984: Prisoner of the Future (1982) - Tibor Takács

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

984: Prisoner of the Future (1982) - Tibor Takács

Post by JoséMiguel »

Image
Capa da videocassete brasileira.

https://www.imdb.com/title/tt0086840/

Sinopse

Um alto executivo de uma corporação norte-americana é preso após a vitória nas eleições de um partido de extrema esquerda. A história inicia-se 10 anos após a sua detenção, depois de uma década de torturas e interrogatórios constantes.

Trailer criado por mim



Opinião

Image

O 984 - Prisioneiro do Futuro (título brasileiro) é um filme canadiano de ficção científica filosófica, com corrente similar às obras literárias Nineteen Eighty-Four e Brave New World. O próprio número 984 do prisioneiro tem a mesma terminação que o livro 1984, e o novo regime utiliza frequentemente a expressão "There's a new world out there".

Eu adorei o filme, que achei extremamente inteligente, original, sério, adulto e maturo, atributos muito raros no cinema da ficção científica, mas não nas séries televisivas de antologia, curiosamente o realizador húngaro Tibor Takács realizou também 5 episódios da série The New Outer Limits em 1995 (esse é o meu estilo preferido de ficção científica). Infelizmente, hoje em dia o realizador anda a fazer filmes de qualidade dúbia (para eu não lhes chamar outra coisa) para a TV SyFy.

https://en.wikipedia.org/wiki/Tibor_Tak ... (director)

Image

O tema do filme é muito negativo e pesado, estando carregado de filosofia política, eu diria que não teria gostado dele quando tinha os meus 25 ou 30 anos de idade, pois com essa idade eu sabia pouco de História e não tinha qualquer interesse em política. É por isso que o classifico de "adulto e maturo". Também lhe chamo de "inteligente, original" e vou explicar porquê...

O filme é original porque mostra a ascenção de um sistema comunista nos EUA e Canadá, bem como a reacção das elites ricas e poderosas, através de flashbacks, e inteligente pela estrutura narrativa, também original e não-formulaica que só vai revelando detalhes a conta-gotas de como isso aconteceu e que papel teve o prisioneiro 984.

Esta obra manteve a minha atenção e interesse, pois eu estava curioso em ir sabendo esses detalhes.

Image

O enredo não toma partido político e não favorece nem a Esquerda, nem a Direita. Neste filme nem tudo é o que parece e este regime comunista da América do Norte não tem qualquer semelhança com o Marxismo ou a História do Bloco Soviético.

Seria demasiado fácil e básico se o argumentista Stephen Zoller (também húngaro, como o realizador) concebesse algo semelhante a um gulag soviético e depois fizesse a analogia do "Estão a ver? Quando houve Comunismo na Europa, existiam gulags com inimigos políticos, vamos mostrar uma analogia!"

Na realidade, neste filme de 1982, o prisioneiro 984 está detido num campo idêntico ao Guantanamo Bay detention camp.

Image
Detainees upon arrival at Camp X-Ray, January 2002
The Guantanamo Bay detention camp is a United States military prison located within Guantanamo Bay Naval Base,[1] also referred to as Guantánamo or GTMO (/ˈɡɪtmoʊ/), which is on the coast of Guantánamo Bay in Cuba. Since the inmates have been detained indefinitely without trial and several detainees have alleged torture, the operations of this camp are considered to be a major breach of human rights by Amnesty International.[2]

The camp was established by President George W. Bush's administration in 2002 during the War on Terror. His successor, President Barack Obama, promised that he would close it, but met strong bipartisan opposition, with Congress passing laws to prohibit detainees from Guantanamo being imprisoned in the U.S. During Obama's administration, the number of inmates was reduced from about 245[3] to 41;[4] most former detainees were freed and transferred to other countries.[5] In January 2018, President Donald Trump signed an executive order to keep the prison camp open indefinitely. In May 2018, the first prisoner was transferred during Trump's term; this reduces the number of inmates to 40.[6]

The International Committee of the Red Cross (ICRC) inspected the camp in June 2004. In a confidential report issued in July 2004 and leaked to The New York Times in November 2004, Red Cross inspectors accused the U.S. military of using "humiliating acts, solitary confinement, temperature extremes, and use of forced positions" against prisoners. The inspectors concluded that "the construction of such a system, whose stated purpose is the production of intelligence, cannot be considered other than an intentional system of cruel, unusual and degrading treatment and a form of torture." The United States government reportedly rejected the Red Cross findings at the time.[123][124][125]

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Guantanam ... ntion_camp
Image

Inocente ou não, o prisioneiro 984 não é um preso político num regime similar ao Leninismo (1917-1922), onde se fuzilavam pessoas, apenas por serem nobres ou ricas, mas só iremos conseguir encaixar as peças nos últimos minutos do filme, uma dessas peças será o agravamento dos maus tratos aos prisioneiros, com o passar dos anos.

Image

A nível cinematográfico, esta é uma produção com pouquíssimos meios, na verdade baseia-se num episódio-piloto para uma série televisiva canadiana que foi rejeitada. Apesar do baixo orçamento, este não deixa de ser um trabalho criado em boa fé em que procuraram fazer o melhor filme possível com o baixo orçamento.

O grande mérito reside no excelente enredo e montagem de flashbacks.

Quem for ver isto, só o fará pela história e não pela qualidade visual (acho que apenas existe a cassete VHS).

Versão no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=mAfO-Ql2DtA

Image
Post Reply