The Lion in Winter (2003) - Andrei Konchalovsky

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

The Lion in Winter (2003) - Andrei Konchalovsky

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lion_ ... 2003_film)
http://www.imdb.com/title/tt0319754/

Descrição (Wikipedia)
The Lion in Winter is a 2003 made-for-television remake of the stage play of the same name and of the original 1968 screen version of the play which had featured Peter O'Toole.[1][2]

The remake was first shown on December 26, 2003 in the U.K. and premiered on U.S. television on May 26, 2004. It starred Patrick Stewart and Glenn Close,[3] and was directed by Andrei Konchalovsky. It was filmed on location at Spiš Castle in eastern Slovakia,[4] interiors were filmed in Budapest, Hungary.[5]

Andrew Howard, John Light, and Rafe Spall played the warring brothers. Jonathan Rhys Meyers played the king of France and Julia Vysotskaya, his sister and Henry's mistress, Princess Alais.[1][3]
Trailer oficial



Observações

Image

O realizador deste filme é o soviético Andrei Konchalovsky, um desertor ou "defector" vira-casaca, que após alcançar o êxito internacional de cinema com a sua obra-prima soviética "Siberiada" de 1979, aproveitou a liberdade e autorização rara de viajar para fora do país (URSS), devido ao êxito da obra "Siberiada", para desertar do bloco comunista soviético para os EUA, onde ofereceu os seus serviços de realizador (muito famoso e conceituado na altura) aos estúdios de cinema norte-americanos.

Já existe tópico no DVD Mania, dedicado a este realizador insólito:

viewtopic.php?f=11&t=50931

Image

O actor Dom Patrick Stewart (ele já tem o título monárquico inglês de "Sir", por isso em português tenho de lhe chamar "Dom", mas eu não me importo porque adoro o actor desde que o vi como Capitão Jean-Luc Picard no Star Trek) é de tal forma carismático, que muitos produtores da indústria de cinema anglo-saxónica (mas não Hollywoodesca) ficam encantados em verem o homem a falar e a desempenhar, que até criam filmes de propósito para o poderem ver de novo em acção, como foi o caso do desempenho poético (e altamente filosófico da primeira linha da "hard sci-fi") dele no filme de 1997 "Star Trek - First Contact", onde cita o livro "Moby Dick" para criticar a ideologia primitiva de uma mulher do séc. XXI; Por causa dessa grande cena criaram uma nova adaptação do livro "Moby Dick", com o Dom Patrick Stewart como protagonista e capitão do barco baleeiro.

O actor Dom Patrick Stewart é um fanático por teatro, muito antes de ser o "Capitão Picard da Enterprise" ele gosta mesmo de teatro e tem muito talento, mas atenção à diferença entre um bom actor teatral inglês como este homem e a porcaria geral dos actores artificiais do cinema português. É que o Dom Patrick Stewart é um actor da corrente do realismo e naturalismo, que até pode desempenhar peças do Shakespere (tenho um filme com ele a protagonizar uma história do Shakespere, que eu ainda não vi), mas ele não é nenhum incompetente como a classe geral de actores portugueses, que são shakesperianos quando deviam ser naturalistas e realistas, porque algum velhote manda-chuva portuga, os seleccionam e obrigam-nos a serem incompetentes, falsos e artificiais, a fazerem cinema de merda português, que dá mau aspecto do nosso país ao resto do mundo (ou seja filmes portugueses, em que os actores declamam em vez de falarem com naturalidade).

Nota: Comentários meus numa mensagem futura, até já falei demais nesta ficha técnica quando disse mal da corrente artificial do cinema português. :oops:
Post Reply