The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by Evil_Djinn »

Image

http://www.imdb.com/title/tt1318517/




Caros cinéfilos,
Saiu recentemente o trailer deste filme que aguardo com alguma expectativa.
Não sei se estão a par, mas, este filme foi parcialmente filmado em Portugal, mais concretamente no Convento de Cristo em Tomar.
Vamos ver o que vai sair daqui...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by Cabeças »

Também aguardo com expectativa! :-)

E é mais um do Terry Gilliam! salut-)
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by lud81 »

Ele sempre conseguiu fazer isso? Esse não é aquele projecto que ele não conseguiu realizar há uns 15 anos e até saiu um documentário sobre a produção?
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by Samwise »

lud81 wrote: April 7th, 2018, 11:30 am Ele sempre conseguiu fazer isso? Esse não é aquele projecto que ele não conseguiu realizar há uns 15 anos e até saiu um documentário sobre a produção?
Sim.

O cartaz que o Evil Djinn partilhou está desactulizado há quase dois anos visto que o Gilliam se zangou com o produtor português Paulo Branco (aparentemente, foi vigarizado na questão dos "fundos"...).

O Rui Sousa falou do caso na altura aqui: viewtopic.php?f=11&t=50839&hilit=quixot ... 35#p620951

E se forem ao FB do Gilliam, o homem continua ainda hoje a ridicularizar o Paulo Branco a respeito do diferendo: https://pt-pt.facebook.com/Terry.Gilliam/

A mensagem de 2016 é esta: https://pt-pt.facebook.com/Terry.Gillia ... 06/?type=3
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by Evil_Djinn »

Aparentemente e apesar de haver trailer, ainda não é certo a data de estreia devido a uma decisão judicial.

https://www.publico.pt/2018/04/06/cultu ... ia-1809330

Aproveito e partilho aqui um video sobre o que se passou em Tomar, aquando das filmagens

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by technicolor »

Bom... diria que fiquei um pouco desiludido... ou seja, tendo eu acompanhado a "odisseia" (de perseverança e teimosia) de Gilliam para levar este seu projecto para frente*, esperava um pouco mais... um pouco mais de "centelha criativa" para concretizar esta homage :wink: àquela que será a obra máxima da literatura mundial... (isto digo eu, claro como?-) ). Reconheço que a ideia base é boa mas... provavelmente a oportunidade (e o capital) para a concretizar é que chegou já com um certo atraso relativamente ao pico da genialidade do realizador (uns 16 a 20 anos) ... ah e tal é um pouco "autobiográfico" e tem muitos layers, tudo bem, não questiono isso, mas comigo e com muita pena o digo, não funcionou... :-?

O que falhou quanto a mim; demasiada "farfalhice", muitos "ingredientes" mas um pouco mal aplicados. O humor, por exemplo é um pouco "flácido" :lol:

O pior: Adam Driver, sem dúvida (era para ter sido, julgo eu, Johnny Depp e provavelmente resultaria melhor) Driver não tem o perfil, a técnica, a exuberância de Deep ...
Já Jonathan Pryce está muito, muito bem, a momentos fantástico mesmo, e aqui não creio que John Hurt ou o inicial Jean Rochefor tivessem feito melhor (diferente? sem dúvida, mas melhor duvido)...

A cena do Convento de Tomar (de Cristo) era suposto ser uma apoteose de alucinação mas tem demasiada... luminosidade? o director de fotografia, (Nicola Pecorini um ex. steadicam operator agora promovido :shock: ) terá querido mostrar tudo e falhou em criar o ambiente certo ; eu compreendo-o, não é todos os dias que se tem a possibilidade de rodar num monumento classificado como Património Mundial e ter permissão para atear uma enorme fogueira no seu claustro (ah esta "bicada" tinha que a deixar aqui e não é para Terry Gilliam, que como é óbvio fez o seu papel, mas mais para quem tutela estas "permissões" tipo: Ok, paga aí a taxa e faz lá o que tens a fazer mas porta-te bem, não estragues nada que aquilo já está um bocadinho velhote ) mau-)

Resumindo que o pessoal não tem grande "pachorra para muita palha", 7.5
(sendo o "meio ponto" por respeito para com Gilliam realizador que apesar do acima escrito, muito admiro) grr-)

*https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Man_W ... on_Quixote


Edit: Fiquei com um certo peso na consciência por ter sido tão duro com Gilliam, compreendo que lhe terá pesado a responsabilidade de provar ao mundo que tinha razão em não desistir de Quixote e para limpar um pouco a alma aqui deixo a lista dos seus filmes e as respectivas notas assim de memória: Brazil (1985) 9.3, Monty Python and the Holy Grail (1975) 9.2, Twelve Monkeys (1995) 9.1, The Adventures of Baron Munchausen (1988) 8.9, Time Bandits (1981) 8.9, The Fisher King (1991) 8.8, The Zero Theorem (2013) 7.3, Tideland (2006) 7.2, The Imaginarium of Doctor Parnassus (2009) 7.0, The Brothers Grimm (2005) 6.9...
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: The Man Who Killed Don Quixote (2018) - Terry Gilliam

Post by PanterA »

Desde a grande polémica com Portugal, e com os seus devidos adiamentos por causa das acções interpostas em tribunal que levaram o filme a ficar na prateleira durante anos e anos, tinha uma curiosidade enorme ver isto. Mais ainda com localizações portuguesas e uma das actrizes principais também ela portuguesa a fazerem parte do grande elenco. Não é certamente um dos melhores trabalhos do Terry Gilliam, mas a imaginação e reviravoltas como trabalham Don Quixote, percorrendo ali um caminho de comédia (por vezes exageradas), drama ou mesmo romance sem isto deixar de lado a fantasia que o realizador tão bem gosta de trabalhar estão q.b. Foi bom, mas não tão bom como esperava que fosse.

7/10
Post Reply