - https://www.imdb.com/title/tt5165878/?ref_=nv_sr_1

P.S. o corrector ortográfico dá erro se escrever Deus com letra pequena
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by Samwise »

Eu percebo e aceito essas razões ("realistas") todas para justificar um final do género, mas o que me faz confusão (e peço desculpa por não ter sido mais explicativo) é que essas hipóteses, bem como a preocupação ecológica, apareçam num filme do Schrader, uma vez que tenho na memória uma série de outras obras dele bem mais impiedosas, agressivas e completamente nas tintas para as "grandes questões sociais". Isso cai bem em filmes do Van Sant e do Soderbergh (não se estranha e até se gosta), mas não no cineasta que escreveu o Taxi Driver, o Raging Bull e o Bringing Out the Dead, e realizou coisas como o Hardcore, Cat People e Mishima (só para recordar alguns títulos importantes).

Neste filme, gostei da natureza autodestrutiva e contraditória do padre, que agoniza lentamente, constantemente, à medida que se afunda num destino "sem saída" (semelhante em muitos aspectos à personagem do De Niro no Taxi Driver), mas depois parece que evita a explorar a fundo/desenvolver a questões mais espinhosas e opta em alternativa por virar o holofote para a questão ambiental, e para um final que sinceramente não tem ponta por onde se pegue (a começar na opção nº1 - com a matança de inocentes que isso acarretaria, e a terminar na escolha "the power of love"... :doubt: )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by PanterA »

Não é todos os dias que se vê uma dicotomia entre a religião e os problemas ambientais mostrado de uma forma tão paradigmática. Tem uma abordagem existencial interessante, com assuntos do dia-a-dia debatidos de forma dura e peculiar mas falha substancialmente na resolução. Deu-nos bastante sumo, mas de espaços a espaços apareciam alguns caroços que não era propriamente interessantes e arrastou demasiado a narrativa escusadamente.

Quanto ao final, fui o único que achei que aquilo foi uma epifania/deliro dele depois de aquilo que ele se esteve a preparar física e psicológica ter falhado abruptamente?

7.5/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by Samwise »

PanterA wrote: August 14th, 2018, 11:33 pm Quanto ao final, fui o único que achei que aquilo foi uma epifania/deliro dele depois de aquilo que ele se esteve a preparar física e psicológica ter falhado abruptamente?
Eu não vejo assim, mas é uma interpretação válida como outra qualquer. No Taxi Driver também há um momento no fim em que algo do género fica sugerido.

Mas a esse respeito, quando é para ti o momento exacto em que se cria esse delírio? Quando ele a vê a entrar na Igreja, ou, depois disso, quando se prepara para beber...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by PanterA »

No momento em que vai beber óleo de carro (?) e quando antes meteu o arame farpado no corpo. O momento que deixa cair o copo e fica a beijar a gaja, para mim pareceu-me tudo deliro.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by Samwise »

É líquido para limpeza de canalizações. Ele utiliza isso na retrete mais atrás na história. Mas é só um pormenor - para a finalidade desejada, vai dar ao mesmo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by rui sousa »

Muito pelo contrário, acredito que este filme se enquadra muito bem noutras obras de Schrader. Em "Hardcore" pela junção das falsas aparências da vida numa comunidade religiosa e o lado pecaminoso da noite carnal; em "Blue Collar" pela abordagem de uma problemática social intrinsecamente ligada à ganância destrutiva do ser humano; e em "Taxi Driver" porque Ethan Hawke encarna uma personagem que, tal como Travis Bickle (mas por razões completamente diferentes), é uma bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento.

Para mim, este é, até agora, o melhor filme do ano. Quem me dera poder encontrar outros filmes assim, verdadeiras alternativas a um mercado de cinema dominado por variantes de fast food de muitos convencionalismos.

Talvez o filme me tenha dito muito por lidar com questões com que eu me confronto diariamente, principalmente no que diz respeito ao futuro do planeta. Mas é muito mais do que isso.

E vale bem a pena ver no Cinema!
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: First Reformed (2017) - Paul Schrader

Post by PanterA »

E algo que me esqueci de acrescentar em cima, o Ethan Hawke tem aqui para mim o seu auge a nível de acting
Post Reply