Parody, Spoof and Satire Movies

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Parody, Spoof and Satire Movies

Post by Lorde X »

Só quando consultei alguns sites para recolher informação destinada a enriquecer este tópico, é que me tomei conhecimento das diferenças entre estes 3 subgéneros cinematográficos (e não só…), os quais são análogos e, por isso, muitas vezes confundidos, sendo estes termos usados indiscriminadamente ou de uma mesma assentada.

Os Parody Movies imitam uma obra original (seja um livro, filme ou programa de TV) ou um sujeito reconhecível, decalcando e ridicularizando a sua história, subvertendo, deliberadamente, a intenção original.

Como filmes mais conhecidos deste subgénero temos muitos dos filmes do Mel Brooks (como o Spaceballs ou o Frankenstein Junior), os filmes do Austin Powers, o Scary Movie I (centrado no enredo e personagens do Scream do Wes Craven), o Johny English, etc

Os Spoof Movies têm uma incidência maior, centrando-se nas convenções específicas de um género bem conhecido.

É o caso do Scream, Shaun of the Dead (embora a referência evidente ao Dawn of the Dead, tanto quanto me lembro, não se foca no seu argumento), o Kung Pow, os Scary Movies II em diante (que já não se centram num só filme), etc.

Os Parody Movies e os Spoof Movies são similares no estilo, que se caracteriza por ser leve, inofensivo, bem-humorado, espirituoso e por vezes sem sentido, usando a ironia e o exagero, aplicados à forma e à linguagem do seu objecto, para efeitos puramente cómicos. Um Spoof pode conter elementos de paródia, mas estes devem ser secundários relativamente ao seu objetivo de se centrar nas convenções de um género. A melhor maneira de distingui-los é lembrar que enquanto o Spoof se centra-se num género, a paródia foca-se num filme ou num personagem específico.

A sátira é um tipo de escrita humorística que tem como foco um problema (social, religioso ou político) do ser humano, assumindo um tom mais sério do que cómico, usando não só o ridículo e o exagero como também a ironia.

Usa o humor, ridicularizando as pessoas, as instituições ou a sociedade em geral, para fazer uma declaração política ou social.

Alguns dos “Satire Movies” mais conhecidos são o “Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb”, “Life of Brian”, “Borat! Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan”, “The Truman Show”, etc…

Há quem defenda a tese de que os spoofs são a natural evolução no ciclo de vida de qualquer género. Depois de uma fase inicial em que são estabelecidas as convenções, passa-se para uma fase em que essas mesmas convenções são criticadas e ridicularizadas. Depois de se usar (e de se abusar) de uma qualquer fórmula, apenas lhe restará valor no âmbito da paródia…

Embora os Parody, Spoof e Satire Movies sejam subgéneros correntemente desvalorizados, por força de uma carrada de filmes oportunistas de baixa qualidade (muitos deles assinados, ou melhor dizendo, assassinados, pela dupla Jason Friedberg e Aaron Seltzer), que tentam aproveitar o sucesso de um qualquer filme, para atingir o público adolescente, fazendo uso de piadas fáceis e brejeiras, não podemos esquecer que aqui se encontram obras que marcaram a história do cinema, de autores como, entre outros, Charlie Chaplin, Stanley Kubrick, Mel Brooks ou Monty Python.

Na minha infância vi vários dos filmes do Mel Brooks e na altura ri a bom rir. Mais recentemente tentei rever alguns e infelizmente notei que o seu humor (ou eu) tinha envelhecido mal…

Alguns dos piores filmes que vi na minha vida, sem qualquer qualidade redentora, estão neste grupo (Stan Helsing, por exemplo, o qual vi recentemente e não encontrei uma única cena ou diálogo com a mínima piada…).

Mas também se encontram aqui muitos dos meus guilty pleasures e algumas das pérolas mais preciosas da minha colecção de filmes…

Em breve virei aqui comentar alguns dos filmes de que mais gosto, muitos deles completamente desconhecidos...

Mas digam quais são os vossos preferidos e se aqui se encontram, tal como sucede comigo, alguns dos vossos ódios de estimação...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Parody, Spoof and Satire Movies

Post by Helder Fialho »

É isso mesmo. Às vezes as fronteiras entre o spoof e a paródia não são muito claras mas é basicamente isso.

Eu também adoro spoofs e paródias. Há muito bons e há muito maus. Estes tipos de filmes começaram a ser feitos nos anos 60 e, quanto a mim, tiveram o seu apogeu nos anos 70 e nos anos 90, pontualmente nos anos 80 e nos primeiros anos dos 2000. Desde aí para cá, foi sempre a descer, com poucas excepções. Os dois primeiros Scary Movie são bons e com piada mas depois... aliás concordo contigo relativamente à dupla Friedberg e Seltzer. Eles começaram bem com o Scary Movie e o Scary Movie 2 mas a partir daí foi sendo cada vez pior e mesmo os outros, o Date Movie, o Epic Movie tinham potencial mas... o problema é também que, ao contrário do Mel Brooks ou dos irmãos Zucker, que fizeram o Airplane (Aeroplano) ou os dois Hot Shots (Ases pelos Ares), que faziam spoofs com qualidade e onde se via que eles tinham um grande conhecimento e gosto pelos géneros cinematográficos que estavam a parodiar, daí que sejam homenagens a esses géneros e aos filmes desses géneros, os Friedberg e Seltzer fazem o contrário; eles gozam com os filmes para mandá-los abaixo, pisar e cuspir em cima deles e não constroem sequer piadas. Os spoofs e as paródias vivem muito da escrita, do argumento. Se o argumento é mau, tudo o resto cai por terra. Eles não gostam daquilo que estão a parodiar e são apenas parasitas que se aproveitam de qualquer filme de terror que seja um sucesso do momento e da moda para denegri-lo e desfazê-lo em bocados. Dos últimos deles, talvez o menos mau seja o Vampires Suck, que é um spoof dos filmes do Twilight. E sim, foram eles que contribuíram imenso para descredibilizar o spoof e quase o destruíram enquanto sub-género cinematográfico. Tendo em conta que o último spoof que o Mel Brooks fez foi em 95, não havia salvação à vista. Li no outro dia que eles aparentemente desistiram de fazer filmes e "penduraram as chuteiras". Não sei se é verdade ou não mas espero que sim. O último spoof deles, o Superfast, relativo ao Fast & Furious, é de 2015 e nos últimos anos, para além das porcarias dos Friedberg & Seltzer, não têm sido feitos muitos spoofs nem paródias.

