Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by mansildv »

Titulo Português: Selvagem e Perigosa

Image

Something Wild

Realizador: Jonathan Demme
Elenco: Melanie Griffith, Jeff Daniels, Ray Liotta.

A free-spirited woman "kidnaps" a yuppie for a weekend of adventure. But the fun quickly takes a dangerous turn when her ex-convict husband shows up.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by mansildv »

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Rui Santos »

Que paixão de filme, tenho de procurar algo que já escrevi sobre este filme, e umas notas que tenho na cabeça.

Acho que é um dos filmes responsáveis por me apaixonar por cinema para a vida toda, a cena dele ao colo dela nos minutos iniciais cantando Wild Thing... you make my heart sing...


E a parte do fim com o Zoolook do Jean Michel Jarre.

I'll be back, obrigada por este tópico.
10/10
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Samwise »

Sim... já comentámos pelo menos os dois este pequeno grande filme.

A "chapada" levei-a no cinema. Do alto dos meus 11 anos, ia à espera de uma simples comédia light e levo logo com uma sequência de "bondage" na meia hora inicial... :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: February 19th, 2018, 11:43 am Sim... já comentámos pelo menos os dois este pequeno grande filme.

A "chapada" levei-a no cinema. Do alto dos meus 11 anos, ia à espera de uma simples comédia light e levo logo com uma sequência de "bondage" na meia hora inicial... :mrgreen:
Eu também foi no cinema, mas tinha 17 anos. Aquela meia hora inicial... que filme.
É uma chapada de ritmo, um filme que se não se vir o trailer, é uma verdadeira surpresa. E que bom era ir ao cinema, lendo apenas os jornais... não vendo os trailers.

As bases para o meu trabalho:
viewtopic.php?f=11&t=51833&p=626329&hil ... em#p626329
viewtopic.php?f=11&t=50027&p=631839&hil ... em#p631839
viewtopic.php?f=11&t=49286&p=600519&hil ... sa#p600519
Vou colocando aqui para depois fazer um novo post.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by mansildv »

Rui Santos wrote: February 19th, 2018, 11:17 am Que paixão de filme, tenho de procurar algo que já escrevi sobre este filme, e umas notas que tenho na cabeça.

Acho que é um dos filmes responsáveis por me apaixonar por cinema para a vida toda

I'll be back, obrigada por este tópico.
yes-)

Fico à espera da tua publicação :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by mansildv »

Something Wild (1986) - 7.510

Não esperava um filme tão interessante e, de repente, tão intenso :-))) Tem um início muito bom e algumas mudanças de ritmo e de tom que me deixaram completamente agarrado :wink:
Gostei bastante do elenco, em particular do Jeff Daniels, e da ousadia de fazer algo diferente. Vale a pena yes-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Rui Santos »

mansildv wrote: February 23rd, 2018, 11:14 am Something Wild (1986) - 7.510

Não esperava um filme tão interessante e, de repente, tão intenso :-))) Tem um início muito bom e algumas mudanças de ritmo e de tom que me deixaram completamente agarrado :wink:
Gostei bastante do elenco, em particular do Jeff Daniels, e da ousadia de fazer algo diferente. Vale a pena yes-)
Agora imagina isso no meu caso e no do Samwise teenagers. É uma mudança de ritmo impressionante e pouco usada na altura. Quando ela pinta o cabelo, parece outra personagem.
I'll be back
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Rui Santos »

Something Wild - O que escrevo é baseado na visualização do filme no cinema, pois apesar de gostar muito do filme, nunca mais o revi de forma completa, tirando alguns trechos via internet.
Vou também escrever com ligeiros spoilers, nada de grave... mas se forem sensíveis leiam ao de leve.




