Hidden Figures (2016) - Theodore Melfi

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Hidden Figures (2016) - Theodore Melfi

Post by Cabeças »

Image

Um filme baseado em factos reais, algo que para mim aumenta logo muito o interesse no visionamento. O facto de terem existido mulheres afro-americanas não só a trabalharem na NASA mas a desempenharem lá um papel preponderante, pioneiro e essencial para o sucesso de várias missões, incluindo a do John Glenn e posteriores, era algo de que não fazia a mínima ideia.

Os preconceitos racistas, "normais" na altura, são na minha opinião hoje em dia extremamente penosos de ver. Inacreditavel como aquelas coisas eram possíveis.

Boa interpretação do Kevin Costner, que dá sempre um ar "familar" e de conforto a qualquer filme. As actrizes, fabulosas a meu ver! :-) Muito boas interpretações, num filme muito agradável de ver, pelo menos para mim.

A Janelle Monáe, que interpreta Mary Jackson, fez-me ao longo de todo o filme lembrar por diversas vezes a saudosa Whitney Houston.

Um bom filme "documentário", que recomendo.

https://www.rtp.pt/programa/tv/p19546#
Cabeças
Image
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Hidden Figures (2016) - Theodore Melfi

Post by Ludovico »

Mais uma saga espacial, desta vez, a história de 3 mulheres negras que estiveram por detrás da expansão espacial da América desde os inícios dos anos 20 até à década de 60.”Elementos Secretos” é um filme bem- intencionado e bem executado além de bem interpretado por todo o elenco seja masculino seja feminino.Todos eles levam a história “ao seu moinho”,levam o filme “às costas” de uma forma certa e serena como deve ser.Mas, mais uma vez, como é hábito a sensação que fica é que podia ter sido muito melhor escrito e realizado.Nas mãos de outro realizador podia ter sido um grande filme.Melfi é um realizador modesto, demasiado modesto para um projeto deste filme que merecia outra estaleca narrativa.Tem um guião demasiado maçio e simples e é narrativamente aceitável, não é arrojado nem potente no que conta mas é unicamente seguro como acontece em muito do cinema americano atual.Não é muito choninhas nem com muitos rodriguinhos no que conta.Às vezes, podia resvalar para aí mas, em nenhuma dessas vezes, o que não faltariam ocasiões,isso habilmente acontece.Claro que é competente,seguro e sensato mas podia ser melhor escrito e realizado.Às vezes, é um pouco académico com algumas pretensões mas há outras ocasiões em que parece não querer ser mais que isso mas não houve inteligencia do comandante para conseguir ir mais longe como era necessário para guindar a história a outro patamar narrativo.Mas no global é tempo bem empregue.
Nota:7 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Post Reply