Actualmente já quase não se fazem spoofs. Foi considerado mesmo um sub-género morto mas acho que, a pouco e pouco, está a voltar. Em 2016, a Funny or Die fez uma paródia, que lançaram gratuitamente no youtube, inspirada no livro do Trump, o The Art of the Deal, com o Johnny Depp no papel do Trump e o Alfred Molina e está muito boa. Não chega a uma hora mas parece maior. Para se perceber muitas das piadas, convém saber algumas das coisas que o Trump fez durante a vida dele antes de se candidatar à Casa Branca e algumas das pessoas mais próximas dele, umas nos negócios, outras na vida privada e outras que ele lixou nos negócios, sobretudo nos anos 80, mas não é obrigatório. Acho que, mesmo quem não saiba esses factos, consegue rir-se à mesma. Vou pôr aqui o link porque não há problema nenhum. O filme não foi para as salas, foi lançado pela própria Funny or Die no youtube. Chama-se Donald Trump's The Art of the Deal: The Movie: https://www.youtube.com/watch?v=b4v0wVmZadE

Há três anos estreou a sequela do Borat: Borat Subsequent Moviefilm: Delivery of Prodigious Bribe to American Regime for Make Benefit Once Glorious Nation of Kazakhstan. Ainda não vi, por isso não posso opinar, mas espero que esteja tão bom ou melhor ainda do que o primeiro.

Há quatro anos saiu um filme chamado Jojo Rabbit que é uma sátira aos nazis divertidíssima.

Em Março estreou o History of the World Part II, uma sequela do Part I em formato de série, escrita e produzida pelo Mel Brooks, com os seus recentemente feitos 97 anos. Não tive muitas esperanças porque foi para a Hulu, que pertence à Disney e, com a censura do politicamente correcto actualmente em vigor, receei que isso fosse pôr em causa a liberdade criativa do Mel Brooks, sobretudo neste projecto que foi o grande regresso do Mel Brooks, 28 anos depois do Dracula: Dead and Loving It. Surpreendentemente, não está tão mau quanto aquilo que eu pensei. Não é o Mel Brooks de rebolar a rir do Blazing Saddles (Balbúrdia no Oeste) mas está ainda em muito boa forma. Nota: O Hitler on Ice e o Jews in Space que são prometidos no final do Part I, aparecem agora na Part II. Não vou dizer mais. :-P Há diferenças: este History of the World Part II não foi realizado pelo Mel Brooks. Ele escreveu o argumento e o narrador de cada segmento da História, que no Part I foi o Orson Welles, agora é o próprio Mel Brooks.

Em Abril, também para a Hulu, saiu uma sátira ao Corcunda de Notre Dame (ao livro de Vítor Hugo "Nossa Senhora de Paris", não ao filme da Disney) chamada Quasi (referência ao Quasimodo). Não vi, por isso não sei se é boa ou má mas é bom ver que, aqui e ali, vão surgindo algumas coisas.

Isto é assim mais ou menos um apanhado de algumas coisas que têm sido feito nos últimos anos. Os spoofs e as paródias têm várias ameaças que fazem com que não se façam mais e com que, mesmo assim, a maioria dos poucos que se fazem não tenham grande piada. Actualmente, para além do efeito Friedberg & Seltzer, a outra grande ameaça - talvez hoje ainda maior do que o efeito Friedberg & Seltzer - é o politicamente correcto, que limita imenso a liberdade criativa.
Last edited by Helder Fialho on August 7th, 2023, 11:19 pm, edited 2 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Parody, Spoof and Satire Movies

Post by Samwise »

Duas sugestões, creio que "das boas" segundo o critério do Lorde X, uma para um Parody, outra para um Spoof, e ambas com o Steve Martin. :-)

O Parody é o Roxanne, que parodia o famoso Cyrano de Bergerac (livro e personagem) - https://www.imdb.com/title/tt0093886/
O Spoof é o Dead Men Don't Wear Plaid, que parodia o género noir (até à exaustão, mas com gosto e saber) - https://www.imdb.com/title/tt0083798
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Parody, Spoof and Satire Movies

Post by Helder Fialho »

Esqueci-me de referir, em termos de spoofs novos, o Pôr do Sol, que é uma paródia das novelas portuguesas, dos seus tropos e estruturas narrativas e das suas histórias ridículas. Uma novela que goza com as novelas e que terminou este ano com um filme, Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó. O Pôr do Sol só peca um bocado por uma coisa: no meu entender, a eficácia em termos de humor de uma paródia e de um spoof é tanto maior quanto mais sério for o género que a paródia se propõe parodiar. Parodiar uma coisa como as novelas que já são, por si só, parvas e sem sentido, acaba por ser um tiro de "pólvora seca".
Post Reply