Back to the Future - filme criado por fãs (2015)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Back to the Future - filme criado por fãs (2015)

Post by JoséMiguel »

Image

Informação sobre a série original de jogos (este post não é acerca de videojogos, mas sim acerca de cinema):

https://en.wikipedia.org/wiki/Back_to_t ... :_The_Game

Descrição

Um filme de animação, que prolonga a trilogia original dos anos 80. Estes desenhos animados são oficiais e autorizados, fazendo parte de uma sequência de 5 videojogos de aventura gráfica. A escala e duração da história correspondem a três filmes de sala de cinema e pode ser vista no You Tube, sem qualquer preocupação por parte do autor e fã que criou a montagem em termos de "copyright strike", porque animação proveniente de um videojogo não está sujeita à perseguição que um excerto de um filme sofre, no You Tube.

O aspecto mais interessante desta sequela oficial (embora criada para um videojogo) será o estado policial totalitário, saído do "1984" do George Orwell.

Image
Escritor George Orwell em 1943

Embora muito similar em qualidade à trilogia original de filmes, esta continuação moderna eleva a história para a Hard Science Fiction, ao educar os espectadores ou jogadores para o perigo da Religião ou do Fascismo, pois na realidade alternativa de 1986 a cidade de Hill Valley é governada como um estado papal puritano religioso da Idade Média, recorrendo a tecnologias de vigilância modernas. Esta é portanto uma história de grande valor pedagógico que alerta para os enormes perigos da religião ter poder no governo (algo que todos os jovens europeus aprenderam bem nos seus livros escolares de História, mas ao que parece, o povo norte-americano não está bem a par deste problema).

Trailer criado por mim



Versões completas "fan-made":

Regresso ao Futuro IV: https://www.youtube.com/watch?v=h3MTNxN77R0
Regresso ao Futuro V: https://www.youtube.com/watch?v=fMRx4Ytvz58
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Back to the Future - filme criado por fãs (2015)

Post by JoséMiguel »

A minha opinião

Image

O factor de entretenimento para mim foi 10/10! Senti a mesma alegria e fascínio que tive aos 13 anos de idade, quando vi o Regresso ao Futuro II no cinema Fonte Nova.

Eu atribuo o meu encanto pessoal com este filme do videojogo, por de alguma forma os videojogos estarem imunes ao efeito "Idade das Trevas" que deu cabo do Cinema de Hollywood, a partir da década de 1990 sensivelmente. Eu chamo-lhe "Idade das Trevas" como eufemismo, para ser simpático e bem-educado (para não utilizar a expressão "Cinema de Merda" :lol: ).

Seja como for, a partir do momento em que uma empresa de videojogos compra os direitos do filme, Hollywood fica de mãos atadas e caladinha como um cãozinho, os produtores de Hollywood já não ladram mais nem podem mais impôr a sua fórmula de enredo repetitiva, juvenil e doentia.

Image

Este filme foi criado por profissionais da indústria dos videojogos, fãs da trilogia original "Regresso ao Futuro". O filme tem fórmula sim, mas é a mesma fórmula original dos anos 80, já sabemos que o personagem Tannen vai levar com estrume em cima, que o personagem Strickland é um fascista obcecado com a autoridade, à semelhança do ditador Franco que dizia ter tudo "Atado e bem Atado!", que o Marty McFly grita "What the Hell is That!?" para distrair o vilão (sempre um Tannen); e que tudo acaba bem. É suposto os filmes desta franchise terem fórmula, serem algo juvenis e cómicos.

A equipa cinemática que criou esta história foi totalmente fiel ao espírito da trilogia original e por isso está de parabéns.

Hollywood nunca quis fazer uma continuação a esta trilogia (seria difícil com a doença do Michael J. Fox, mas poderiam ter criado novos personagens), O Indiana Jones teve uma versão no século XXI, da qual eu sou neutro a tender para o favorável, mas agora vou mostrar footage do videojogo Aliens Colonial Marines para compararmos com a pouca vergonha do "Prometheus" que o Ridley Scott andou a fazer:



Eu não joguei a nenhum destes jogos (Regresso ao Futuro ou Aliens Colonial Marines), mas os filmes dos dois jogos parecem-me bem. yes-)

Image

Na ficha técnica acima, referi o estado policial fascista de um 1986 alternativo, eu gostei disso mas é apenas um bónus da hard sci-fi. A razão de eu ter adorado este filme é a mesmíssima de eu ter gostado de ver o "Regresso ao Futuro II" com 13 anos de idade, puro entretenimento empolgante de ficção científica e viagens no tempo.

Image

Quando eu era adolescente a RTP passou a série de animação "Regresso ao Futuro", que era uma nojice infantil puritana, com enredo imbecil para idiotas (ou crianças pequenas). Este filme é composto de desenhos animados CGI, mas não é nenhuma nojice idiota para crianças, a narração inclui vários do actores originais e o espírito é o mesmo da obra original, aliás esta história é ainda melhor do que a trilogia original, pela intervenção social contra o puritanismo cristão que aflige uma grande parte da sociedade norte-americana.

Image

Por um lado eu sou suspeito por ter uma adoração pessoal pela trilogia original, mas por outro lado, tem de haver algo de muito bom neste filme (montagem amadora de footage do videojogo) para eu recomendar uma animação CGI com fórmula previsível, humor e aspectos juvenis. Vindo da minha parte é mesmo quase impossível esta configuração resultar numa recomendação minha. :wink: :lol: :roll:

Image
Relax! We've got everything under control...
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Back to the Future - filme criado por fãs (2015)

Post by Rui Santos »

Muito interessante.
Quando vir o filme, depois comento, mas o grasfimo é mesmo do jogo que saiu.

Obrigada pela partilha
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Back to the Future - filme criado por fãs (2015)

Post by JoséMiguel »

Rui Santos wrote: March 15th, 2018, 12:37 am Muito interessante.
Quando vir o filme, depois comento, mas o grasfimo é mesmo do jogo que saiu.

Obrigada pela partilha
São dois filmes, montados pelo mesmo sujeito, coloquei os dois links You Tube, no final do primeiro post. Ou seja isto é considerado "Canon" (história oficial da franchise) e esses dois links são na prática (a nível de história da franchise) o Regresso ao Futuro IV e V. O meu trailer e os meus screenshots são todos do capítulo V (segundo filme fan-made), que achei mais interessante, pela mesma razão de sempre preferir o "Regresso ao Futuro II" dentro da trilogia original.

Destaque para a Hill Valley "soviética"! Os criadores do filme do videojogo inspiraram-se na estética soviética para conceber a cidade. :-) Não se trata dos autores serem comunistas saudosistas, pois isso é feito como crítica.

Exemplo da estética soviética que inspirou esta Hill Valley de 1986:



Na verdade a crítica não é contra a extinta URSS, mas sim contra os puritanos religiosos americanos do presente, que recorrem à autonomia federal dos EUA, para por exemplo aprovarem uma proibição contra o tabaco ou o álcool numa cidade inteira, utilizando a autonomia federal do país para passarem "local ordinances". O enredo destes dois filmes "Back to the Future" não funcionaria na Europa, onde é proibido uma cidade proibir álcool e tabaco (ou mesmo cinema! como já denunciei no filme alemão banido em Oklahoma), indo contra a a liberdade do resto do país, mas nos EUA isto acontece no presente.
Post Reply