Primeiro impacto, Jeff Daniels, um yuppie, anos 80... ar de beto e de quem nada se podia esperar.
Depois Melanie Griffith (perfeitamente desconhecida na altura) morena, louca, alternativa e desafiante até mais não... Que mix mais estranho no inicio do filme.
Logo a seguir a cena do carro onde eles vão cantando e aos poucos vemos como por detrás daquele personagem meio certinho está um louco que todos temos um pouco... Por vezes basta um rastilho e tudo explode como se não houvesse amanhã. A cena deles no carro cantando Wild Thing é a apologia de um road movie.
Ainda mal recompostos da tranformação dele... eis senão que por detrás da morena dominadora está uma loira adorável, quando ela lhe aparece à frente parece quase que há outra atriz em cena. O olhar dela muda por completo e ele tenta encaixar a mudança ao mesmo tempo que está com os pais dela.
Depois a cena de dança acima retratada, no reencontro de turma (coisa tão americana) em que encontram o ex-namorado dela Ray Liotta (num grande papel secundário). Toda a cena parece uns amigos de alex condensados.
Fica-se expectante em perceber que é a verdadeira Audrey? se a morena, se a loira, se as duas. Enquanto isso Charles continuo o seu encantamento e soltar de personagem. O yuppie há horas que está para trás e percebe que se está a apaixonar. (não me lembro em que altura Charlie acaba por confessar que não era casado e que tinha sido abandonado :mrgreen: o sorriso é pelo completo twist que as duas personagens ao longo do filme têm obrigando a repensar as aparências)
..
Até à cena final do confronto entre eles, violentíssima, e onde a meio irrompe Jean Michel Jarre. Lembro-me como se fosse hoje de gritar Zoolook para quem estava ao meu lado. (era vidrado em JMJ e Zoolook era o álbum que todos odiavam, e logo ali na cena mais forte do filme, alguém tinha selecionado a música e visto o poder dela nessa cena... clap clap clap).
Depois o fim do filme, com o truque clássico de voltar ao lugar inicial... todos gostamos de um final feliz.
Quem quiser várias cenas do filme, siga o link por aqui encontra muitas das cenas fundamentais do filme.
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... jCkbx8R-JV
----
Pelas razões que explico com spoilers, (desculpem ter sido assim), pela música, pelos twists, pela mudança de ritmos ao longo de todo o filme, riqueza das personagens (personagens secundários que contam e que gostamos), é mesmo um grande filme, misturando vários géneros.
Quem não o viu, faça um favor a si próprio e veja o mesmo.
Claramente um 10/10 para mim, não só pelo efeito do filme na minha idade, mas porque é bom cinema seja em que idade for.

O melhor papel de sempre da Melanie, um dos melhores de Jeff Daniels e Ray Liotta, servido por uma banda sonora genial... e com uma história bem interessante e verosímil.
Como depois de ler um dos links mais abaixo percebi... podia ser um filme de Quentin Tarantino, antes de Quentin Tarantino. A mesma sensação tive neste filme, tive-a mais tarde com Pulp Fiction... e pensando bem acho que este envelhece melhor. (pelo menos para mim)
Estava a dever um pouco mais ao dvdmania sobre este filme, mas por enquanto fica apenas este pequeno texto.

Próximo passo, comprar a edição Criterion que o Samwise falou.
Criterion: Link para edição Criterion | Link para critica do David Thomson
Amazon | Amazon.co.uk
Excelente notícia haver a mesma edição em Uk. Mês que vem trato deste assunto :-)))

Para o fim, a música que falo em spoiler, está logo aqui no início deste album. Etnicolor @ Zoolook | Jean Michel Jarre
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Samwise »

Fiquei cheio de vontade de ver isto outra vez... e não foi há tanto tempo assim que o revi.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Rui Santos »

Chegou hoje a minha edição criterium deste filme...
Que é que posso dizer após ver uma meia hora... que tudo o que escrevi aqui de memória, é simplesmente verdadeiro. Grande filme mesmo.
it's better to be a "living dog" than a "dead lion," Quem não viu... faça um favor a si mesmo... e veja.

Estou-me a rir :mrgreen: pois sem ler o post anterior meu... escrevi o mesmo.
Irei rever o filme de forma completa em breve, i'll be back.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2570
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by José »

Tem estado a passar constantemente no canal AMC. Pequena grande pérola dos anos 80, pelas mãos do talentosíssimo e saudoso Jonathan Demme, com uma muito equilibrada oscilação de géneros e tons e com interpretações carismáticas de todos os envolvidos.

É como se fosse uma revisão irónica das comédias screwball dos anos de ouro de Hollywood, mas aqui alocada ao zeitgeist dos 80's. Delícia, delícia de filme, com mais profundidade do que aquilo que parece.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Something Wild (1986) - Jonathan Demme

Post by Rui Santos »

Sem dúvida José, e envelheceu muito bem mesmo. Para mim dos melhores papeis dos três atores principais, Jeff Daniels | Melanie Griffith (que voz maravilhosa) | Ray Liotta

Várias mensagens subliminares bem passadas, um filme com a duração correta... tudo no sitio.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Post Reply