Mark Felt: The Man Who Brought Down the White House (2017) - Peter Landesman

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
emanuriba
Iniciado
Iniciado
Posts: 66
Joined: April 6th, 2018, 8:08 pm

Mark Felt: The Man Who Brought Down the White House (2017) - Peter Landesman

Post by emanuriba »

Image



Titulo em português:
Mark Felt - O Homem Que Derrubou a Casa Branca (IMDB: 6,4/10)

De:
Peter Landesman

Com:
Liam Neeson, Diane Lane, Marton Csokas, Josh Lucas, Brian d'Arcy James

Género:
Drama, Histórico, Biografia

Classificação:
M/12

Outros dados:
EUA, 2017, Cores, 103 min.
"Número dois" do FBI durante os anos 1970, W. Mark Felt foi a fonte confidencial de Bob Woodward e Carl Bernstein, a dupla de jornalistas do jornal "The Washington Post" que expôs ao mundo o escândalo Watergate. A sua colaboração sob anonimato – que lhe valeu o mítico nome de "Garganta Funda" – ajudou a derrubar a administração do Presidente Richard Nixon em 1974. Só em 2005, depois de ter sofrido dois acidentes vasculares e ter sido diagnosticado com demência, Felt instruiu o seu advogado a divulgar o seu envolvimento com a investigação de Woodward e Bernstein. "Aquele a quem chamam Garganta Funda sou eu", escreveu num artigo publicado na revista "Vanity Fair". Mark Felt morreu de causas naturais, a 18 de Dezembro de 2008. Tinha 95 anos.
Um "thriller" escrito e realizado por Peter Landesman("Parkland", "A Força da Verdade") sobre o papel de Mark Felt no maior escândalo político dos EUA. Com Liam Neeson no papel de Mark Felt e Diane Lane a interpretar a sua ambiciosa e problemática esposa, no elenco encontramos também Maika Monroe, Tony Goldwyn, Josh Lucas e Bruce Greenwood. PÚBLICO
Críticas dos leitores do jornal Público:
Raul Gomes

Trilogia completa
Depois do The Post, de vermos os Homens do Presidente (Watergate) e, finalmente Mark Felt, temos a trilogia completa dum período que muito desejaríamos se reproduzisse em 2018, para que por mais uma vez a história se repita e viesse ao de cima a integridade, honestidade, competência e os valores morais, tão espezinhados nos últimos tempos, e, isto para não nos esquecermos de Manobras na Casa Branca. Figuras deste valor são cada vez mais raras e fazem-nos ter esperança num futuro melhor. Uma última palavra para Liam Neeson, no melhor papel da sua carreira, tão irreconhecível de ultrajantes, por vezes, de filmes anteriores.
Os filmes sobre acontecimentos reais, seja em casos políticos e não só, tem por vezes boas histórias que conseguem agarrar ao espectador cinéfilo do principio ao fim.
É o caso do filme que acabei de ver agora mesmo em DVD: Mark Felt - O Homem Que Derrubou a Casa Branca.
Excelente filme, excelente trabalho dos actores para as suas personagens sobre este caso que abalo os Estados Unidos da América na década de 70.
De salientar que este filme foi produzido por Ridley Scott e por Jay Roach (realizador dos filmes: Austin Powers, Um Sogro do Pior, Uns Compadres do Pior, Jantar de Idiotas e Trumbo).
É mais um filme do qual eu RECOMENDO a verem, se ainda não viram. Se já viram o filme, digam na vossa opinião, o que é que acharam.
Para terminar, deixo aqui uma sugestão minha para aqueles já viram ou ainda não viram: Antes de verem este filme, vejam antes os filmes The Post (2017) e Os Homens do Presidente (1976), porque também retrata o mesmo caso de Watergate.

Assinado por: Emanuriba.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Mark Felt: The Man Who Brought Down the White House (2017) - Peter Landesman

Post by Samwise »

Uma pequena correcção: o The Post não é sobre o caso Watergate, é sobre uma outra situação de encobrimento a partir da Casa Branca, e que a imprensa também "destapou" (os Pentagon Papers, relacionados com a Guerra do Vietname), e em que o Washington Post participou de forma determinante.

O The Post termina aliás com uma sequência que mostra a tentativa de "assalto" falhada que iniciou toda a investigação sobre o Watergate.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply