Dear Dictator (2018) - Lisa Addario, Joe Syracuse

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Dear Dictator (2018) - Lisa Addario, Joe Syracuse

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Dear_Dictator

Descrição (Wikipedia)

Dear Dictator is an American satire comedy film written and directed by Lisa Addario and Joe Syracuse. The film stars Michael Caine, Katie Holmes, Odeya Rush, Seth Green, and Jason Biggs. The plot follows a sixteen year-old American girl who becomes the pen pal of a notorious island nation dictator

Trailer



Opinião

O Zé meteu-se a ver um filme juvenil de Hollywood... o Zé não se pode queixar...

Epá! Tropecei nesta infantilidade mesmo por acaso, mas fiquei com muita vontade de ver o filme, vamos a ver, temos o actor Dom ("Sir" monárquico em português, título nobre que ele possui) Michael Caine, já velhote, a fazer de Ditador da América Latina, num filme colegial juvenil passado na escola secundária, para putos adolescentes verem. Eu fiquei curioso em averiguar como um filme juvenil da treta de Hollywood, lidava com a fórmula de enredo doentia, ao ter um ditador sanguinário (que matava e torturava pessoas) como protagonista "Porreiro, Pá!" na capa do filme.

Bem... eu não me iria queixar se isto fosse um um filme juvenil da treta, com enredo previsível, pois disso já estaria à espera.

O que se passa aqui é esquisito. O filme não tem fórmula cliché e não é previsível (1 ponto a favor do filme), mas isso não quer dizer que o filme preste para alguma coisa... Este filme não presta para nada mas quero examinar aqui quais são as razões para não prestar para nada, por não serem as mesmas da típica fórmula de Hollywood.

A maneira mais eficaz de descrever porque este filme não presta será uma analogia da sua estrutura de enredo, com uma composição que eu escrevi num teste de Português do 8º ou 9º ano de escolaridade... vamos a isso!

Corria o ano de 1989 ou 1990, e as aulas tinham uma duração de 50 minutos, numa dessas aulas tive um teste de Português, em que a primeira parte era um teste com perguntas e a 2ª parte era a escrita de uma composição. Quando cheguei à 2ª parte do teste já não sobrava muito tempo, tinha apenas uns 20 minutos para criar um conto começado por "Numa noite tenebrosa..."

Lá comecei a escrever e criei uma história acerca de um lobisomem numa floresta escura... passados 20 minutos a professora avisou que era altura de entregar o teste. A história que eu escrevi era uma porcaria (em 20 minutos, que esperam!???), e só tinha o princípio... faltava o meio e o fim. É esta a minha analogia eficaz e precisa entre a minha composição sobre um lobisomem e o argumento (muito bem pago) deste filme "Dear Dictator". Não há nada de errado num miúdo só ter 20 minutos para escrever uma composição sobre um lobisomem, e deixar o texto a meio, num teste de Português, mas entramos num grande dilema ético e moral, quando um estúdio de Hollywood se propõe a cobrar dinheiro por um filme com argumento incompleto equiparado ao que eu deixei a meio na escola em 1990.

A Wikipedia diz que o filme é sátira, mas isso seria ofensivo para com o Charles Chaplin e genuínos filmes de sátira e intervenção do Bloco de Leste, como este filme russo de 1934 a alertar para uma futura 2ª Guerra Mundial:



Aqui no Dear Dictator não há sátira nenhuma, pois o filme não possui o mínimo de inteligência que a permita. Aliás! Até tenho as minhas dúvidas de que este enredo tenha sido criado por um ser humano, e aposto mais na opção da fórmula Excel cuspir uns parâmetros de enredo muito lucrativos para agradar a adolescentes.

Filme não recomendado!
Post Reply