All the President's Men (1976) - Alan J. Pakula

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
emanuriba
Iniciado
Iniciado
Posts: 66
Joined: April 6th, 2018, 8:08 pm

All the President's Men (1976) - Alan J. Pakula

Post by emanuriba »

Image



Titulo em português:
Os Homens do Presidente (IMDB: 8,0/10)

De:
Alan J. Pakula
Com:
Dustin Hoffman, Jack Warden, Robert Redford
Género:
Drama, Thriller
Outros dados:
EUA, 1976, Cores, 138 min.
Durante a corrida às presidenciais norte-americanas de 1972, o repórter do "Washington Post" Bob Woodward (Robert Redford) está a fazer a cobertura jornalística do que parece ser um acontecimento secundário na sede do Partido Nacional Democrático. Fica surpreendido, contudo, quando descobre que para a defesa do caso foram recrutados os melhores advogados da cidade. Ben Bradlee, o editor do jornal (personagem que valeu o Óscar de melhor actor secundário a Jason Robards), decide então destacar Woodward e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) para investigarem o caso. Os dois acabam por descobrir o rastilho que os levará até à Casa Branca e ao escândalo Watergate, que conduziu à destituição de Richard Nixon. Os Homens do Presidente, baseado no livro escrito pelos dois jornalistas (considerados heróis do jornalismo mundial), deixam o espectador suspenso numa meticulosa e perigosa investigação que desmonta os meandros do mundo da política e do jornalismo. Realizado por Alan J. Pakula, o filme foi nomeado para oito Óscares e ganhou quatro (actor secundário, direcção artística, som e argumento adaptado).

PUBLICO.PT
Depois de ter visto há umas semanas atrás, em DVD, os filmes The Post e Mark Felt - O Homem Que Derrubou a Casa Branca. Fui hoje de tarde (re)ver, também em DVD, um clássico dos anos 70: Os Homens do Presidente.
Para mim, o filme é muito bom. É um dos meus filmes preferidos, ou como diz o apresentador da RTP: Mário Augusto, no programa Janela Indiscreta: É um filme essencial.
Eu digo isto porque os actores Dustin Hoffman e Rober Redford foram fantásticos para as suas personagens nesta história que deram à origem ao caso Watergate, em 1972.
Outro dos pontos importantes do filme foi a maneira como o realizador Alan J. Pakula filmou o filme. Mais parecia um documentário ou os bastidores de um jornal.
Gostei bastante de rever este clássico, nada mal.
Se já viram este clássico do cinema dos anos 70, na vossa opinião, digam o que é que acharam do filme.

Assinado por: Emanuriba
Post Reply